Contabilidade para Nômade Digital

Atualmente, com a pandemia do coronavírus, esse estilo de trabalho se ampliou muito, uma vez que as empresas foram obrigadas a reestruturar e replanejar sua forma de trabalho. Muitas pessoas que não estavam acostumadas e nem imaginavam a possibilidade de trabalharem em casa, viram tudo isso se tornar possível com o avanço da tecnologia. Agora, será que isso seria possível a 5 ou 10 anos atrás? Provavelmente todo esse processo seria mil vezes mais complicado.
Porém, hoje a visão de que se dá para tocar o negócio de maneira remota é muito mais difundida. Desde que exista o apoio e suporte de ferramentas da web, você consegue gerenciar seu trabalho e de seus colaboradores.

Você sabe o que é nômade digital?

Nômade digital é aquela pessoa que pode trabalhar aonde ela quiser, em casa, locais públicos, permitindo assim que viaje para fora do país e para outros estados não ficando necessariamente preso em um único lugar. Então, nômade digital significa ter a liberdade de permanecer em constante movimento. Trabalhar como nômade digital não é uma profissão, e sim um estilo de vida. Assim, as pessoas que adotam esse estilo de vida se aproveitam da tecnologia, e por meio dos tablets, notebooks, celulares, trabalham de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora. O que conta aqui, é ter um bom dispositivo e uma excelente internet.

Como ser nômade digital?

Atualmente, a grande maioria das profissões permite a adequação para ser nômade digital. Então, não pense que apenas freelancers, programadores, ou outras carreiras relacionada a web pode se adequar a esse estilo de vida. Você já ouviu falar em consultas online? Bom, essa nova forma de trabalho proporciona a médicos, psicólogos e nutricionistas adotarem o conceito de “nômade digital”. Logo, podem trabalhar usando a internet atendendo pacientes e dando consultas. Assim, se você trabalha, por exemplo, com marketing digital, precisa aprender as
habilidades para se adequar a essa nova forma de trabalho. Essa é uma forma tranquila e segura para dar o pontapé inicial. Ou, pode também encontrar serviços freelancers para ir se adequando. Legal, né?

Como é a contabilidade para o nômade digital?

Quem opta por esse estilo de vida, não possui empresa fixa e muitas vezes não possui residência fixa também. Assim, o serviço contábil nesse mercado procura conseguir entender de onde vem a remuneração deles, manter a garantia da regularidade fiscal e tributária da empresa, disponibilizar uma sede virtual para recepcionar toda a documentação que chega desses clientes e cuidar da emissão das notas fiscais, documentos da empresa, e até mesmo agilizar processos bancários para que eles não se preocupem em relação a isso. Além disso, é preciso adequar o contato com esses clientes como for a melhor forma para eles, seja via WhatsApp, Skype, Google Meet, ou até mesmo via Zoom. Na prática, eles vão tocar seu negócio à distância, e vão conseguir toda assessoria para que possam cuidar dos aspectos legais para que consigam fazer o que tanto amam: viajar e tornar os sonhos realidade.
Assim, pessoas como youtubers, produtores digitais, marketing digital, venda de produtos digitais, conseguem ter uma regularidades em seus documentos, e aqui na Bento Contabilidade nos colocamos à disposição para te dar suporte nesse trabalho.
Ficou curioso sobre este assunto? Então continue lendo que preparamos a seguir as principais perguntas:

1) Quanto ganha um nômade digital?
Ganhar dinheiro trabalhando e viajando ao mesmo tempo é o sonho de qualquer um, não é mesmo? Mas não se iluda, pois nem tudo é um mar de flores. Portanto, viver a vida ganhando como um nômade digital é possível,
entretanto, é extremamente necessário que você entenda tudo sobre o assunto e de como é construído o negócio online. Atuar a distância remotamente não é tão simples, mas existe pessoas que ganham até R$50.000,00. Portanto, para que atinja o sucesso, mergulhe a fundo no assunto, este é o primeiro passo para alcançar seus objetivos.

2) Como os nômades digitais ganham dinheiro?
Como você viu, há muitas áreas que o nômade digital consegue atuar atualmente. Assim, para conseguir ganhar dinheiro trabalhando nesse estilo, irá depender muito do nicho que você está inserido. Um programador,
consequentemente, ganhará dinheiro assim como os outros, desenvolvendo um bom trabalho e fidelizando seus clientes. Um blogueiro terá que produzir bons conteúdos e monetizar seu site. Um fotográfo ou produtor de vídeo
também terá que praticar um bom trabalho e dar bons resultados.
Basicamente, os nômades digitais irão ganhar dinheiro da mesma forma que as pessoas que possuem local físico fixo.

3) Como ter uma vida nômade?
Antes de começar a se aventurar, tenha os pés no chão e comece pesquisando sobre o estilo e custo de vida no local. Assim, você conseguirá reservar uma quantia para se sustentar até conseguir se estabelecer. Tenha confiança também no que você faz, oferecendo um bom trabalho e garantindo clientes.
Burocracia para nômades digitais. Já está preparando as malas para virar um nômade? Então, deixa eu te contar só
mais uma coisinha. Antes de tomar essa decisão, é preciso estar ciente de todas as burocracias e trâmites que você irá enfrentar. Aliás, você faz parte de uma empresa, então, tudo que transacionar para as plataformas digitais nacionais deverá ser tributado. Se vender em outros países terá que obedecer as regras. Deu um friozinho na barriga?
Para cada local que você for, terão regras específicas, e é por isso que se deve estar sempre atento. Mas é claro, você pode delegar todo esse serviço para uma empresa de contabilidade confiável. Assim, você poderá pedir ajuda com todas essas legislações e estar sempre em dia com tais burocracias.