Como funciona a contabilidade quando o assunto é Aposentadoria

Como funciona a contabilidade quando o assunto é Aposentadoria?

O tema aposentadoria é alvo de muitas discussões. Constantemente a legislação sobre a aposentadoria no Brasil muda, e todas as mudanças feitas na aposentadoria depois da Reforma da Previdência já estão sendo aplicadas. Logo, é crucial ficar de olho nas mudanças para saber quando será a hora certa e se você se enquadra nos requisitos exigidos.

Irei pegar minha aposentadoria por idade? Ou a aposentadoria por tempo de contribuição? Essas são as perguntas mais frequentes. Além disso, você sabia que a aposentadoria varia a cada função? Existe a aposentadoria para autônomos, aposentadoria para MEI, aposentadoria do servidor público, aposentadoria por invalidez e assim vai. As regras variam, assim como os valores pagos e os valores recebidos. São muitas variáveis devido à complexidade do assunto, e na grande maioria das vezes as pessoas tendem a recorrer a um serviço de contabilidade para tirarem suas dúvidas.

Quer saber mais sobre este tema? Continue lendo este artigo e tire de uma vez todas as suas dúvidas sobre o assunto.

4 aposentadorias mais comuns:

1. Aposentadoria por tempo de contribuição

Sendo esta a mais comum entre as aposentadorias e uma das mais fáceis de se entender. Após 35 anos de contribuição para homens e de 30 anos de contribuição para mulheres, não é necessário esperar a idade mínima para se aposentar. Isto é, se você já atingiu o tempo de contribuição, você já pode se aposentar independentemente da idade.

Contudo, este tipo de aposentadoria por tempo de trabalho após a Reforma da Previdência acabou. É isso mesmo. A justificativa do governo de realizar tal medida é que agora é necessário ter uma determinada idade para a maioria das aposentadorias. Mas não se desespere! Ainda existe regra de transição para quem queria se aposentar nessa idade e estava trabalhando com esse objetivo.

Viu só como é necessário ter um conhecimento mais a fundo nesse assunto? Ter acesso aos serviços de uma contabilidade total para auxiliá-lo e definir qual rumo você deverá seguir para se aposentar é importantíssimo! Você poderá de outra forma, como a Aposentadoria por Pontos 2021, que já já vamos te explicar.

2. Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade é uma das formas que mais a população se enquadra, já aposentando mais de 10 milhões de pessoas. Este, sem sombra de dúvidas, é um dos principais benefícios que a Previdência Brasileira disponibiliza.

Sendo assim, após a Reforma, as regras da aposentadoria por idade sofreram alterações e alguns requisitos mudaram, como o tempo de contribuição e a idade mínima. Para que os homens consigam se aposentar, é necessário ter 65 anos de idade e ter contribuído com o INSS por 20 anos; já para as mulheres, é necessário ter 62 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Portanto, essa aposentadoria é destinada para aqueles que começaram a trabalhar tarde ou até mesmo que não trabalharam por muitos anos contribuindo com o INSS.

3. Aposentadoria por tempo de contribuição por pontos

Na verdade, essa aposentadoria possui uma enorme vantagem e é muito semelhante à aposentadoria por tempo de contribuição. A grande vantagem está relacionada ao fator previdenciários, que não poderá diminuir o valor da aposentadoria (o que é muito comum de acontecer devido ao cálculo feito) devido a regra dos pontos.

Ela funciona assim: ao completar 35/30 anos de tempo de contribuição com o INSS, é somada a idade com o tempo de contribuição. Assim, se para homens esses pontos forem superiores a 96, e para mulheres superiores a 86 pontos, a aposentadoria não terá redução do fator previdenciário.

Esse tipo de aposentadoria é destinada para aqueles que já estavam trabalhando antes da reforma e para quem irá começar a trabalhar depois dela.

Portanto, a contabilidade é um serviço essencial quando se trata de aposentadoria. Se você planejava se aposentar por tempo de contribuição e agora não será possível, o contador poderá analisar todo seu perfil e ver se você irá se enquadrar na aposentadoria por tempo de contribuição por pontos ou em algum outro tipo. As regras da aposentadoria antes da reforma eram muito diferentes, e por isso, as coisas podem não sair como o planejado.

4. Aposentadoria Especial

A aposentadoria especial após a reforma da previdência terá idade mínima como requisito. Esse novo requisito irá dificultar ainda mais para conseguir esse benefício, já que esse tipo de aposentadoria é reservado para aqueles que possuem um trabalho muito desgastante devido a serem perigosos ou com exposição a agentes nocivos à saúde.

Os novos requisitos são os mesmos tanto para homens quanto para mulher:

Ter no mínimo 55 anos de idade e 15 anos de contribuição nos casos de trabalho em minas subterrâneas;

Ter no mínimo 58 anos de idade e 20 anos de contribuição nos casos de trabalho em contato com amianto ou trabalho em minas não subterrâneas;

Ter no mínimo 60 anos de idade e 25 anos de contribuição nos demais casos de trabalho com agentes prejudiciais à saúde e trabalhos perigosos.

Aposentadoria por Idade

O que é o Benefício Assistencial (LOAS)?

O benefício assistencial ou LOAS é uma prestação paga pela previdência social que irá garantir a todos aqueles que não possuem meios de manter sua subsistência ou da família concedendo esse auxílio de um salário mínimo mensal.

Esse benefício assistencial existe de 2 tipos: Benefício Assistencial ao Idoso e Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência.

O Benefício Assistencial ao Idoso para idosos que possuam mais de 65 anos, já o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência serve aquelas pessoas que possuem deficiência e não tem condições de se inserir com igualdade na sociedade.

Vale ressaltar que muitas pessoas se referem a este benefício como LOAS. Porém, essa denominação não é correta, já que a LOAS é a lei que originou este benefício.

Como funciona a contabilidade?

Quando o assunto é aposentadoria, a contabilidade consultiva é essencial para que não se cometa gafes. Até porque, essa é uma fase muito importante da vida, em que o trabalhador após anos de contribuição chega na hora de descansar e desfrutar de tudo aquilo que contribuiu. O que muitos não esperavam é a constante mudança das regras, e por isso ficar de olho para escolher o melhor tipo de aposentadoria para não sair perdendo, é muito importante.