Abrir uma loja de Dropshipping de sucesso

Curiosidades sobre loja de dropshipping

Nunca é demais relembrar o conceito de dropshipping, então, apenas para refrescar nossas memórias, o dropshipping é um modelo de negócios que permite que uma empresa opere sem manter nenhum estoque. Isso a torna mais atraente, pois elimina a necessidade de um local físico.

Qualquer pessoa que já tenha tido a curiosidade de saber como negócios online funcionam, certamente já se deparou com o termo dropshipping, mas sabemos que ainda há muitas dúvidas para quem deseja iniciar nesse mercado.

É importante entender que nem todo e-commerce é um dropshipping, mas todo dropshipping é um e-commerce.

A origem do e-commerce

Foi em 1979 que Aldrich inventou o shopping online – primeiro sistema que permite o processamento de transações online entre consumidores e empresas.
Em 1981, a Thomson Holidays, uma empresa britânica de turismo, realizou a primeira transação online.
Em 1982, a France Telecom, inventou o Minitel – considerado o serviço online mais bem sucedido antes da internet. Os usuários faziam compras online, reservas para trem e outras coisas.

Em 1984, Jane Snowball, uma inglesa, tornou-se a primeira compradora online.
Em 1994, foi criada a Word Wide Web (o tão famoso www de um endereço na web).

Em 1994, novos meios foram criados para a segurança de dados de compras online – Pizza Hut registrou seu primeiro pedido online: uma pizza de pepperoni e champignon com queijo extra.

Em 1995, foi anunciado o primeiro produto no e-Bay: uma caneta laser quebrada, vendido a quase 15 dólares – A Amazon iniciou suas atividades, mas somente em 2003 que registrou lucro pela primeira vez. Nesse mesmo ano, Livraria Cultura, Lojas Americanas, Magazine Luiza e outras empresas se tornam as pioneiras no Brasil.

Em 1997, a DELL se tornou a primeira empresa a conseguir 1 milhão de dólares com vendas online.

Em 2002, o eBay e a Nice Retail começaram o primeiro duelo entre lojas virtuais.

Em 2007, O Google AdWords, ultrapassou a marca de 21 bilhões de dólares.

Em 2008, Andrew Mason criou o Groupon, primeiro site de compras coletivas que se tornou febre um ano depois.

Também em 2008, a solução Magento e-commerce foi lançada pela Varien.

Em 2010, surgiu o Mobile Commerce.

Em 2011, o eBay comprou o Magento.

Em 2012, o Social Commerce torna-se uma tendência de mercado e o Magento se torna a plataforma mais utilizada para e-commerce.

E, em 2013, foi quando o e-commerce começou a crescer ainda mais fora dos Estados Unidos.

Uma case de sucesso com dropshipping

Aloysius Chay e Galvin Bay trabalhavam como jogadores de pôquer profissionais na cidade mais extravagante de China, Macau. Em 2017, decidiram trocar um estilo de vida empolgante e lucrativo por outro – e, desta vez, tentaram a sorte como empresários de dropshipping com a ajuda do Oberlo.

Hoje em dia, a dupla está ganhando mais de 60 mil dólares por dia – e o e-commerce deles não completou nem dois anos ainda.

A Oberlo realizou uma entrevista com esses dois empreendedores de sucesso e a Bento Contabilidade trouxe algumas das perguntas e respostas para você se inspirar com essa história:

Como foi que vocês descobriram o e-commerce de dropshipping e, antes disso, o que vocês faziam exatamente:

Antes de virarmos empresários do e-commerce de dropshipping em 2016, nós nos sustentávamos como jogadores profissionais de pôquer em Macau. Naquela época, um amigo nosso já estava envolvido na gestão de um e-commerce de dropshipping, o que plantou a semente nas nossas cabeças de que este era um modo viável de ganhar dinheiro.

Contudo, foi só em maio do ano passado que começamos a buscar a sério um futuro no dropshipping. Em agosto, já estávamos construindo uma segunda loja. As coisas foram muito rápidas.”

Quais foram as principais dificuldades – e como conseguiram superá-las?

Para nós, o maior desafio foi a pesquisa de produto e, é claro, o processo de encontrar o produto certo, na hora certa e no mercado certo. Isto exigiu um grande aprendizado e muita prática. Na verdade, tentamos e falhamos com 20 ou 30 produtos antes de finalmente encontrar coisas que funcionavam. Claro que o processo foi um grande teste para a nossa motivação. Mas, no fim, descobrimos que o nosso nível de perseverança e criatividade era bem maior do que imaginávamos.

É verdade que tivemos perdas no começo, mas o segredo é manter o foco naquele objetivo final e não perder a perspectiva. A verdade é que o dropshipping é uma forma muito mais direta de começar um e-commerce ou uma loja virtual – especialmente quando comparado com os modelos de negócio mais tradicionais, que exigem grandes investimentos e demorar anos até que comecem a dar frutos.

Mesmo que o nosso início tenha sido baseado em tentativa e erro, hoje temos certeza de que o dropshipping é o modelo ideal para quem quer abrir um e-commerce em um período de tempo curto e com uma quantidade mínima de dinheiro. Todo o esforço que você investe traz a promessa de bons retornos no futuro.”

Ainda se lembram da primeira venda e de onde ela veio?

Começamos no nicho de joias em junho de 2016. O volume das vendas iniciais não foi grande e saímos com um pouco de prejuízo, mas aprendemos muito nesta experiência. Entendemos que é bom focar em um certo público por país.

A perspectiva de crescer e melhorar manteve nossa perseverança. Depois de experimentar com joias, tentamos vender todos os tipos de produtos. Aí testamos novos produtos e estratégias e finalmente atingimos o sucesso de que desfrutamos agora.”

Há muitas histórias de sucesso no e-commerce associadas ao uso dos Facebook Ads. Qual foi a experiência de vocês com esse recurso antes do sucesso no dropshipping?

Nós adoramos os Facebook ads simplesmente porque ele é muito mais simples do que as outras plataformas de marketing. Todos os recursos necessários para criar uma campanha publicitária bem-sucedida estão integrados a um sistema direto e fácil de usar.

Como éramos apenas dois caras que tinham acabado de entrar no mundo do e-commerce, descobrimos que era uma boa ideia explorar tutoriais e cursos diferentes para aprender de verdade o que era mais importante. Também consultamos muitas pessoas dentro do nosso próprio círculo social. Você se surpreenderia com o quanto pode aprender se apenas sentar e trocar dicas e ideias com amigos que também estão trabalhando nos seus próprios e-commerces.”

O que motiva esses dois ex-jogadores de pôquer?

Claro que ser capaz de conseguir renda extra é um grande estímulo. No entanto, ser um empresário é muito divertido! Há tantos novos desafios e oportunidades no caminho, além da possibilidade de crescer e aprender cada vez mais – tanto como dono de uma empresa como indivíduo. Além disso, temos muito controle sobre as nossas vidas diárias. O nosso e-commerce de dropshipping dá os meios financeiros e o tempo livre para criarmos o estilo de vida que sempre quisemos. O e-commerce mudou muitas vidas, incluindo a nossa, dos nossos amigos e famílias.”

Qual foi o recorde de vendas diário?

O nosso melhor dia de vendas até agora chegou a 5 dígitos em dólares, e vamos continuar a crescer para chegar aos 6 dígitos.”

Alguma dica para os novos empreendedores do e-commerce?

Sempre tenha em mente que os produtos inéditos são o sangue vital de qualquer e-commerce bem-sucedido. Se você planeja ir com tudo em alguma área da sua loja, é essa. Esteja disposto a ser criativo constantemente e teste novos itens. Não economize, porque o risco vale a pena.

Além disso, contrate pessoas para ajudar você nas operações logísticas e nos processos internos assim que puder. Ter mão-de-obra adequada é crucial para o crescimento da sua empresa. E é sempre melhor contratar pessoas demais do que sofrer com falta de pessoal.

A verdade é que contratar pessoas para ajudar vai economizar tempo e dinheiro – recursos que podem e devem ser investidos na expansão da sua loja. Como dono da empresa, seus esforços serão mais bem aproveitados se forem concentrados nesses esforços do que com a resposta de e-mails e o processamento de pedidos.”

Uma empresa como qualquer outra

Se você tem ou deseja ter uma empresa dropshipping, saiba que trata-se de uma empresa como qualquer outra. Isso significa que você também precisa de um contador.

A Bento Contabilidade é especializada na abertura e regularização de e-commerces. Entre em contato e esclareça todas as suas dúvidas!