Pandemia na Era Digital

O ano de 2020 trouxe uma onda de incertezas, medos, perdas e transformações por conta da grande pandemia que tomou conta do mundo. Porém, também foi um momento em que a crise financeira destruiu negócios e gerou mais oportunidades. De acordo com a Compre & Confie, o e-commerce no Brasil teve um salto, com lucro de R$9,4 bilhões no mês de abril. Acredite ou não, houve um aumento de faturamento em relação ao ano passado.

As compras online ganharam a vez. A pandemia acelerou esse processo de digitalização, e os empreendedores estão começando a levar mais a sério essa questão digital neste momento. As categorias que obtiveram maior crescimento durante a pandemia são: serviços voltados para alimentos e bebidas, eletrônicos, instrumentos musicais, brinquedos e cama, mesa e banho. O Covid-19 alavancou essas áreas trazendo novas formas de comportamento e de inovação.

Com a restrição social, a forma de ver e lidar com tudo ao redor se transforma. Vivíamos em um mundo turbulento, agitado, em que dormir às 03:00 para levantar às 08:00 e mal tomar café para chegar no trabalho no horário, era algo comum e bem visto. Além da famosa “falta de tempo” para com os filhos, familiares, até com nós mesmos. Quem parava 30 minutos para fazer uma rotina de “skincare”? Ou então apenas meditar? Ficar com os filhos conversando sem dar atenção às notificações do celular? A rotina não permitia. Porém, com a quarentena, muitos pontos negativos também vieram à tona. Além de ganhar mais tempo com a família, o número de mulheres que sofreram abuso físico/psicológico aumentou, assim como a ansiedade e depressão: “Por isso, as medidas de contenção do novo coronavírus, como a suspensão de aulas e a exigência de que a família fique em casa, têm deixado muitas mulheres ainda mais sobrecarregadas. Para aquelas que estão em regime de home office, equilibrar o trabalho remunerado com milhares de tarefas da chamada jornada dupla, contando com pouca ou nenhuma ajuda de companheiros e outros membros da família, não é tarefa fácil.” diz o jornal Nexo em relação ao impacto da pandemia sob as mulheres.

Porém, apesar desses fatores, home office que foi tão criticado teve vez, e mostrou que é uma forma eficiente de se trabalhar. A produtividade não se torna menor, e muitos estão se adaptando e considerando a possibilidade de continuar realizando o trabalho remoto de casa. Os negócios que estão investindo nas vendas online, estão ganhando destaque em relação aos comércios tradicionais, que sofrem muito com a crise financeira mundial. De acordo com o Lucas Leite, SEO da Vende Muito Brasil:
“Pela primeira vez na história, uma crise que favorece os negócios online. Geralmente crises prejudicam todos os negócios do mundo e em todas as modalidades, mas desta vez é diferente. Com as pessoas em quarentena e a obrigatoriedade de fechar os comércios, não se extinguiu no entanto, a necessidade das pessoas consumirem itens que não são importantes para a manutenção de seu estilo de vida. Logo, essa é a grande oportunidade dos negócios online e o momento em que empresas que ainda não estão no mercado digital e no e-commerce devem investir tudo nisto. A gente não sabe quanto tempo vai durar essa questão do coronavírus e por isso cada vez mais pessoas estão consumindo produtos online. Então, agora chegou o momento de investir pesado em marketing digital, em e-commerce.”

Outra curiosidade é sobre o aumento de demanda para quem atua nas áreas de desenvolvimento web e marketing digital. A Daiane Bergamasco, fundadora da Definitiva Digital, disse o seguinte: “Contra fatos, não há argumentos, não é mesmo? Os números nos mostram o crescimento dos e-commerces, bem como o aumento de negócios digitais, como infoprodutos (marketing de afiliados), por exemplo. Com isso, nossa empresa, especialista em desenvolvimento web e marketing digital, não teve tempo para se queixar dos problemas econômicos causados pela pandemia. Isso, porque nossa demanda aumentou, principalmente em segmentos específicos, como a área da saúde e até mesmo o mercado funerário. Para nós, não houve apenas a busca por empresas desejando investir no desenvolvimento de um e-commerce ou website, mas também para iniciar ações em mídias sociais, campanhas de links patrocinados e, principalmente, no Inbound Marketing. A pandemia, sem dúvidas, acelerou a tomada de decisão de muitas empresas que ainda não tinham presença digital. E é um caminho sem volta, já que ações online bem planejadas e executadas, geram para esses negócios, resultados rápidos e em grande escala.”

Mas apesar do mercado digital estar em evidência durante a pandemia do Covid-19, quem resolve adentrar neste universo de vendas online precisa estar de olho no marketing digital. No perfil do Instagram e na página do Facebook da Bento Contabilidade, há uma série de posts, chamada: Pandemia na Era Digital. Nesta série, é possível conferir dicas de crescimento usando o marketing digital durante a crise do coronavírus.

Em meio a tantas modificações nos hábitos de consumo, de relacionamento, surge uma nova necessidade para quem deseja embarcar na digitalização: estudar muito! Com a quantidade imensa de

workshops, webnars, mentorias, cursos rápidos, fica difícil focar. Porém, nasce a oportunidade de expandir a mente e potencializar sua empresa estudando marketing digital que irá elevar sua empresa e aumentar os lucros potencializando seus resultados: “Baybars Altuntas, diretor executivo do World Business Angels Investment Forum, delineou algumas tendências para os próximos meses. “Os empreendedores inteligentes e vencedores no mundo pós-pandemia são aqueles que conseguem ler os comportamentos em transformação dos consumidores. Há uma mudança clara, trazida pela Covid-19”, disse Altuntas em transmissão ao vivo sobre estudo.” afirma o site Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Com certeza o mundo será outro após a pandemia em meio a era digital. A Covid-19 acelerou processos e fez toda a sociedade parar e repensar. Todos foram forçados a sair da zona de conforto e abrir os olhos para novas possibilidades, se reinventando. Com a quarentena pode-se perceber que houve uma melhora em ambientes que estavam poluídos: “…há outras novidades que podem aliviar o cansaço e ansiedade provocada pela quarentena aqui em São Paulo: o ar da cidade está mais limpo, e diversas instituições estão se mobilizando para ajudar quem mais precisa neste momento de confinamento.” afirma a Veja.

Portanto, esta pandemia veio de surpresa e fez com que tudo se movimentasse e se transformasse. É um período doloroso em que se perde muitas pessoas, o sistema de saúde pede socorro, a crise gera medo, lutas sociais ganham mais destaque, debates políticos veem à tona, mas também é uma oportunidade de qualidade de vida, de crescimento financeiro e pessoal. O coronavírus tirou todos do comodismo e obriga a se inovar, como profissional, e principalmente como ser humano. E nós, da Bento Contabilidade, estamos com você nesta jornada de modificações, entre em contato conosco para alavancar seu negócio, iremos te auxiliar na migração para o mundo digital.

@import url(https://bentocontabilidade.com.br/wp-content/plugins/siteorigin-panels/css/front-flex.min.css); #pgc-2856-0-0 { width:100%;width:calc(100% – ( 0 * 30px ) ) } #pl-2856 #panel-2856-0-0-0 { } #pl-2856 .so-panel { margin-bottom:30px } #pl-2856 .so-panel:last-child { margin-bottom:0px } #pg-2856-0.panel-no-style, #pg-2856-0.panel-has-style > .panel-row-style { -webkit-align-items:flex-start;align-items:flex-start } @media (max-width:991px){ #pg-2856-0.panel-no-style, #pg-2856-0.panel-has-style > .panel-row-style { -webkit-flex-direction:column;-ms-flex-direction:column;flex-direction:column } #pg-2856-0 > .panel-grid-cell , #pg-2856-0 > .panel-row-style > .panel-grid-cell { width:100%;margin-right:0 } #pl-2856 .panel-grid-cell { padding:0 } #pl-2856 .panel-grid .panel-grid-cell-empty { display:none } #pl-2856 .panel-grid .panel-grid-cell-mobile-last { margin-bottom:0px } }