Fórmula de Lançamento: entenda como esse modelo de negócio tem dado tão certo para muitos empreendedores

A fórmula de lançamento, ferramenta esta que atualmente mais dá resultado para empreendedores, foi criada pelo norte-americano Jeff Walker e foi trazida ao Brasil por Érico Rocha. Walker começou a desenvolver essa fórmula a partir de uma lista de e-mails que compartilhava informações sobre investimentos. Ele conseguiu faturar mais de 100 mil em apenas uma semana, chamando atenção para sua nova técnica. Muitos a chamaram de “fórmula para vender”. Tudo isso alavancou o Marketing Digital e deu vida, principalmente, a muitos empreendedores iniciais e empreendedores de sucesso no Brasil.

O que é a fórmula de lançamento?

Essa fórmula de lançamento é uma técnica americana que se baseia em uma sequência de etapas para determinado produto na internet. Logo, a metodologia se baseia em publicações de conteúdo, vendas sazonais e em uma construção de relacionamento com o seu público alvo.

Achou um pouco difícil de entender? Neste post, vou te mostrar tudinho sobre este assunto e o porquê esse modelo dá muito certo para os empreendedores digitais. Quer ter um negócio lucrativo em 2021? Então continue lendo!

Certamente antes do lançamento de um filme você já reparou que o Marketing vem com tudo para divulgá-lo. Entrevistas sobre a produção, venda de livros sobre a história, rumores, “cenas vazadas”, talk shows, revelação e detalhes do projeto e teasers e trailers são anunciados.

Há um enorme investimento antes da estreia para que tudo ocorra antes do filme ser lançado e comercializado nos cinemas. Neste período, é a oportunidade perfeita para os produtores gerarem lucros. Todo esse processo de divulgação se assemelha com a proposta da fórmula de lançamento. Em um negócio digital de sucesso, quando ocorre o lançamento de algum produto ou serviço, as técnicas de persuasão e vendas não são as mesmas que as utilizadas para divulgar um filme, mas seguem a mesma lógica e no mesmo período. E acredite, são extremamente eficazes.

Como a Fórmula funciona na prática?

Não apenas o cinema pode praticar e se beneficiar da Fórmula de Lançamento. Todos os empreendedores podem. Empreendedores rurais, empreendedores empresariais, empreendedores individuais, empreendedores informais… E aí vai. Basicamente, essa metodologia vai sugerir que você, empreendedor, crie uma sólida relação com sua audiência com base em um conteúdo relevante de qualidade.

A execução de lançamento de produto pode ser dividida em 3 fases principais: relacionamento, lançamento e entrega.

Relacionamento

Sem público, sem vendas. Eles são o princípio de toda a estratégia. Por isso, é importante estudar o mercado com todo o cuidado possível, para que os identifique e produza o conteúdo certo e relevante para essas pessoas.

O mais importante nesta etapa é que se construa gradativamente a construção de autoridade e valor para a sua marca. Isso irá transmitir muito mais segurança e confiança.

Lançamento

Após sentir que o seu relacionamento com a sua audiência foi consolidado (o que pode levar um certo tempo, por isso, ter foco e calma é um pilar muito importante), é hora da ação. É hora de colocar o seu produto à venda.

É hora de fazer dinheiro em 7 dias. O sucesso do lançamento do seu produto após um árduo trabalho anterior está relacionado com expectativa e escassez. Tudo isso faz com que as pessoas procurem seu produto de forma desesperada e topam pagar por preços extremamente altos. E isto faz parte da estratégia.

Entrega

Você consolidou seu público, fez com que sua marca tivesse credibilidade e confiança, e gerou expectativa e ansiedade para o produto lançado. Agora é hora de entregá-lo, certo? Então, disponibilize sua videoaula, seu e-book e não fuja do pós venda! Essa é uma fase muito importante para se montar a estratégia do seu negócio digital.

Não ache que acaba por aí, este é um erro fatal. Desaparecer após a entrega é um posicionamento que pode implicar em um mau impacto em todo seu trabalho anterior. A Fórmula de Lançamento engloba também que o relacionamento com o cliente continue a ser desenvolvido após a compra. 

Quais os benefícios prometidos?

Nos Estados Unidos, berço desse modelo de negócio, essa fórmula atende marcas muito famosas. Já no Brasil, esse modelo estratégico se tornou um divisor de águas, principalmente para empreendedores de pequenos negócios online ou até mesmo para grandes empreendedores. Aqueles empreendedores que surgiram na pandemia, se usarem a Fórmula de Lançamento para se igualar aos concorrentes no mercado, terão uma grande carta na manga.

Criação e aprimoramento do produto

Jeff Walker sempre enfatiza que um produto de qualidade e que atenda as necessidades dos clientes, é a melhor forma de conseguir o sucesso. Com isso, ficar aberto e atento aos feedbacks a partir da interação com os clientes é uma boa oportunidade para se dar bem neste ponto. Busque sempre aprimorá-lo. 

Construção de autoridade e valor

Como você viu anteriormente, para que a Fórmula de Lançamento obtenha tantos resultados, é imprescindível que se construa uma marca de autoridade e valor. Caso isso não aconteça, quem que vai comprar seus produtos no lançamento? Uma marca desconhecida e de pouca credibilidade? Tudo isso só é possível caso você produza um conteúdo eficaz.

Um ano de vendas em uma semana

Um resultado que surpreende, em que se ganha em uma semana em uma venda sazonal aquilo que se fazia em um ano de vendas perpétuas. Há história de empreendedores que aplicaram a fórmula, como Érico Rocha, e obtiveram tais resultados. 

Empreendedores são independentes e constroem seu próprio destino. Sendo assim, a Fórmula de Lançamento vai surgir como um método para auxiliá-los e para promover os negócios. Essa estratégia tem muita força no meio digital, e ganha cada vez mais abertura no mercado.

Por fim, não se esqueça que nenhum processo de vendas garante os resultados. Se empenhar em cada etapa vai decidir se seu negócio digital irá ser promissor ou não.

Para não se arriscar, contrate a contabilidade, ela certamente vai te auxiliar neste processo e te indicar até onde você poderá ir para não correr riscos.