Dropshipping: como criar uma loja online e escolher os fornecedores

Se você chegou até aqui, com certeza é porque busca por uma nova oportunidade de negócio. Então, não podemos deixar de enfatizar que o ​ Dropshipping é sim uma grande oportunidade para você abrir a sua empresa, ser seu próprio chefe e
ainda, poder trabalhar de qualquer lugar.
Parece bom demais para ser verdade? Mas não é! Saiba que diariamente mais e mais pessoas buscam por maneiras de complementar suas rendas e acabam se rendendo às diversas possibilidades de obter um ​ negócio digital​ .

Se esse é o primeiro artigo que você lê aqui no blog da ​ Bento Contabilidade​ , recomendo fortemente que você também leia esse ​ artigo ​ aqui​ , e saiba tudo sobre Dropshipping.

Mas, voltando ao assunto sobre as infinitas oportunidades que os negócios digitais podem gerar, antes de qualquer coisa você precisa manter a sua mente aberta. Sim, estou falando em você mudar o seu ​ mindset .
Quando separamos a palavra inglesa em duas, temos o termo ​ “mind” ​ , que significa mente​ , e o termo ​ “set” , ​ que pode ter inúmeras traduções, mas a que mais se encaixa neste contexto é configuração. Então, podemos dizer que ​mindset é a mudança da mente, e é essa mudança a responsável pelo seu sucesso.

Mindset: o segredo para o seu sucesso

Para conquistarmos nossos sonhos e objetivos, seja qual for a fase da vida, é preciso ter sempre foco no positivo, dedicação e autoestima elevada. Além disso, é essencial trabalharmos nossa resiliência, pois essa característica nos ajuda a superar as dificuldades e ainda traz o poder de ressignificar. Só assim, conseguiremos aprender com nossos erros e seguir em frente mais fortes e preparados.

Não importa o negócio. Comece primeiro pela mudança da sua mentalidade, pois o resto será, automaticamente, consequência do seu propósito, motivação e dedicação.

Se você quer saber mais sobre esse tal ​ mindset ​ , recomendo o livro ​ Mindset da Carol Dweck​.
Carol é uma psicóloga, atualmente reconhecida internacionalmente pelos seus esforços nesta área do conhecimento. A estudiosa e professora de psicologia da Universidade de Stanford nos Estados Unidos, explica que nosso mindset mostra o nosso modo otimista ou pessimista de enxergar diversas situações da vida e de como se portar diante delas.

Relembrando o conceito de Dropshipping

O ​ Dropshipping é uma estratégia de vendas na qual você vende um produto diretamente do estoque do seu fornecedor para o seu cliente final. Ou seja, você não precisa comprar grandes quantidades do produto. Então, basta enviar a ordem de venda para o fornecedor que ele fará o trabalho de enviar e de entregar o produto para o seu cliente – o seu trabalho será de encontrar fornecedores sérios, de qualidade e que possuam produtos campeões capazes de gerar muitas vendas.

Os principais benefícios do Dropshipping

Como já falamos em artigos anteriores, o dropshipping é indicado principalmente para pequenos empreendedores, que estão começando a atuar com vendas online. De toda forma, empresas já mais consolidadas no meio físico, mas que estão
buscando um posicionamento digital, também podem sim se beneficiar da prática.
Nesses casos, as principais vantagens estão associadas a uma maior disponibilidade de produtos no e-commerce e à redução de custos na área logística, como:

  • Vender sem estoque (você usa o estoque do próprio fornecedor);
  • Muita variedade de produtos para serem vendidos;
  • Baixo investimento para começar;
  • de iniciar;
  • Facilidade de escalar o negócio (mais vendas).

Se você ainda não estava convencido em investir em um negócio Dropshipping, tenho certeza que após ler essa lista de benefícios, não restará dúvidas de que é um excelente investimento.

Entendendo o funcionamento de um Dropshipping

De maneira mais ilustrativa, podemos dizer que são três os pólos de um Dropshipping: o cliente, sua loja online e seu fornecedor.

● Cliente
É aquele que compra um produto na sua loja online.

● Loja Online
É a plataforma digital onde você vai exibir seus produtos e onde o seu cliente irá comprar.

● Fornecedor
É ele quem terá o estoque dos produtos e que fará a entrega do pedido ao seu cliente.

Entenda melhor nesse exemplo:

Podemos concluir que o Dropshipping é uma forma de comercialização de produtos físicos em formato de intermédio, sem a necessidade de um estoque e logística interna.
O cliente vai até sua loja, compra o produto, você passa o pedido ao seu fornecedor e ele se encarrega da entrega ao seu cliente.

Requisitos para iniciar seu negócio no Dropshipping:

1.Ter uma loja online;
2.Escolher seus fornecedores/produtos;
3.Configurar suas redes sociais;
4.Fazer anúncios.

Nesse artigo, vamos falar dos requisitos 1 e 2: como criar uma loja online e como escolher os fornecedores ideais.

Onde e como criar a sua loja online

Pode pesquisar. Há uma infinidade de plataformas onde você pode criar a sua loja online, como por exemplo, Wix, Magento, WooCommerce, entre várias outras.
Eu escolhi falar sobre a ​ Shopify​, e não por termos qualquer motivação financeira ou patrocínio por parte deles. E sim porque somos especialistas na ​ contabilidade de negócios online​ , e toda essa experiência nos trouxe como conhecimento que a Shopify é a plataforma mais completa para quem deseja iniciar no Dropshipping.

shopify-e-aliexpress-para-dropshipping

Cadastro e configurações da sua loja no Shopify

O Shopify é uma plataforma canadense (com mais de 1 milhão de usuários) e que já processou mais de 3 bilhões de dólares em vendas pelo mundo. E é nessa plataforma que você vai configurar sua ​ máquina de vendas​, ou seja, a sua loja online.

A plataforma possui a sua versão em português, então não se preocupe com obstáculos nem na hora de cadastrar seu perfil, muito menos quando iniciar as configurações da sua loja.

Assim que você acessar o site do Shopify, vai notar logo de cara como trata-se de uma plataforma didática e muito simples de utilizar. Além disso, quaisquer dúvidas sobre suas funcionalidades, você pode sanar na Central de Ajuda que o site oferece.

Durante o processo de configuração da sua loja, é fundamental que você passe pelas seguintes etapas:

1.Configurações iniciais (é o cadastro);
2.Escolha do tema (o template da sua loja);
3.Configuração das páginas da loja;
4.Configuração do menu;
5.Escolha, compra e configuração do domínio (por exemplo: www.meusite.com.br).

Outro benefício do Shopify, é a escolha de aplicativos que irão otimizar sua loja e também automatizar centenas de processos, como o app ​ Oberlo​ , que permite a automatização de processos como a adição de produtos com apenas um clique, além de outros recursos como a customização de produtos.

Fornecedores para sua loja online

Assim como plataformas para construção de lojas online, também há muitas formas de você encontrar seus fornecedores.
Crie uma conta em sites como ​ Polyvore​,Wanelo​,Fancy e ​ Pinterest​ , e verifique os itens mais populares nas diferentes categorias.

Existem centenas de milhões de produtos nessas plataformas, e as pessoas geralmente negligenciam esses sites durante suas pesquisas, mas eles são extremamente valiosos.

Ao realizar uma busca mais completa na web, você também vai se surpreender com a quantidade de fornecedores nacionais que pode escolher para o seu negócio Dropshipping.

Durante a pesquisa de ideias para produtos, considere alguns fatores:

● Evite categorias amplas;
● Busque produtos que possam ser vendidos por menos de R$ 180,00;
● Siga tendências de produtos.

A Bento Contabilidade também tem uma recomendação pessoal de onde você pode encontrar excelentes fornecedores: na ​ AliExpress​.
A variedade de fornecedores e de produtos que você vai encontrar é gigantesca! E lembra quando falamos lá em cima sobre os recursos do app Oberlo, em especial da facilidade em importar produtos direto para sua loja na plataforma Shopify?
Então, o Oberlo importa produtos diretamente do site da AliExpress.

fornecedor-para-dropshipping

Como encontrar o fornecedor ideal na AliExpress

O site oferece fácil navegabilidade, onde você poderá filtrar por tipos de produtos, incluindo suas subcategorias. Logo, basta fazer o cadastro no site e começar pela busca dos potenciais produtos para a sua loja.
Se atente aos fornecedores e produtos campeões, que são aqueles com selo Premium e com número alto de pedidos.

Para saber se pode ou não confiar em um fornecedor, opte pelos que possuem mais tempo na plataforma, assim como boas avaliações.

Outro ponto importante, é você se atentar quanto a forma de entrega e prazos do seu fornecedor.

Conheça o seu mercado


Antes de bater o martelo na escolha dos seus produtos e, consequentemente na escolha dos seus fornecedores, faça uma pesquisa de mercado e monte uma estratégia.
Você poderá estruturar seu negócio como uma grande loja de departamentos, oferecendo vários tipos de produtos em uma única loja, ou segmentando seu público, podendo inclusive criar uma loja para cada público-alvo definido.
Dropshipping é um negócio como qualquer outro

O Dropshipping é legal. Então, é preciso regularizar a sua empresa como qualquer outro negócio.

A ​ Bento Contabilidade é especialista na abertura e regularização desses modelos de negócio. Venha nos visitar! Estamos localizados na ​ zona norte da cidade de São Paulo. Se preferir, ​ entre em contato e tire suas dúvidas hoje mesmo com nossos contadores.