O que é Marketplace e por que é fundamental para o seu negócio digital?

Você sabe o que significa Marketplace? Certamente, você já ouviu falar em Marketplace, pois ele é um modelo de negócio que faz as empresas prosperarem e um recurso super útil para alavancar as vendas de um negócio digital. Alguns grandes e-commerces recebem muito dinheiro e milhões de visitas por mês. Agora, seu pequeno negócio possui toda essa demanda? Com o Marketplace, isso é possível.
Se você quer saber mais sobre este assunto, neste post vamos explicar tudo sobre marketplace e por que ele é fundamental para o seu negócio digital. Assim, você conseguirá deixar seus negócios a todo o vapor! Continue lendo este artigo e confira.

O que é Marketplace?

É muito comum o marketplace ser comparado como um estilo de shopping virtual. O marketplace surgiu no Brasil em 2012, logo se tornando um modelo recente. Sua grande fama é reconhecida porque contém em um único site diversas marcas, o que é uma vantagem no ponto de vista do consumidor, já que ele consegue comparar preços, principalmente, de forma mais fácil dentro de um grande leque de opções.
Suponhamos que recentemente você abriu uma loja física para vender tênis e possui um amigo que já está neste ramo a tempos e possui uma loja física de sucesso. Então, se este amigo te oferecer um espaço da loja dele para você colocar seus tênis e em troca ganhar uma porcentagem sobre seus lucros, adivinhe só, isto é, marketplace.
Ficou muito mais simples de entender agora, já que já deve ter surgido diversos exemplos na sua cabeça, como: Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre, Shoptime e Bom Negócio. Este modelo é muito popular pois dá chance dos pequenos empreendedores de ascenderem, e assim aumentarem seus lucros. Isso porque é muito mais fácil utilizar uma loja muito conhecida e confiável para vender seus produtos do que criar a sua própria do zero. Além disso, as pessoas costumam
comprar e confiar muito mais pelo simples fato de uma empresa estar há muito anos no mercado, como é o caso da B2W.

Qual a diferença entre Marketplace e E-commerce?

Se você deseja comprar um notebook da marca X, você entrará no site desta marca X e buscará entre as opções o melhor para você. Isso é o e-commerce.
Agora, se você quer o notebook da marca X e deseja comparar preços, por exemplo, você pode entrar no site da loja Y e ver esse produto X nesse site Y. Neste caso, isto é designado como marketplace.
Em síntese, o marketplace são sites que revendem produtos de várias marcas.
Agora que você já entende do assunto, uma outra pergunta frequente é:

Por que é fundamental para o seu negócio digital?

Como já dissemos anteriormente, os serviços de marketplace comumente traz um impacto positivo nas suas vendas pela utilização de sites famosos para dar credibilidade ao cliente. Contudo, este não é o principal ponto para ele se apresentar fundamental no seu negócio digital.
Ter um negócio digital exige ferramentas diferentes do que ter um negócio físico. Um grande exemplo é que na fidelização do cliente você pode contar com ações que irão certamente agregar valor à experiência do usuário com a sua marca. Um segundo exemplo é a Black Friday, uma chance para que os lojistas aumentem o lucro: neste grande evento, você irá criar a oportunidade para que as pessoas compre seu produto, e assim garantir futuras compras. Fora que, é muito mais fácil
de se promover eventos assim para seu negócio digital do que para o negócio físico.
Basicamente, o principal ponto para o marketplace se apresentar fundamental no seu empreendimento virtual é a não necessidade de grandes investimentos, podendo aumentar seu lucro exponencialmente. Certamente, ele é a chave mestra para ter um negócio digital de sucesso.
Agora que você já viu que o seu negócio digital pode mudar sua vida financeira, certamente um personagem nesta história deve ser acrescentado: a contabilidade. Uma contabilidade de custos pode ser muito eficaz para se iniciar, e a contabilidade tributária, contabilidade comercial ou até mesmo uma contabilidade geral, pode impedir que seu negócio entre em falência. Isso porque, de nada adianta ter muito dinheiro se você não sabe administrá-lo. Uma hora ou outra, isso pode impedir seu crescimento e fazer com que cada vez mais seu negócio fique à beira de uma falência. Afinal, a contabilidade é um serviço essencial para qualquer negócio.

Vantagens

São inúmeras as vantagens que se aplicam tanto para o consumidor quanto para o vendedor. Afinal de contas, o consumidor irá ver em um único site a oferta de vários vendedores, e assim poderá comparar a melhor oferta.
Ficar o tempo necessário no site também é bem positivo, pois o consumidor pode levar o tempo que quiser para escolher o produto.
Além do mais, a possibilidade de comprar, por exemplo, um notebook do vendedor A e um celular do vendedor B e efetuar o pagamento de uma vez só sem precisar realizar duas transações é uma vantagem e tanto.
Já para os vendedores, a visibilidade é uma das grandes vantagens associadas ao marketplace. Isso porque a colaboração dos lojistas com grandes sites dá a oportunidade para os pequenos empreendedores alavancarem seus negócios. Além de ganhar visibilidade, os vendedores conseguem ganhar uma reputação. Certamente, sempre há avaliação e comentários de pessoas que já comprou o produto. Isso influenciará as próximas vendas, e caso for boa, as vendas crescerão ainda mais.

O potencial viral do marketplace tem a vantagem econômica, já que são incomparáveis quando se fala de marketing.Quando se fala de negócio digital lucrativo, ou de como criar um negócio digital de sucesso, rapidamente associamos a utilização do modelo de marketplace. Além de todas as vantagens faladas acima, poder associar seu produto a mais de um site
é uma boa estratégia, já que poderá ganhar mais poder e mais chances de atingir mais pessoas.
Gostou do artigo? Coloque já em prática as dicas e não se esqueça de ser organizado para administrar sua vida financeira. E se dúvidas sobre a parte contábil do seu negócio surgir, fale com a Bento Contabilidade, pois somos uma contabilidade especializada em marketplaces.