Cinco formas de como usar o Marketing de Afiliados (e como não usá-lo)

Já pensou em trabalhar com um projeto de vendas de produtos pela internet apenas divulgando nas redes sociais e ganhando como comissão de 30% a 70%?

Esse tipo de trabalho já existe e está crescendo mais de 100% ao ano no mercado digital no Brasil. É conhecido como marketing de afiliados, uma oportunidade gigantesca de lucrar um dinheiro muito bom pela internet e continuará presente por longos anos. Contudo, como acontece em outros mercados, existem muitos profissionais que não possuem conhecimento suficiente do negócio e acabam fazendo do jeito errado.

Neste artigo, apresentaremos as cincos formas de como usar o marketing de afiliados e como nãos usá-lo. Fiquem atentos com todas as dicas que a Bento Contabilidade irá te passar.

O que é marketing de afiliados?

Como já foi explicado em artigos anteriores sobre esse tema, explicaremos de forma simples e objetiva para não ficar maçante a leitura. Mas, se você ainda não leu os outros artigos, acesse nosso blog na categoria Marketing de Afiliados.

O marketing de afiliados é uma forma de ganhar dinheiro, apenas afiliando um produto que alguma empresa criou e colocou em uma das plataformas de produtos digitais. Simplificando, é um vendedor que só será remunerado quando vender. O vendedor, nesse caso, poder ser um site, blog, um aplicativo ou qualquer canal que produz vendas.

A partir do momento que você se afilia, é criado um link e com esse código é gerado um número que será a sua identificação dos produtos que serão divulgados por você. Quando a divulgação pelas redes sociais são consumidas pelos clientes, você começa a ganhar comissões por cada venda que for feita através do seu link de afiliado.

Mas é preciso ficar bem atento com os links, pois quando você se afilia a um produto e uma outra pessoa se afilia ao mesmo produto, você deve divulgar o seu link, caso contrário, quem será comissionada será a pessoa dona do link divulgado.

Isso acontece quando não se conhece muito o marketing de afiliado, a pessoa fica atraída com o anúncio elaborado por uma pessoa experiente, copiando e divulgando também o link desse afiliado e consequentemente, perdendo dinheiro com a venda.

Conhecer bem o produto quando for divulgar nas redes sociais

Outra dica mega importante é conhecer bem o produto que será divulgado e ainda gostar de divulgar esse produto. Um afiliado de sucesso envolve um pouco de sua paixão pelos produtos que serão divulgados e vendidos por ele.

Vamos supôr que você goste de trabalhar com alimentos orgânicos. Deve ter conhecimento do assunto para fazer seu marketing em cima disso, e ainda, conhecer bem seu público alvo para conseguir trabalhar com eles. No entanto, se você não conhece bem os produtos ou não tem experiência, isso pode ser bem desafiador no início.

As plataformas mais usadas para afiliar os produtos como afiliado

Há várias plataformas de afiliados, algumas gratuitas e outras que precisam pagar para serem utilizadas. A seguir, mostraremos as mais conhecidas que você pode fazer um cadastro para se afiliar totalmente de graça:

  • Hotmart

  • Edduz

  • Monetizze

As diferenças entre elas estão relacionadas aos infoprodutos e aos produtos físicos. Enquanto a Hotmart utilizam infoprodutos, as plataformas Edduz e Monetizze usam produtos físicos. Mas o que são esse produtos físicos e infoprodutos?

Infoprodutos: São conteúdos de informações digitais como ebooks, workshops, planners, para serem consumidos pela internet pelos celulares ou computadores.

Produtos físicos: São produtos palpáveis que tem dimensão, peso e ocupam espaço físico como, alimentos, bebidas, eletrônicos, equipamentos, móveis e carros.

Os modelos de marketing de afiliados mais atraentes

Trabalhar com vendas de produtos pela internet é como pescar num imenso oceano. Você deve ter uma boa rede com as melhores iscas para atrair os peixes. Você precisa ter estratégias para conquistar seus clientes para seu site, blog ou canal de Youtube para aumentar a sua conversão.
É preciso procurar pelos modelos de negociação que fazem mais sentido para você e para a sua estratégia digital.

Abaixo, listamos algumas métricas para que você possa escolher a ideal para o seu negócio:

Custo por mil impressões (CPM): É o custo por mil impressões de um banner em um determinado site.

Custo por clique (CPC): É o custo por clique. Ao contrário do modelo CPM, onde se paga pela visualização, no modelo CPC somente se paga caso haja clique por parte do usuário.

Custo por Lead (CPL): Somente há pagamento caso o lead se cadastre em sua campanha.

Custo por Envolvimento (CPE): Independentemente da quantidade de impressões ou cliques, o anunciante só paga caso haja envolvimento do usuário com o anúncio, seja a visualização, o compartilhamento, a votação, o comentário, o mouse over (em alguns casos), jogar, ou responder a uma enquete.

Custo por visualização (CPV): O anunciante paga caso o usuário assista ao vídeo.

Desempenho do site

Outra dica excelente para o marketing de afiliados está relacionado à lentidão do site. Não adianta de nada ter os melhores conteúdos ou até mesmo produtos, se você não dá a sua devida atenção a velocidade e desempenho do seu site.

Isso já é provado em uma pesquisa realizada pelo Walmart, mostrando que a cada um segundo de melhoria no carregamento das páginas resultaram em um aumento de 2% nas conversões. No entanto, já foi provado que sites mais lentos têm menos tráfego do que sites mais rápidos. E uma das formas mais solucionadoras para resolver isso, é investir em serviços de hospedagem de sites potentes.

Vantagens do marketing de afiliados

  • Mídias sem riscos de gastos sem resultados

  • Maior abrangência

  • Mais visibilidade da sua marca

  • Programas de incentivo

  • Aumento de comissão ou planos de bonificações

  • Estabelecimento de metas por afiliado

  • Gerenciamento de cupons

  • Gerenciamento de promoções

Como em qualquer mercado profissional, há riscos, mas como você pôde ver, há muitas vantagens. E foi com esse propósito de esclarecer mais as suas dúvidas que a Bento Contabilidade trouxe mais esse conteúdo.
Caso tenha mais alguma dúvida, podemos te auxiliar. Entre em
contato conosco e regularize o seu negócio como afiliado ou infoprodutor.

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