Afiliados e Infoprodutos: o que é, como funciona e por que contar com uma contabilidade?

Com o crescimento exponencial da tecnologia no tempo moderno, muitas coisas novas surgiram. Antes, trabalhar para uma empresa em casa não era algo comum, mas agora, esse novo meio é possível graças ao advento da tecnologia.
Uma das inovações foi o surgimento de novos nichos no mercado, como por exemplo, os infoprodutores que fornecem seus infoprodutos aos afiliados.

O que são afiliados? O que são os infoprodutos?

Se você está por fora deste assunto e não sabe nadinha , continue lendo que eu vou te contar tudo sobre essa novidade no mercado!

Afiliados

Basicamente, um afiliado é a pessoa que indica e promove a venda tanto de produtos quanto de serviços de outras pessoas, de empresas ou de marcas na internet. Há muitos temas para se tornar um afiliado, como: negócios, cursos,literatura, culinária, softwares e etc. Basta decidir qual você tem mais facilidade para vender.

Hoje em dia existem plataformas para facilitar o trabalho, que contabilizam as vendas por meio de links exclusivos, com a finalidade de identificar todas as suas conversões, além de possuírem uma quantidade infinita de produtos para se afiliar. Assim, essa pessoa recebe comissões indicando e promovendo os produtos de outras pessoas.

Como funciona?

Muitas pessoas por não entenderem direito o que é ser um afiliado não conseguem elevar seu negócio. Mas agora que você entendeu que um afiliado é a pessoa que promove determinado produto ou serviço de determinada empresa, e é remunerado em função das vendas geradas, certamente ficará mais fácil de entender como funciona esse método de venda.

Basicamente, trabalhar como afiliado exige que a pessoa tenha uma plataforma para anunciar os produtos ou serviços. Logo, ter um blog, um perfil famoso e forte nas redes sociais ou algum outro meio de divulgação, permite que mensagens publicitárias sejam veiculadas (anúncios) para a divulgação dos serviços e produtos. Isso pode ser feito no formato de vídeos, textos, banners, links e em todos outros que sua criatividade permitir. Em troca disso, esse profissional é remunerado e recebe comissões pelas vendas feitas.

Atualmente existem muitas plataformas de afiliados populares, como a Hotmart, Google AdSense e o Monetizze.

Por que contar com uma contabilidade?

Todo negócio precisa ser bem administrado. Como dito anteriormente, se você não sabe o que significa ser um afiliado, logo, não exercerá bem a função. E se você não tiver um bom planejamento e controle financeiro, vai ver o dinheiro fugindo das suas mãos.
Ter uma empresa de contabilidade agregada é fundamental, pois é ela quem irá controlar os gastos, as receitas e até mesmo fazer um planejamento para diminuir os impostos, por exemplo. Trabalhar como afiliado exige muita dedicação, e ter dor de cabeça com assuntos contábeis certamente não fará muito bem.

Então, não hesite em contratar uma empresa contábil confiável, já que o serviço de contabilidade é essencial para o crescimento do seu negócio digital.

Infoprodutos

É provável que alguma vez na sua vida você já tenha tido contato com os infoprodutos. Certamente, você já baixou um ebook, assinou revista eletrônica, algum curso, palestra, conferência, videoaulas, podcasts ou qualquer outro produto digital que foi distribuído de forma paga ou gratuita. Ou seja, é qualquer material de informação adquirido exclusivamente pela internet. Esse infoproduto pode ser no formato de áudio, texto ou vídeos, mas sua característica predominante é a oferta e consumo no mundo digital.

Além do mais, um infoproduto é flexível no quesito de ser vendido para vender outra oferta, como por exemplo um ebook gratuito de marketing para vender um curso ou qualquer outro infoproduto. Abre-se aí um leque de oportunidades, basta ter criatividade e uma mente inovadora.

Como funciona?

Para entender como funciona o mercado dos infoprodutos, é preciso ter bem claro que existe o produtor, que é quem irá criar os produtos e o comprador, que irá comprá-los. Além desta relação, existem pessoas que conseguem facilitar o processo, como por exemplo, um professor (que nessa situação se encaixa como infoprodutor) que deseja fazer video aulas, porém, não consegue editar seus vídeos e não sabe a forma e as plataformas para divulgá-los, pode recorrer a um profissional que consiga fazer essas tarefas. Assim, ambos contribuem para o sucesso daquele infoproduto.

Não parando por aí, além de todos esses personagens já citados, o afiliado se torna um personagem indispensável para o mercado dos infoprodutos. Isso mesmo! Agora que você já sabe o que significa, ficará mais fácil de entender. Continuando o exemplo dos vídeos do professor, o afiliado irá buscar clientes ideias para que as pessoas consumam àquela videoaula. Assim, ele fará com que esse infoproduto chegue para estudantes. Com isso, ganhar dinheiro com infoprodutos ficará muito mais fácil!

Por que contar com uma contabilidade?

O mercado promissor dos infoprodutos no Brasil é uma realidade. A internet está presente em muitas casas brasileiras, e os infoprodutos são cada vez mais consumidos. Ainda mais com a pandemia do coronavírus, onde as pessoas encontram a necessidade de obterem informações principalmente no mundo online. Assim, a contabilidade para os afiliados não deve ser dispensada. Muitas pessoas acreditam que negócios digitais não têm a necessidade de um serviço contábil, mas acabam não tendo um futuro promissor. Colocar em prática a contabilidade geral, ou seus pormenores, como a contabilidade tributária e contabilidade fiscal, exige conhecimento na área. Fazer a tributação dos infoprodutos não é tarefa para qualquer um. Então, não deixe de contratar uma contabilidade especializada para te ajudar.

O mercado para afiliados e infoprodutos tem grande tendência de crescer cada vez mais. É muito comum no Instagram ver perfis famosos, ou as blogueirinhas, postando stories sobre determinado produto ou serviço, ou até mesmo divulgar um site de videoaulas ou podcasts. O lucro dos infoprodutos para afiliados, se bem administrados, gerará grandes lucros. Até porque, aproveitar a oportunidade que o mercado oferece é um dos princípios do marketing.

Não seguir esta empreitada sozinho e contratar um contador especialista em infoprodutores e afiliados é a chave para alcançar o crescimento do seu negócio. Isso porque o mercado digital é promissor e as vantagens de trabalhar com essas novas tendências também são atrativas, como ser o próprio chefe e ter liberdade e horário flexível.

Quer saber mais, fale com a Bento Contabilidade.