Contabilidade para Afiliados

Contabilidade para Afiliados

Você sabe o que são os afiliados? Eles são nada mais que divulgadores de produtos ou vendas de outras pessoas, como os infoprodutores, ou de empresas. Assim, eles indicam ou promovem essas pessoas ou empresas, com a finalidade de expandir e conquistar o crescimento das vendas. Nesse âmbito, podemos compará-los como vendedores de lojas físicas, que ganham comissão a cada venda que realizam. Entretanto, esses afiliados divulgam no mundo digital, como em plataformas de vendas.

Conseguiu entender um pouquinho sobre este nicho? Nos dias atuais, o mundo digital vem crescendo diariamente, e o mercado digital está conquistando seu lugar e sendo cada vez mais comum. Com a pandemia do coronavírus, seu crescimento gradual do dia para a noite se tornou exponencial. As vendas na internet aumentaram, segundo a revista exame:

“As medidas adotadas para conter a pandemia do novo coronavírus impulsionaram milhares de vendedores e milhões de novos consumidores para o comércio eletrônico. Com isso, o e-commerce brasileiro cresceu em níveis não vistos nos últimos 20 anos. Segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, feita em parceria com a Elo, o faturamento com as vendas online subiu 47% no primeiro semestre, totalizando 38,8 bilhões de reais. Ao todo, foram feitos 90,8 milhões de pedidos entre janeiro e junho de 2020 ”.

Tudo isso indica que essas vendas só irão crescer, até porque as vendas pela internet oferecem muitas vantagens comparadas com as que acontecem em lojas físicas. Além disso, o mercado digital oferece muito caminho por ser amplo, as infinidades de dúvidas sobre este novo canal são muitos. Tudo isso pode impactar para que afiliados iniciantes encontre dificuldade em alcançar os resultados positivos. Logo, a contabilidade para afiliados pode te tirar desse problema e te levar às alturas.

Então, a contabilidade é um serviço essencial, já que esta é uma tarefa totalmente burocrática e não é qualquer pessoa que tem domínio sobre o assunto.

Para os afiliados, essa burocracia pode ser ainda mais incerta, já que esse nicho possui suas especificações e precisa de muita atenção. Mas, muitos afiliados começam de forma irregular, e conforme crescem continuam da mesma forma, até que os problemas fiscais e burocráticas começam a aparecer, e a contabilidade geral é o socorro para este profissional.

Você está seguindo este caminho? Pare agora mesmo! Tudo isso pode contribuir para que você decline ao longo do tempo, já que ficar fora da lei resultará no pagamento de mais impostos.

Por isso, vendo que esta situação é muito recorrente e que esses profissionais estão declinando pelo fato de não buscarem se regularizar, preparamos aqui algumas dúvidas para você, afiliado, sobre a contabilidade do seu nicho. Continue lendo e confira:

Posso continuar atuando como PF (pessoa física)?

Logo quando você começou (ou está começando), não foi necessário ter um CNPJ e atuar como pessoa física era favorável. Assim, realizar suas vendas usando seu CPF, era aceitável. Entretanto, a partir do momento que o seu faturamento começou a aumentar, não é mais interessante e recomendado que se atue dessa maneira.

Isso porque na plataforma Hotmart, muito utilizada por afiliados, pois comercializa e distribui produtos, tem o limite total de saque por CPF de R$ 1.900,00. Caso ultrapasse este valor, a declaração dos seus rendimentos mensais deverá ser feita por meio do carnê leão.

Essa limitação pode te gerar o pagamento de impostos caros. Assim, se regularizar pode diminuir essa taxa e aumentar sua receita no final do mês. Além disto, o recomendado é que se analise e busque plataformas, conhecendo a particularidade de cada uma. Isso te trará o parâmetro de quanto suas vendas podem ultrapassar o limite. Com isso, evoluir seu negócio pode se tornar realidade.

Contratar um profissional contábil para te ajudar na escolha, ou para ajudar a conseguir o CNPJ, é uma das melhores maneiras para tomar decisões certas.

Coloque na ponta do lápis e avalie essa necessidade, já que os impostos podem ser reduzidos.

Posso ser MEI?

Devido a mudanças nos regulamentos, os afiliados não podem se tornar MEI (Microempreendedor Individual). Assim, os afiliados que já tem uma maior renda e irão atuar como PJ (pessoa jurídica) normalmente abrem sua empresa no Simples Nacional. Entretanto, a melhor escolha nessa hora é pedir auxílio da contabilidade tributária para não se afundar devido a mudanças nos regulamentos e burocracias.

Se você já está neste nicho a muito tempo e já está cadastrado como MEI, procure já o serviço contábil para fazer as alterações necessárias para se regulamentar com a lei.

Contabilidade é um serviço essencial

Está na hora de fazer a migração de PF para PJ?

Seu faturamento está aumentando e não sabe se é a hora certa para ter o CNPJ? Há muitos regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real, etc., em que cada um deles possui limitações e avaliações para saber se você se enquadra. Por isso, ter um CNPJ não é uma tarefa tão simples. É preciso falar com um profissional e entender cada um deles e saber se as particularidades do regime tributário se aplica no seu caso. A recomendação geral para os afiliados é que adotem o Simples Nacional, que permite o faturamento de até 4,8 milhões anuais. Uma das vantagens dessa migração é sua regularização na Receita Federal e a emissão da nota fiscal eletrônica.

Delegue essa tarefa para alguém que sabe, ok? Nós, da Bento Contabilidade podemos te ajudar.

Qual o melhor programa de afiliados?

Além de se regularizar para levar seu negócio às alturas, escolher os melhores programas para afiliados é uma tarefa essencial para ter sucesso no seu negócio. Ser criterioso para escolher a plataforma para trabalhar, irá melhorar sua rentabilidade, pois facilitará tarefas rotineiras do dia a dia. Abaixo, escolhemos algumas plataformas:

  • Monetize;
  • Hotmart;
  • Udemy;
  • Eduzz;
  • Amazon;
  • Lomadee;
  • Awin.

Portanto, a importância da contabilidade para os afiliados é real, já que na regularização no CNPJ até para tomadas de decisões esse profissional se mostra altamente essencial. Não obstante, a escolha da plataforma também tem um importante papel no cotidiano desses profissionais.