O que os bancos estão fazendo em meio a pandemia do COVID-19
O coronavírus se instalou no mundo e está trazendo muitas transformações, isso é fato. Porém, não foram apenas as empresas, a rotina das pessoas e os animais que foram atingidos pelos efeitos dessa pandemia. Os bancos também estão tomando diversas atitudes diante do COVID-19 para que se torne possível passar por essa situação da melhor forma. Confira as medidas que estão sendo realizadas:
1- Nubank
O queridinho banco roxinho está crescendo e adotando maneiras de conquistar ainda mais o público. De acordo com David Vélez, CEO e fundador do Nubank, houve um aumento muito significativo de pessoas acima de 70 anos abrindo conta digital, e uma maior quantidade de depósitos registrados na empresa: “A pessoa que antes tinha resistência em abrir uma conta digital, agora abre. Quem gostava de tomar um café com gerente e agora não pode mais, abre a conta digital. Esse choque forçou a sociedade a se digitalizar em serviços financeiros.”.
Você deve estar se perguntando, mas o que há de tão especial no Nubank? Eles estão permitindo:
● Clientes que utilizam o cartão de crédito terão a possibilidade de parcelar a fatura em até 12 vezes com juros de 1,9% ao mês (disponível para quem não estiver em atraso);
● Prorrogação de vencimentos;
● Promoção de auxílio médico e auxílio emocional (o banco disponibiliza códigos, que irão permitir que você tenha esses serviços sem custo. Leia mais para saber os detalhes);
● Negociação de empréstimo (opção de 60 dias);
● Transações funcionando normalmente;
● O banco funciona 24 horas por dia, durante sábado e domingo também, contando com opções de atendimento como: chat, telefone e e-mail.
2- Itaú
O banco Itaú, também tomou medidas de impacto durante essa pandemia do coronavírus. No site deles é possível assistir vídeos informativos sobre cuidados que devem ser tomados para ficar bem durante essa fase do COVID-19. Em uma matéria para o G1, o presidente do banco Itaú, Candido Bracher disse: “Todos nossos esforços estão voltados a podermos apoiar nossos clientes durante a crise e no longo período de recuperação que se seguirá à ela. Para tanto, é fundamental manter um balanço forte e é com este objetivo que incrementamos significamente nosso nível de provisões”.
Sendo assim, confira as iniciativas do Itaú:
● Atendimento em agências físicas das 09:00 às 10:00 para beneficiários do INSS e aposentados. E para o público em geral, das 10:00 às 14:00;
● Atendimento em agências digitais das 09:00 às 16:00;
● Por conta do coronavírus, o cuidado com aglomerações está sendo tomado, permitindo até 10 pessoas por vez na agência.
Segundo o CEBDS, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável: “ O Itaú irá doar R$150 milhões para ajudar no combate ao COVID-19. O valor virá da Fundação Itaú para Educação e Cultura e do Instituto Unibanco e será utilizado para a infraestrutura hospitalar, equipamentos médicos, cestas de alimentação e kits de higiene. O intuito é apoiar comunidades vulneráveis e ajudar no tratamento dos infectados pelo coronavírus.”
3- Caixa
Um dos cinco maiores bancos do Brasil, a Caixa está ampliando linhas de crédito e diminuindo taxas de juros. A Caixa liberou R$3 bilhões para hospitais, e santas casas, locais que prestam serviços para o SUS. Mas não são apenas essas medidas que o banco está tomando. Leia mais:
● Prorrogação de pagamentos;
● Para as pessoas físicas as taxas que foram diminuídas referentes à: crédito consignado a partir de 0,99% ao mês, penhor a partir de 1,99% ao mês e CDC a partir de 2,17% ao mês;
● Possibilidade de solicitação de pausa de até duas prestações de contratos habitacionais;
● Opções de linhas de crédito diferenciadas;
● Redução de juros para micro e pequenas empresas.
4- Santander
Este banco teve uma denúncia recentemente através de funcionários, em agências de Santos. Porém, há uma visão de auxiliar a população assim como os outros bancos: “Neste cenário de incertezas e preocupações, é fundamental zelar pela segurança de todos e dar mais tranquilidade ao cliente na gestão de suas finanças.” – diz o presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial.
Dessa maneira, o banco está permitindo:
● Ampliação de 10% no limite de cartão de crédito;
● Chance de prorrogar parcelas por 60 dias;
● Além de incentivar o uso de canais digitais, para que todos tenham mais segurança neste momento delicado. Enfim, os bancos Bradesco, Banco do Brasil, também determinaram que será possível a prorrogação dos vencimentos de dívidas de pessoas físicas ou pequenas empresas, micro empresas. Todos com a opção de 60 dias.
Dessa maneira, os clientes possuem tempo para se adaptar a essa crise que pegou todos de surpresa em pleno início de 2020. A economia está sofrendo pelos impactos do coronavírus e as pessoas também. Sendo assim, vale reforçar que todos os cuidados devem ser tomados, seja em relação à sua saúde física quanto à saúde das suas finanças. Já pensou o que fazer com o dinheiro que você recebeu do auxílio emergencial? Além de pagar suas contas, já pensou na possibilidade de duplicar uma parte que sobrar? Negociar dívidas, avaliar gastos, itens essenciais de consumo, e até hábitos pode ser a chave para resolver problemas financeiros nesse momento de crise e pandemia.
Não espere as respostas caírem do céu, o coronavírus está aí trazendo uma série de caos e aprendizados, e suas finanças estão nas suas mãos. O que vai fazer com elas? Seja sensato, e organize seus gastos, metas, tudo. Essa fase de pandemia vai passar, mas se você não souber aonde quer chegar, como e de que jeito, fica difícil ver uma luz no final do túnel e ter boas expectativas para o cenário mundial.
Transforme o que puder transformar, cuide-se e se possível estender a mão e ajudar alguém, faça. Você não precisa ser presidente de um banco e doar milhões como foi dito aqui neste post, o que estiver ao seu alcance é válido nesta fase em que todos precisamos uns dos outros. Quando se faz com coração, o gesto realmente é nobre.
E lembre-se: a Bento Contabilidade está aqui para ajudar você.
@import url(https://bentocontabilidade.com.br/wp-content/plugins/siteorigin-panels/css/front-flex.min.css); #pgc-2784-0-0 { width:100%;width:calc(100% – ( 0 * 30px ) ) } #pl-2784 #panel-2784-0-0-0 { } #pl-2784 .so-panel { margin-bottom:30px } #pl-2784 .so-panel:last-child { margin-bottom:0px } #pg-2784-0.panel-no-style, #pg-2784-0.panel-has-style > .panel-row-style { -webkit-align-items:flex-start;align-items:flex-start } @media (max-width:991px){ #pg-2784-0.panel-no-style, #pg-2784-0.panel-has-style > .panel-row-style { -webkit-flex-direction:column;-ms-flex-direction:column;flex-direction:column } #pg-2784-0 > .panel-grid-cell , #pg-2784-0 > .panel-row-style > .panel-grid-cell { width:100%;margin-right:0 } #pl-2784 .panel-grid-cell { padding:0 } #pl-2784 .panel-grid .panel-grid-cell-empty { display:none } #pl-2784 .panel-grid .panel-grid-cell-mobile-last { margin-bottom:0px } }