Saiba como reduzir reclamações ao abrir a sua empresa em São Paulo

Conheça os sete pontos que você precisará abordar para evitar reclamações do seus clientes ao abrir a sua empresa em São Paulo

Você está iniciando o seu projeto empresarial e precisa conquistar os seus primeiros clientes. Ao abrir a sua empresa em São Paulo, você precisará ter uma mentalidade que reter é tão importante quanto captar. Por isso, evitar reclamações de imediato é tão importante para a saúde da sua empresa, logo de início.

Esse artigo, pensando nisso, busca listar mentalidades que você, como empresário, precisa partir ao abrir a sua empresa em São Paulo.

1. Evite reclamações, mas não as esnobe

Toda reclamação pode ser muito prejudicial a sua empresa, quando ela está no início. Por outro lado, agradar toda as pessoas é impossível. Críticas e reclamações existirão, mais ou menos hora. Cabe a você, ao abrir a sua empresa em São Paulo, gerenciar essas reclamações da maior forma possível. Portanto, evite reclamações, mas quando elas acontecerem, valorize o retorno, embora negativo, do seu cliente.

2. Valorize as pesquisas de satisfação

Clientes insatisfeitos não costumam dar recado. O seu recado é expresso na evasão, o que é preocupante já que, ao abrir a sua empresa em São Paulo, uma palavra de ordem é retenção. Apenas 4% dos clientes reclamam de algo que não gostou, e o fato dele reclamar condiz com o fato dele, mesmo que introspectivamente, ainda confiar no seu estabelecimento. Quando o seu cliente reclama de algo que o desagradou, significa que você tem a sua segunda chance para provar que aquele descuido foi fortuito e não faz parte do caráter da sua empresa.

Mas, para que se tenha acesso a opinião dos demais clientes e estar sempre adaptando melhorias ao processo de produção, entrega e atendimento, ao abrir a sua empresa em São Paulo, as pesquisas de satisfação é fator extremamente importante para o sucesso do empreendimento.

Para que você venha atrair o seu cliente a preencher essa pesquisa sem ser enfadonho ou invasivo, você pode promover pequenos benefícios para que ele venha ser levado a cooperar com o processo.

3. Saiba se comunicar

Ao abrir a sua empresa em São Paulo, você precisa saber se comunicar com o seu cliente. Para isso, é fundamental que você tenha um canal de comunicação eficiente. Qualquer ruído de comunicação pode colocar muita coisa a perder em seu projeto empresarial, então, atente-se a esse fator. Gerar empatia é fundamental quando falamos em promoção de produto ou serviço.

4. Tenha bem definido quem são os solucionadores de problemas

Apenas pepinos bem grandes têm que chegar até você. Fora isso, você precisa ter uma equipe de solucionadores de problemas lhe dando suporte. E, ao abrir a sua empresa em São Paulo, esses solucionadores precisarão estar na linha de frente da sua empresa. Isso porque, o suporte e as resoluções dos problemas dos seus clientes, precisam ser resolvidos de forma rápida, segura e que nem dê tempo para ele pensar em se estressar.

No mundo empresarial, rapidez também significa satisfação.

5. Solução consistente

Ao abrir uma empresa em São Paulo é de fundamental importância que você seja consistente nas soluções que passará aos seus clientes. Ao ouvir críticas, apresente resultados inquestionáveis para subverter a situação ao seu favor. Mas para isso, você precisará ter uma carta na manga bem forte e sem nenhuma prerrogativa de contestação.

Nesse ponto, é importante orientar que você precisará ir até o fim para gerar conforto e confiança do cliente para com a empresa. Isso gerará uma empatia ao cliente, fruto do interesse e do esforço.

6. O problema é seu
Ao abrir uma empresa em São Paulo, quando você fala para um cliente que resolverá o problema dele, na verdade, está querendo dizer que irá resolver o seu problema. Críticas de clientes para com empresas significam que há falhas com a empresa e essas precisam ser resolvidas internamente.
7. Desempenho
Nenhuma leitura de crítica e feedback é maior do que o desempeno. Como dito anteriormente, apenas 4% dos clientes que não gostam de algo reclamam, os outros 96% tendem a não procurar mais a sua empresa. Ao abrir a sua empresa em São Paulo, no momento em que você ver que o seu desempenho está caindo, precisará dar uma resposta imediata com a identificação e melhora de determinado ponto que não tem agradado a sua clientela.