Como alavancar a sua empresa de Dropshipping
Se você acompanhou nossos artigos anteriores, já sabe que grandes nomes do comércio eletrônico mundial, como Amazon, AliExpress e Mercado Livre, utilizam um modelo de negócio que é facilmente replicável.
Sim! Estamos falando do modelo Dropshipping.
Lembrando que Dropshipping nada mais é do que um negócio que consiste em uma técnica de gestão onde o revendedor, no caso, você, mantém as ofertas e comercializa produtos, mas não mantém itens em estoque próprio. Os produtos ficam no estoque do fornecedor, que também cuida de toda parte da entrega. Por exemplo, o AliExpress comercializa produtos de outros fornecedores, que entregam esses produtos após comprarem no portal AliExpress. E há muitos empreendedores que usam os fornecedores da AliExpress para comercializar produtos na sua loja online.
As vantagens do Dropshipping
As vantagens para quem deseja iniciar um negócio de Dropshipping são muitas. Veja:
● Sem necessidade de estoque – sua preocupação será em articular a sua rede de fornecedores, para que você possa disponibilizar um número maior de produtos diferentes na sua loja.
● Redução de gastos – como você não precisa investir em um estoque inicial, ou mesmo na fabricação de produtos exclusivos, o investimento para iniciar no Dropshipping é bem reduzido, comparado a outros modelos de e-commerce.
● Possibilidade de testar novos produtos – talvez na sua loja você venda roupas femininas e receba muitos pedidos para acessórios femininos. Você poderá encontrar um fornecedor desses acessórios e disponibilizar no seu e-commerce também.
● Multiplicar a renda – você pode até já ter uma loja online onde vende produtos próprios, mas isso não te impede de comercializar produtos de terceiros – modelo Dropshipping.
● Entrar rapidamente no mercado – com o dropshipping, você pode iniciar as operações assim que tiver os fornecedores para trabalhar, sem precisar esperar o tempo de chegada de estoque ou mesmo as tratativas com transportadoras para o envio de um produto. Criar a sua loja online é muito simples! Leia este artigo.
Outra vantagem muito importante é que, como você não precisará se preocupar com o armazenamento de produtos, nem com a logística, você poderá dedicar mais tempo em análise de mercado e marketing.
Dados importantes sobre o Dropshipping
1. 40% da população mundial (ou seja, mais de 1 bilhão de pessoas) estão comprando online e esta tendência está aumentando cada dia mais.
2. Segunda-feira é o dia da semana em que as pessoas compram mais, seguido por terça-feira e quarta-feira. E os produtos online mais vendidos são livros e produtos eletrônicos.
3. Nos EUA o ticket médio para compras on-line é de US$ 108,73. E na Inglaterra 30% das vendas são feitas on-line.
4. A geração dos Millennials preferem comprar online e gastam em média R$2.000 por ano. Mas, também é o grupo de pessoas que mais abandona o carrinho antes de completar o check-out. Quando eles encontram qualquer problema durante o processo de compra, é muito provável que eles irão sair do seu e-commerce sem completar o pedido – esse é um ponto de atenção para escolher a plataforma ideal para montar a sua loja virtual, que preza pela navegabilidade (inclusive nos dispositivos móveis), assim como a experiência do usuário (UX Design).
5. 44% das empresas se concentram mais em atrair clientes, 16% concentram se mais em retê-los e os restantes 40% concentram-se igualmente em ambos.
6. O dispositivo favorito para navegação durante compras on-line é o smartphone – atenção ao item 4 dessa lista novamente.
Alguns exemplos de modelos de negócio Dropshipping
● Sears , Ebay ou Zappos (gigantes de vendas nos EUA, além da Amazon é claro).
● Na China, além da AliExpress, há também a Chinavision e a MiniintheBox.
● Já na europa, a principal empresa é a Bigbuy, uma loja online B2B e disponível 24h por dia.
● RedPoint shop, Shopify ou Plasticosur, também são modelos de Dropshipping onde você pode encontrar uma grande variedade de produtos.
● Produtos para casa e decoração, você encontra na Cristalymenajeonline, Mabisy, Nedis e também na Red Point Source .
Como alavancar a sua empresa com esse modelo de negócio
Até aqui, você já deve ter entendido que o principal objetivo do Dropshipping é obter um retorno financeiro, mas cada vez mais esse modelo de negócio tem gerado oportunidades não apenas para conseguir uma renda extra, mas sim para ser o seu negócio próprio.
Portanto, após as etapas fundamentais para construir a sua loja online com esse modelo de negócio, aposte na estratégia para aumentar o tráfego do seu site, assim como em campanhas como geração de branding, para que você ganhe reconhecimento de marca e com isso atinja um número cada vez maior de potenciais compradores.As principais técnicas para você alavancar a sua empresa no Dropshipping, são:
● Escolha um nicho: ou seja, defina o seu público-alvo. Você pode fazer isso após uma pesquisa de mercado para identificar os produtos mais rentáveis.
● Invista em marketing: o investimento em anúncios pagos é primordial para que você aumente a visibilidade da sua loja e, consequentemente, aumente suas vendas.
● Produza conteúdo: aposte no Marketing de Conteúdo. Produza conteúdos relacionados aos seus produtos e que faça sentido para o seu público-alvo.
● Tenha um domínio próprio: crie um nome para sua loja e crie a sua identidade visual, e não esqueça de registrar o endereço do seu site, por exemplo: www.meusite.com.br.
● Teste produtos na sua loja: o Dropshipping permite que você oferte variados produtos na sua loja, uma vez que você não precisa ter nada em estoque.
● Tenha o atendimento como diferencial: com um prazo de entrega normalmente maior, principalmente de fornecedores estrangeiros, você precisa ganhar o seu cliente com um atendimento impecável.
● Legalize a sua empresa: o seu modelo de negócio Dropshipping é legal e assim como qualquer outra empresa, precisa ser regularizado. Com um CNPJ você passará muito mais credibilidade ao seu cliente e fornecedor também.
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