Não entreguei minha declaração de MEI. O que fazer?

Não entreguei minha declaração de MEI. O que fazer?

Anualmente os Microempreendedores Individuais precisam entregar uma Declaração que se refere ao Imposto de Renda. Neste ano, o prazo para entrega se encerrou no último dia 31 de maio, sexta-feira, e muito provavelmente, muitos brasileiros perderam o prazo ou entregaram a declaração com alguma informação equivocada.

Se você é uma dessas pessoas, continue lendo nosso artigo e não se desespere, pois vamos lhe informar o que fazer para não ter problemas futuramente por isso.

Não entreguei minha declaração dentro do prazo. O que faço?

Se você perdeu o prazo para entrega, saiba que isso pode ser corrigido muito facilmente. Através do Portal do Empreendedor, dentro do site da Receita Federal, você tem a oportunidade de entregar a declaração mesmo fora do prazo. Porém, isso vai gerar uma multa que pode ser de até R$ 50,00 ou de 2% ao mês em cima valor total dos tributos declarados.

Entreguei no prazo, porém com erros. E agora?

Você se esforçou, correu e entregou dentro do prazo. Ufa! Mas depois acabou percebendo que algumas informações estavam erradas? Calma! Há solução!
Existe a possibilidade de retificar a declaração através do Portal do Empreendedor. Com os seus dados você acessa o Portal do Empreendedor e corrige as informações sem nenhuma cobrança extra, porém isso pode ser feito até no máximo cinco anos passados.

Hoje em dia, o número de pessoas que tem aderido ao MEI cresce a cada dia, mas ainda existem alguns empreendedores que possuem certas restrições quanto à possibilidade de se formalizar. Mas lembre-se que existem muitos benefícios após tomar esta decisão.
Procure um escritório de contabilidade que pode te auxiliar passo a passo e assim facilitar sua vida em todas as questões burocráticas. Saiba que quanto mais informações você tiver, mais chances de obter sucesso você tem. Este é o primeiro passo para alcançar o sucesso no seu negócio.