Contabilidade digital especializada: Infoprodutor e Afiliado

No mundo do infoprodutor e dos afiliados a contabilidade digital é uma verdadeira “mão na roda”. Isso porque ela facilita diversos processos, uma vez que se adequa a realidade desses clientes.

Antes de começar a falar do que realmente importa, vamos esclarecer o que cada um é!

O que é e qual a diferença entre infoproduto e infoprodutor?

Aí você se pergunta: infoprodutos ou infoprodutor? Na verdade, o infoprodutor é quem faz o infoproduto. Então, a palavra infoproduto significa produtos consumidos e comercializados exclusivamente online, como vídeo aulas, ebooks, apostilas, aplicativos e etc. Ficou mais claro de entender, né? Assim, quem faz a videoaula é chamado de infoprodutor.

O que é afiliado?

O afiliado significa aquela pessoa que quer receber comissões para promover produtos de outra pessoa. Hoje em dia é muito comum ver isso no Instagram, principalmente. Normalmente, as pessoas gravam stories divulgando determinado produto e ganhando por indicar o produto. Eles podem trabalhar tanto como afiliados digitais, ou seja, promover infoprodutos, quanto serem afiliados a produtos físicos.

O mercado atualmente para ambos é muito promissor. O mundo digital não para de crescer e, com a pandemia do coronavírus, as redes sociais e a busca por infoprodutos no Brasil bombaram. Isso porque eles são extremamente úteis para que se mantenha o distanciamento social. Um estudante certamente se beneficiou das videoaulas de um infoprodutor, ou foi influenciado a comprar um ebook por ver um stories no instagram.

O mercado para infoprodutores e afiliados é exclusivamente digital, então, a contabilidade digital é especializada e ideal para essas profissões. Para que o infoprodutor e o afiliado alcancem o sucesso, ter uma contabilidade especializada que entende as particularidades desse serviço e encaminhe o empreendedor para a direção certa, é de extrema importância.

Vamos conversar um pouquinho sobre a contabilidade digital especializada no infoprodutor e no afiliado?

Ter uma contabilidade especializada ajuda a decidir e levar os infoprodutores e afiliados no caminho certo. Isso porque as legislações e burocracias mudam para esse tipo de serviço. Atuar como PF ou PJ? Qual regime tributário? A contabilidade é um serviço essencial para todos aqueles que não desejam estagnar. Logo, a contabilidade geral não é o suficiente. Para essas pessoas que manjam sobre as coisas digitais, a facilidade que a contabilidade digital proporciona é imensa. Rapidez, facilidade e agilidade. Essas três palavras definem esse tipo de contabilidade. Assim, a contabilidade fiscal, a contabilidade tributária e a contabilidade financeira ficam mais prática para os infoprodutores e afiliados, que já estão acostumados com as coisas digitais.

Atuação como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

Para quem está iniciando a carreira e possui o faturamento baixo, não é necessário ter CNPJ e atuar como pessoa jurídica. Assim, é possível que os valores das vendas e das comissões sejam por meio do CPF da pessoa física.

Contudo, é importante salientar que algumas plataformas exigem o CNPJ e isso pode atrapalhar o pequeno empreendedor devido algumas limitações. Para conseguir se manter no mercado, quando o infoprodutor ou afiliado começar a crescer, é importante obter o CNPJ. Ele pode ser feito exclusivamente pelo computador com a ajuda de um contador para facilitar todo o processo. Atuar como pessoa jurídica ajuda a reduzir os impostos a pagar e, por isso, decidir a hora certa de fazer essa mudança é crucial no seu desenvolvimento.

A contribuição com o INSS varia de acordo com a renda. Então, se esse infoprodutor ou afiliado estiver lucrando, ele pode chegar a ter 20% da sua renda comprometida para o pagamento deste imposto. Já a tributação para a Pessoa física pode chegar a 27,5% da renda total desses trabalhadores, acompanhando a tabela do IR. Viu só como a contabilidade pode te ajudar a reduzir esses custos?

A contabilidade digital para os infoprodutores e afiliados certamente vai ajudar nessa transição. Além de  economizar tempo, esse processo é feito totalmente pela internet.

A tributação para infoprodutores e afiliados

A tributação de infoprodutos é decorrente das vendas realizadas pela internet, enquanto a tributação para os afiliados é decorrente das comissões que recebem.

Na nota fiscal do infoprodutor e afiliado existem algumas particularidades, que, se não cumpridas, podem gerar problemas com a contabilidade do seu negócio. É a contabilidade quem vai definir o que irá entrar como despesa ou não, para que no final, as contas batam.

Além de organizar questões importantes sobre a tributação, é importante lembrar que os infoprodutos no formato de ebook tem o imposto zerado. Já os cursos têm os tributos feitos de outra maneira. Tudo isso serve para ressaltar qual a importância da contabilidade especializada. Ela pode te ajudar a reduzir muitos custos, ICMS, PIS, COFINS. Tudo isso dependerá do regime tributário que o infoprodutor ou afiliado escolher. Por isso, é importante que o contador esteja a par de todas as informações para fazer a escolha correta já que os impostos são gerados a partir destes regimes. O faturamento do infoproduto e das comissões de afiliados também são fatores que devem ser avaliados.

O mais importante na contabilidade digital é que essas informações podem ser colocadas em planilhas no Excel compartilhadas para que tanto o contador quanto o infoprodutor ou afiliado tenham acesso a ela. Outra vantagem é que ela pode ser
acessada a qualquer hora e em qualquer lugar.

A importância da contabilidade digital para infoprodutores e afiliados

Com os infoprodutores e afiliados, a contabilidade digital otimiza o negócio auxiliando diversas etapas burocráticas além de avaliar custos que podem ser evitados. Todos esses processos podem ser feitos por meio de um computador, facilitando, assim, muitos processos. Emitir notas fiscais, criar planilhas de custos, tudo isso se tornou possível com a vinda da internet.

O empreendedor sempre deve acompanhar e controlar a sua contabilidade para não correr riscos futuros. Tudo isso se torna possível com a contabilidade digital e especializada nesse segmento do mercado. Os serviços contábeis são essenciais para o crescimento desses negócios e para aumento da produtividade.

Se você ainda ficou com dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco.
A Bento Contabilidade possui contadores especializados no seu negócio.