Contabilidade para Escolas e Ongs com centro de custos

Administrar uma instituição de ensino ou ONGs não é uma tarefa nada fácil.
Devido a pressão por resultados positivos e falta de conhecimento, alguns empreendedores tomam as decisões erradas no gerenciamento dos custos e despesas, afetando diretamente o equilíbrio financeiro de uma instituição de ensino ou Organizações Não-Governamentais (ONGs).

Neste artigo de hoje você vai encontrar a sua solução no planejamento que atrapalham o desenvolvimento da sua instituição. Continue a leitura e tire a sua dúvida sobre o assunto.

O que é centro de custo

O ​ centro de custo é uma ferramenta de gestão utilizada para separar uma empresa em vários setores, cada um deles com uma parcela de responsabilidades operacionais, financeiras e econômicas. Todos os centros de custos juntos representam a empresa inteira, mas cada um possui independência quando comparado ao outro.

Em outras palavras, o centro de custo é uma separação interna da empresa para dividir despesas e receitas. Essa divisão em unidades associa custos e pagamentos a cada um dos projetos, departamento ou filiais, por exemplo.

Com ela, você tem uma visão completa dos números de cada segmento da organização e pode tomar decisões estratégicas com embasamento sólido dos dados financeiros.

A importância do centro de custos para a gestão de uma ONG

O Terceiro Setor é formado por entidades sem fins lucrativos e não governamentais, cuja atuação pode beneficiar tanto a um público amplo quanto aos próprios membros. Parte desse Setor, as Organizações Não-Governamentais (ONGs), apresentam características que lhes são específicas em decorrência do contexto no qual surgiram. Essas entidades têm seus recursos provenientes principalmente de doações e/ou financiamentos, seja de organizações de cooperação internacional, seja de governos, ou mesmo de doações individuais.

Para que desenvolvam suas atividades, essas entidades precisam aplicar de forma eficiente os recursos que lhe são destinados, ou seja, a eficiência na utilização dos recursos é uma variável importante para a manutenção do fluxo regular de financiamentos que permite a continuidade das atividades desenvolvidas pelas ONGs.

A gestão estratégica de custos pode ser uma importante ferramenta para utilizações eficientes dos recursos que são aplicados em ONGs e, com isso, fica mais fácil responder as perguntas, tais como: qual a verba utilizada no projeto? A verba está adequada? Quanto resta para empenhar? Preciso de mais recursos para finalizar tal projeto?

No entanto, sem a colaboração de um contador experiente, as entidades podem ter problemas em obter as informações. Um dos equívocos mais comum é a classificação errada da despesa. Por exemplo, se a despesa de um projeto é jogada em outro, as decisões tomadas baseadas nas informações por centro de custos destes dois projetos ficarão comprometidas.

Por essa razão, para a implementação de centro de custos, é fundamental que a pessoa que trabalha no financeiro da entidade tenha conhecimento da destinação de cada despesa ou custo, classificando da maneira correta qual o centro de custo a ser destinado.

A importância do centro de custos para gestão de uma instituição de ensino

O centro de custo é uma ferramenta indispensável para o planejamento das finanças de uma escola, independente de qual o seu tamanho. É importante que o gestor mantenha o orçamento de custos sempre a mão, como um referencial na hora das principais tomadas de decisão. Por isso, essa ferramenta deve anotar detalhadamente todos os custos e despesas da instituição de ensino.

Para fazer o planejamento da gestão financeira, o orçamento escolar permite desenvolver estratégias de como os recursos financeiros da escola serão alocados ao longo de um certo período.

Esse orçamento permite mapear como a receita será distribuída entre os custos, despesas e investimentos da instituição de ensino. Por ser um planejamento, a gestão financeira depende de dados estimados, tanto em relação a receita quanto em relação as despesas. Portanto, quem trabalha com essa ferramenta precisa ter certa flexibilidade, além de estar preparado para diferentes cenários.

Os benefícios de se usa o centro de custos

Agora que você entendeu como esse conceito funciona tanto em gestão de ensino escolar como setores terceirizados como a ONGs e quais são suas aplicações em uma gestão, confiram os dois benefícios de sua utilização:

Diminui as despesas

A redução de gastos é algo que todos querem empregar em suas gestões, porém, poucos são aqueles que conseguem realizá-los corretamente. Na maioria dos casos, a diminuição de despesas não é uma consequência direta, por exemplo, a demissão de um funcionário em uma instituição de ensino. Pra que isso aconteça deve-se analisar toda a situação socioeconômica de um empreendimento, visando entender seu funcionamento e como encontrar medidas que o aprimorem.

Com um centro de custos em cada setor, os gargalos operacionais e financeiros são descobertos e solucionados com facilidade. Assim, os resultados positivos podem surgir naturalmente.

Faz com que as metas sejam alcançadas

A metas servem para nortear a performance de uma instituição de ensino ou desenvolver projetos para uma ONG. Por isso, elas devem ser definidas de maneira correta e respeitando os limites e a potencialidade de uma gestão.

Quando elas não são alcançadas, existem duas possibilidades: ou os valores estabelecidos não condizem com a realidade do seu planejamento de projetos ou de uma instituição de ensino, ou há algo de errado em seu processo produtivo. Além disso, nessas situações, seus colaboradores ou voluntários são desmotivados e todos saem perdendo.

Em ambos os casos, com o centro de custos é possível entender suas despesas operacionais e criar objetivos adequados às suas necessidades. Portanto, não perca mais tempo e comece a utilizar o centro de custos para alcançar suas metas, facilitar as operações diárias do setor financeiro e atender as demandas do mercado.

Agora que você já sabe que o centro de custo é uma ótima ferramenta feita especialmente para você que deseja atingir a sua meta evitando desperdício e destinando essa verba em projetos para o crescimento da sua instituição, procure uma equipe especializada no assunto. A ​ Bento Contabilidade está preparada para administrar a gestão financeira da sua empresa auxiliando nos seus negócios. Entre em ​ contato​ .