Como alavancar as vendas do dropshipping

A importância das redes sociais e dos anúncios no seu negócio Dropshipping

O assunto Dropshipping está em alta aqui no nosso blog. E não é para menos! Muitos empreendedores encontraram nesse modelo de negócio uma grande oportunidade.
Vamos relembrar o que significa Dropshipping: o termo
dropshipping nasceu da junção das palavras: drop, que significa largar, e shipping, que pode ser traduzida como remessa. Com o Dropshipping, o e-commerce faz a venda do produto e envia a ordem dessa compra para o fornecedor parceiro, responsável pelo envio do item para o cliente em nome do comércio eletrônico, que tem como lucro a diferença entre o preço cobrado para o usuário e aquele cobrado pelo fornecedor. Bem simples de compreender, não é mesmo?

No tema de hoje, vamos pontuar a importância das redes sociais e dos anúncios patrocinados para o seu negócio no Dropshipping, mas antes, leia na sequência esse artigo aqui, onde falamos sobre a importância da regularização desse modelo de negócio, já que é uma empresa como qualquer outra, e depois confira esse aqui, onde explicamos detalhadamente em como construir uma loja online – uma das etapas para iniciar o seu negócio no Dropshipping – e dicas de como definir os fornecedores ideais.

O poder das redes sociais

É fundamental que você entenda que, assim como a maioria das coisas, as redes sociais têm um lado bom e um lado ruim.

Vamos começar falando sobre o lado ruim. Talvez você se lembre que uma estratégia do Catraca Livre acabou gerando muita revolta nos fãs do site que, bem na época do acidente trágico que tirou a vida de muitos jogadores do time da Chapecoense, abordou vários artigos com temas de acidentes aéreos. O resultado foi a perda de muitos seguidores em seus canais sociais, além de vários comentários negativos.

Você precisa se atentar ao que sua marca quer mostrar ao público-alvo no ambiente online, melhorando o posicionamento da sua empresa nas mídias sociais e também nos mecanismos de busca, como o Google, e ficar de olho às movimentações do mercado para captar riscos e oportunidades.

Outro aspecto importante é a transparência: procure sempre deixar bem claro o seu posicionamento como empresa. Explique seus valores, processos, garantia, e etc.

As pessoas costumam buscar nas redes sociais soluções para suas dores e a sua empresa pode ser a resposta que ela precisa.

Lembre-se que no ambiente digital a sua empresa é totalmente vulnerável, já que não há limites para informações que podem ou não favorecer o seu negócio.

Mas, você também pode e deve usar o poder do bem das redes sociais para alavancar o seu negócio online.


Separamos alguns conceitos para você:

  • Marketing de oportunidade: como o próprio nome já explica, é aproveitar o que está em alta no momento e usar isso a favor da sua empresa. Mas, mantenha o foco, afinal, nem tudo que estará nas redes sociais fará sentido para a sua marca.

  • Criar e estreitar relacionamento com seu cliente: os seus canais sociais é uma das maneiras do seu cliente entrar em contato com você. Então, se preocupe em atendê-lo prontamente e cordialmente. Ignorar um cliente ou um cliente em potencial é péssimo para a reputação da sua empresa e ainda pior para o seu crescimento financeiro, uma vez que um atendimento ruim, ou a falta de qualquer atendimento, te impedirá de vender um produto ou serviço.

Algumas dicas da Bento Contabilidade para você manter uma presença saudável e próspera nas redes sociais:

  1. Atenção ao conteúdo – aposte em conteúdos que tenham relação com as necessidades da sua persona, ou seja, do seu cliente. As suas publicações devem conter textos e imagens que o seu público deseja ver.

  2. Mesmo tom ou voz – não é porque você tem uma loja virtual que você não deve se preocupar com a tonalidade com que fala com seus clientes. Não importa que seu atendimento seja por chat, e-mail ou Whatsapp, manter a cordialidade, simpatia e a educação, é o mínimo.

  3. Esteja disponível – sem dúvidas o seu cliente vai te procurar nas redes sociais, então, preocupe-se em deixar informações como um e-mail ou um telefone de contato, além é claro, de não ignorá-lo quando ele optar por falar com a sua empresa pelos canais diretos das redes.

  4. Deixe claro o que você faz – as redes sociais são redes de pesquisa, e é por isso mesmo que você deve deixar bem claro nas suas páginas e perfis o que a sua empresa faz. Fale sobre seus produtos e serviços de maneira objetiva.

  5. Mostre que você se importa – esqueça as respostas automáticas. Entenda o real problema do seu cliente e ofereça o seu serviço ou produto como solução.

Anúncios em Redes Sociais e Dropshipping

O que são anúncios patrocinados nas redes sociais

De uma maneira bem simples, os anúncios em redes sociais são canais de marketing focados em atrair usuários por meio das mais diversas mídias sociais.
São ações importantes para aumentar o potencial das ações de comunicação nessas plataformas e com isso, aumentar os resultados de uma empresa.

Além disso, a mídia paga ajuda a otimizar os resultados orgânicos de uma página e perfil social.

Como escalar o seu negócio de Dropshipping através das estratégias de anúncios nas redes sociais

Uma das regras valiosas para ter sucesso em uma estratégia de anúncios, é respeitar as particularidades de cada mídia social. As táticas genéricas não funcionam, uma vez que o perfil do público é diferente, assim como a linguagem que deve ser adotada, pois você deve considerar o conceito da sua empresa, assim como o tipo de produto que você vende na sua loja online.

Com sua loja configurada, você precisará aumentar a visibilidade dela, com o objetivo de gerar mais tráfego para o seu e-commerce ou até mesmo anunciar diretamente um determinado produto.

Algumas dicas para ser bem sucedido com seus anúncios nas redes sociais:

  • Tenha precisão na definição da estratégia dos objetivos de cada campanha;

  • Após configurar seus perfis sociais, como uma fanpage no Facebook (Facebook Ads) e um perfil comercial no Instagram (Instagram Ads), configure o Gerenciador de Negócios para que você tenha condições de desenvolver campanhas com objetivos variados, além de acessos às métricas importantes;

  • Tenha consciência do objetivo da sua campanha: a ideia é conscientizar seu público-alvo sobre a sua loja online, através de uma estratégia de geração de tráfego para o site? Ou apresentar a sua marca – afinal, não é porque você está seguindo um modelo de Dropshipping que não pode desenvolver seu próprio branding;

  • Lembre-se de que, entre as particularidades de cada rede, podemos destacar o perfil do público. Ele costuma ser diferente, principalmente em termos de faixa etária. Logo, realize um trabalho de Definição de Persona, conheça o seu cliente ideal e faça a segmentação correta.

Conhecendo o seu público-alvo, realizando um bom planejamento e segmentação, você pode iniciar os investimentos em seus anúncios. Você poderá obter excelentes resultados com um investimento mínimo de R$ 10,00 por dia, por exemplo. E esse investimento você poderá aumentar gradativamente, ou seja, de acordo com os resultados que for obtendo com o seu e-commerce no seu modelo de negócio Dropshipping.

Vamos deixar aqui um outro artigo onde falamos tudo que você precisa saber sobre esse modelo de negócio.

E lembre-se: o Dropshipping é um negócio como qualquer outro e assim como qualquer empresa, deve ser regularizado.

A ​ Bento Contabilidade é especialista na abertura e regularização desses modelos de negócio. Venha nos visitar! Estamos localizados na ​ zona norte da cidade de São Paulo. Se preferir, ​ entre em contato e tire suas dúvidas hoje mesmo com nossos contadores.