KPI’S: Os indicadores de desempenho para o sucesso do seu e-commerce

Ter um negócio na internet não é apenas fazer o maior número de conversão de clientes ou ter os melhores produtos. É preciso também ter bons objetivos e planejamento para que a loja online tenha bons resultados.
A ferramenta mais estratégica para qualquer negócio, online ou não, são os KPI’s, que significa Key Performance Indicator que, traduzindo para o português, quer dizer Indicador de Chave de Performance. Os KPI’s são indicadores que vão te auxiliar na mensuração de métricas do seu negócio e, com isso, você terá muito mais clareza dos próximos passos.
Mas antes de nos aprofundarmos nos indicadores, vamos refrescar a memória sobre o que é um e-commerce – que não é nada menos do que uma transação financeira de bens e serviços entre o prestador e o consumidor. Há vários tipos de modelos sobre o e-commerce que já foi discutido anteriormente. Para você ler ou relembrar, acesse aqui.
A Bento Contabilidade listou os principais indicadores e como eles podem te ajudar a obter os resultados esperados para ter um e-commerce de sucesso:
1- Números de visitantes da sua loja online
O mundo do e-commerce é altamente competitivo e quanto mais visualização o seu site possui, maiores são as chances das suas vendas aumentarem também. Sendo assim, utilizar estratégias de captação de leads é essencial para atrair novos clientes à sua loja virtual.
As publicações nas redes sociais e o e-mail marketing são duas ferramentas que ajudará a aumentar o tráfego no seu site. Ah, e não se esqueça do Google Analytics, uma ferramenta de mensuração web gratuita do Google para que você saiba informações como, quais páginas foram visitadas, qual a origem do seu tráfego (de onde surgem seus leads), quanto tempo cada lead permanece no seu e-commerce e muito mais.
2- A taxa de conversão de cada cliente
Atrair novos clientes é uma tarefa estratégica que precisa ser muito estudada para aumentar o número de conversão. Esse tipo de conversão acontece quando o cliente deixa de ser visitante, consumindo um produto ou contratando um serviço pela loja virtual.
A taxa de conversão é considerada um indicador de desempenho para o e-commerce avaliar os números de visitantes e os números de clientes que fizeram os pedidos em determinado período. Para saber como calcular essa taxa, basta dividir os números de vendas pelo os números de visitantes.
3- Abandono no carrinho
Um outro KPI muito utilizado, é o abandono de carrinho, onde sabemos o comportamento do consumidor em relação ao produto, identificando as possíveis falhas e afunilando as vendas da loja. Desta forma, conseguimos investigar se houve falha em determinada página da web, buscando entender a experiência do cliente na compra do produto (como, frete, pagamento, as descrições dos produtos, etc), entre outras coisas que podem causar o abandono no carrinho pelo cliente.
Existem algumas outras estratégias que podem ajudar a atrair a atenção do cliente de volta e efetuar o pagamento do produto, como o remarketing. Neste caso, o cliente é atraído pelo mesmo produto em outras páginas que foram acessadas, fazendo com que ele volte a relembrar e com isso, conseguir levá-lo de volta à sua loja online.
4- Taxa de rejeição
A taxa de rejeição envolve o quanto de visitantes interagiu na sua loja ou quais os links que foram acessados, páginas que foram curtidas ou o quanto navegaram no conteúdo do seu site. Esses são alguns indicadores que ajudarão analisar as possíveis falhas encontradas na sua loja virtual.
As interações e atrações que seu site precisa ter, como boas descrições para seus produtos, produtos relacionados, links para acessar seu blog, entre outras ações são dicas valiosas também. Contudo, buscar ter uma grande visibilidade na web e abrir mais o campo de conhecimento te ajudaram a diminuir os erros e aumentar a conversão dos clientes.
5- Custo de aquisição de cliente
O custo de aquisição pelo cliente mostra o quanto você precisa investir para conquistar um cliente. Esse tipo informação mostra se você está perdendo dinheiro toda vez que alguém compra no seu site
Para entender melhor sobre esse assunto, vamos dar um exemplo, suponhamos que você investiu R$ 6.000,00 nas áreas de Marketing e Tecnologia e conquistou 12 clientes novos. Sua aquisição de cliente é de R$ 500,00. Para calcular esses valores, basta dividir a soma dos investimentos para atrair o cliente, pelo o número de clientes conquistados em determinado período.
Com essa estratégia bem planejada, será possível diminuir o custo por aquisição de cliente, fazendo com que a sua loja online seja mais lucrativa e sustentável.
6- Ticket médio
Esse é um outro indicador que também nos mostra a postura do cliente dentro do seu site, ou seja, o ticket médio está ligado ao quanto o cliente está gastando com os serviços e produtos ofertados na sua loja. Quanto maior o valor, mais os clientes estão consumindo. Para calcular o ticket médio, é preciso ter o conhecimento de dois critérios: o valor total faturado e o número de pedidos. Há também outras estratégias para aumentar o ticket médio da sua loja online, gastando menos e ganhando mais.
7- Retorno do investimento
O retorno do investimento é uma medida utilizada para analisar o retorno de qualquer tipo de investimento. Logo, são os retornos de investimentos que os empreendedores costumam olhar sendo essencial para ele saber o quanto ganhou sobre aquele valor investido para cobrir todos os custos.
O cálculo do retorno sobre o investimento é algo simples também. A primeira coisa que deve ser feita é subtrair o valor obtido em relação ao valor de investimento que foi feito inicialmente, em seguida, divide-se esse valor sobre o mesmo valor que foi investido.

 

Por que ter indicadores de performance é importante para o seu negócio online?
Ter um negócio pela internet possibilita metrificar tudo. Mas, além de obter os dados necessários é preciso analisá-los com muito cuidado. Com isso, você será capaz de tomar decisões inteligentes, que irão ajudar a economizar o seu tempo e o seu dinheiro, gerando mais lucro para o negócio online.
Essas são algumas dicas que a Bento Contabilidade trouxe para você entender um pouco mais sobre o assunto dos KIP’s que são os principais indicadores mais estratégicos para aumentarem as chances de um crescimento e reconhecimento no mercado digital.
Se ficou curioso em conhecer mais sobre o assunto, contate um dos nossos profissionais que são especializados na contabilidade de negócios digitais.
Para tirar mais dúvidas sobre os principais indicadores que você precisa obter para ter sucesso com a sua loja online, entre em contato conosco.