Marketing de Afiliados: 5 dicas contábeis para ter sucesso com infoprodutos

Mesmo seu negócio sendo totalmente digital, você precisa se atentar para contabilidade.
Ser afiliado e vender infoprodutos na internet é mais do que usar redes sociais para fazer seu negócio evoluir. A parte contábil é importante justamente pela grandeza que seu negócio digital pode atingir. Conforme vai se tornando mais sério seu trabalho de afiliado, mais credibilidade e segurança você deve passar para os seus clientes. E sim, deixando a área de contabilidade em dia, você com certeza terá menos problemas futuros e colherá bons frutos.

Certo, você neste momento deve estar se perguntando: “Mas como faço isso? Como devo administrar contabilidade de infoprodutos?”. Leia a seguir 5 dicas contábeis para você ter sucesso com seus produtos digitais:

  1. Formalize-se

    Se você ainda não tem um CNPJ, este tópico deve ser lido e relido com muita calma e atenção. Não que para ter a contabilidade do seu negócio digital, seja obrigatório o CNPJ, mas ao obter crescimento, se torna necessária essa formalização jurídica. Por que?

    Se os clientes estão consumindo produtos com você, eles esperam seriedade e qualidade, ainda mais no mundo digital onde há a possibilidade de se sentir um tanto perdido. E com tantos produtores de conteúdo e afiliados no mercado, o fato de emitir nota fiscal, por exemplo, passa muito mais confiança para quem compra um infoproduto com você. Muitas pessoas entram no mercado de produtos digitais e se sentem com medo, repulsa, por não estarem acostumadas com esse ambiente, e possuírem preconceitos. Porém, ao legalizar sua empresa, as chances de crescer e ter ainda mais clientes aumenta, justamente por abraçar essas pessoas que querem comprar de você, mas ficam com pé atrás por conta do receio de serem enganadas. Pensar no seu cliente é essencial para o sucesso do seu negócio! E hoje com aumento de vendas online, a formalização é um item muito importante.

    Se você trabalha com a Hotmart, precisa saber que ao ter um CNPJ, as chances de aumentar seus lucros aumenta. Além disso, como o crescimento do seu faturamento, você precisará declarar imposto de renda de pessoa física. Mas, se você tem um CNPJ, emite nota fiscal (e paga impostos sobre essas notas), ao declarar imposto de renda como pessoa jurídica, você não terá que pagar mais nada (pois já paga imposto das NFs). E, o imposto declarado por pessoa física é muito maior do que por pessoa jurídica (de acordo com o faturamento dos últimos 12 meses da sua empresa, bem como o anexo e alíquota).

  2. Planeje

    Fazer uma gestão fiscal será primordial e trará diferença para seu empreendimento. Com essa gestão, você estará preparando seu negócio para contribuir com obrigações legais (fiscais e tributárias) necessárias. Vale ressaltar que existe a possibilidade de pagar menos impostos (conforme citamos acima), e permanecer dentro da lei. Essa administração é super importante, já que você deve ficar atento a:

    • Regime Tributário escolhido;

    • Definição de MEI ou ME;

    • Contrato Social;

    • Nome e endereço da sua empresa;

    • Definição da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

  3. Pesquise

    Ficou com dúvida a respeito de algum item descrito acima? MEI? Contrato Social? Deu um nó na sua mente? Sabia que o SEBRAE possui muitas ferramentas voltadas para empreendedores, e inclusive cursos gratuitos que podem te auxiliar? Afinal, o empreendedor deve se aperfeiçoar e isso afeta, e muito, a contabilidade da sua empresa. Tempo é dinheiro, e conhecimento com certeza é um combustível que te leva à frente de qualquer concorrente, até mesmo no mercado digital.

  4. Não pare

    Trabalhar como infoprodutor ou produtor exige muita dedicação e esforço, não é? Cada detalhe conta, e a contabilidade também entra na lista de prioridades de um empreendedor digital antenado. Você deverá estar de olho nas: notas fiscais eletrônicas emitidas, impostos que deverão ser pagos, possuir o controle de gastos internos da empresa, e analisar extratos bancários com muito cuidado. Além de observar sempre seu planejamento financeiro. Não vale gastar dinheiro da sua empresa com assuntos pessoais. Você como produtor ou afiliado precisa ter uma conta bancária sua e uma voltada para sua empresa.

    Se isso tudo for muito e você se sentir sobrecarregado demais, há a possibilidade de entrar em contato com especialistas em contabilidade digital, o que nos leva para o item número 5.

  5. Não tente abraçar tudo sozinho (a)

    Cuidar de um negócio, independente do porte é muito trabalhoso. Sendo assim, você como empreendedor pode recorrer a algum especialista em contabilidade que pode te auxiliar nas questões burocráticas e de leis, regras, que sua empresa deverá seguir. Ao organizar suas obrigações acessórias, por exemplo, você ganha mais tempo para focar e realizar atividades que são necessárias para ter mais vendas, e lucros.

    Um contador além de ter experiência nesses processos, pode te direcionar quando você tiver dúvidas e ideias para obter mais resultados, conquistar mais clientes, sem afetar a saúde financeira da sua empresa. Ter um parâmetro de quanto pode gastar, se tal investimento obteve retorno, tudo conta e faz diferença dentro do seu empreendimento digital.

    Além desses 5 tópicos, você como afiliado e produtor, deve estar ciente de que apesar desses passos serem um tanto trabalhosos, irão realmente trazer um grande diferencial diante dos produtos existentes na internet. Por conta da pandemia, o mundo digital está mais em evidência, e este é o momento de agir. De acordo com a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios: “O ensino à distância se tornou uma nova prática para muita gente durante a pandemia, especialmente aqueles que têm filhos. 65% dos usuários ouvidos pelo Google estão estudando ou trabalhando de casa. 18% planejam começar um curso online. Alguns empreendimentos que estão aproveitando a tendência são AgendaEdu (266%), ClipEscola (598%), Geekie (45%), Hotmart (322%), MeSalva (57%), Passei Direto (16%), Sanar (103%) e Stoodi (230%).”

    Portanto, se você estiver preparado, com um planejamento bem estruturado, e com a contabilidade em dia, irá ter muito sucesso diante o “mundo pós pandemia”, já que a sociedade está mais receptiva para tudo que envolve tecnologia. Facilita o processo de compra de produtos, de conhecimento, e se o seu negócio está bem construído dentro do universo online, mais resultados e metas serão alcançados. E lembre-se que negligenciar a parte contábil do seu empreendimento como afiliado ou produtor, pode trazer muitas perdas e estresse… Cuidado!

    Enfim, se você tiver alguma dúvida a respeito do que foi abordado neste post, entre em contato conosco da Bento Contabilidade. Nós possuímos serviços contábeis voltados para negócios digitais, você conhece? Podemos te auxiliar nesse processo!

@import url(https://bentocontabilidade.com.br/wp-content/plugins/siteorigin-panels/css/front-flex.min.css); #pgc-2834-0-0 { width:100%;width:calc(100% – ( 0 * 30px ) ) } #pl-2834 #panel-2834-0-0-0 { } #pl-2834 .so-panel { margin-bottom:30px } #pl-2834 .so-panel:last-child { margin-bottom:0px } #pg-2834-0.panel-no-style, #pg-2834-0.panel-has-style > .panel-row-style { -webkit-align-items:flex-start;align-items:flex-start } @media (max-width:991px){ #pg-2834-0.panel-no-style, #pg-2834-0.panel-has-style > .panel-row-style { -webkit-flex-direction:column;-ms-flex-direction:column;flex-direction:column } #pg-2834-0 > .panel-grid-cell , #pg-2834-0 > .panel-row-style > .panel-grid-cell { width:100%;margin-right:0 } #pl-2834 .panel-grid-cell { padding:0 } #pl-2834 .panel-grid .panel-grid-cell-empty { display:none } #pl-2834 .panel-grid .panel-grid-cell-mobile-last { margin-bottom:0px } }