Contabilidade para Auto Escola

Atualmente, uma empresa de contabilidade para qualquer nicho de empresa no mercado é fundamental para que se efetive a gestão dos negócios. Assim, a contabilidade comercial pode ajudar sua autoescola em muitos segmentos, tais como administrar e cuidar dos assuntos tributários, fornecer informações financeiras ou até mesmo dar rumo em tomada de decisões.
Claro que, para um autoescola esse serviço não seria dispensável. Segmentar os serviços da sua empresa vai ajudar gerenciar e especializar cada vez mais seu atendimento, em que, em questão de concorrência, seu negócio esteja sempre mil passos à frente. Nesse âmbito, ter controle financeiro é fundamental para te guiar e melhorar seu serviço, assim você saberá o que estará ou não ao seu alcance, garantindo a excelência do serviço.
Basicamente, todo contador para trabalhar com determinado ramo precisa entender todas as especificações. Este profissional estar sempre atento e dominar sobre o assunto, que no caso, seria a contabilidade para autoescola.

Qual a importância da contabilidade para a autoescola?

Você certamente, ao sair de casa, deve ver diversas autoescolas. Tirar a carta é o sonho de qualquer jovem com 18 anos, adulto ou idoso, pois isso é sinônimo de independência. Visto isso, esse nicho do mercado é extremamente concorrido, sendo necessário algo que destaque e seja diferente das demais para que atraia clientes. Por isso, a contabilidade na autoescola é tão importante quanto se imagina.

As autoescolas não vendem produtos, mas sim, prestam serviços, por isso, a carga de trabalho e organização são elevadas. Por exemplo, em um dia qualquer, ela precisa contabilizar os recebimentos de aula e quantas horas foram, se o cliente fez os exames, quais despesas teve, e qual o lucro. Pensando assim, se essa empresa estiver carente de um contador ficará tudo uma grande bagunça, e não se terá o controle de quanto entra, quanto sai e quanto entrará futuramente.

Portanto, a importância do contador especializado em autoescola estar presente diariamente no dia a dia dessa empresa, é enorme, pois é ele quem dá o suporte para seu crescimento. Este ramo tem muitas particularidades que devem ser analisadas e merecem atenção na hora do desenvolvimento das atividades contábeis.

Por que contratar uma empresa de contabilidade para a sua autoescola?

De forma simplificada, o profissional da área da contabilidade irá cuidar de todo o controle financeiro, além dos assuntos burocráticos. Isso desde a abertura da sua autoescola, até seu desenvolvimento.

Este profissional também estará estreitamente envolvido com os serviços mensais, planejando todo o controle financeiro, garantindo prazos de entregas e obrigações, além da escrituração patrimonial e financeira. Assim, essas obrigações serão feitas corretamente dentro dos prazos estipulados, evitando a cobrança de multas e juros
do governo. Logo, você terá a tranquilidade de que alguém está cuidando da regularização fiscal do seu negócio, otimizando o planejamento financeiro e tributário, além de outras atividades, o que irá te passar segurança.

Atualmente, muitas autoescolas pequenas e despreparadas não conseguem manter uma equipe boa e especializada na área contábil. Isso porque, o orçamento delas são limitados, e isso implica diretamente na prestação do serviço. Assim, para que esse nicho do mercado atinja o sucesso, deverá indiscutivelmente estar aliada aos serviços contábeis.

Para que sua empresa sempre esteja se desenvolvendo, é importante que todos os documentos burocráticos sejam bem feitos e entregues dentro do prazo. Assim, todos os assuntos tributários e gerenciais ficarão em dia, e o contador sempre estará ciente de tudo o que estiver acontecendo.

Algumas atividades que o contador fará:

● Recibos dos pagamentos (benefícios como vale transporte, férias, atestado médico dos funcionários, salário e o pró-labore);
● Notas fiscais (compra de bens, serviços prestados, entrada ou saída de capital e pagamento de contas como internet, energia elétrica, água etc);
● Guias dos impostos e contribuições (INSS, FGTS, contribuições sindicais e de trabalho, DAS, GNRE, GARE e DARF);
● Extratos bancários, empréstimos, aplicações, duplicatas, cartões de crédito etc.

 

Como contratar um contador

Em grandes empresas, normalmente se contrata um profissional fixo, que trabalhará internamente. Já nas pequenas empresas, o mais comum é contratar uma empresa terceirizada de contabilidade. Por isso, no momento dessa escolha, é preciso definir qual papel ele irá desempenhar no seu negócio, se ele fará todo o serviço financeiro
ou apenas uma parte.

Escolha bem o profissional contratado, pois ele terá todo acesso às informações confidenciais da sua autoescola. Ter um contador experiente irá ajudar seu negócio a se desenvolver, já que irá garantir que toda papelada burocrática esteja em dia e  interpretará dados, sabendo o que será melhor ou não para o bom funcionamento da sua autoescola.

Definindo esses dois quesitos, ficou fácil de escolher o contador ou escritório de contabilidade certo, não é?

Como conquistar os clientes?

Nessa era em que tudo se resume ao mundo digital, as pessoas primordialmente buscam referências pela internet. É muito comum se ouvir que determinada autoescola não é boa, ou que cobrou muito a mais. São muitas reclamações. Por isso, avaliar o nível de estrelas no Google é o primeiro passo que o cliente faz ao escolher aonde ele tirará sua CNH. Sabendo-se disso, fidelizar clientes e garantir que eles saiam satisfeitos após a prestação dos seus serviços, é fundamental para levar sua autoescola como a preferida do público. Invista nessas avaliações, e certamente o público começará aparecer em quantidades!


Agora, vamos trazer a contabilidade para autoescola para o atual momento.
Com a pandemia do coronavírus , muitas autoescolas encontram dificuldades para se manterem abertas, como mostra o empresário Erenilson Ribeiro e outros donos  de autoescolas que ficaram parados por mais de 60 dias. E, com as portas fechadas, o receio foi de não conseguir manter a empresa.
Com certeza, apenas aquelas autoescolas preparadas financeiramente conseguiram se manter abertas, sem demitir nenhum funcionário. Para isso, o papel do contador é fundamental, pois ele com certeza terá “preparado o terreno” para enfrentar esse novo vírus. Assim, mesmo de portas fechadas, o pagamento dos funcionários e a possível reabertura não será uma dificuldade a ser enfrentada, pois o contador terá garantido que a sua autoescola permaneça firme no mercado.

A Bento Contabilidade é uma empresa especializada em serviços contábeis para autoescolas. Fale com nossos contadores e tire suas dúvidas!