Contabilidade para Assistência Técnica

Contabilidade para assistência técnica

No mundo atual o universo dos negócios é marcado pela crescente inovação tecnológica e pelo mercado com alta competitividade. Com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas mudaram a forma de trabalho e usaram suas próprias máquinas para trabalhar. Logo, a necessidade de contratar uma assistência técnica tornou-se mais recorrente do que nunca. Consertar esses equipamentos se tornou necessário, e a demanda cresceu.

Uma administração efetiva desses negócios é essencial, principalmente o serviço de contabilidade. A contabilidade geral com tantas mudanças e inovações se viu obrigada a se adaptar, e a se atualizar de forma rápida e eficiente.

Com isso, o profissional contábil deixou de ser visto e caracterizado apenas como um simples guarda livros, sendo agora reconhecido como a peça essencial para o funcionamento e crescimento exponencial de qualquer empreendimento de sucesso.

Segundo dados da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), o mercado hardware, software e de serviços associados no Brasil se mantém na 9ª posição no mundo, e superou as expectativas para 2018, chegando a US$47 bilhões, um crescimento de 9,8% em relação a 2017, mais que o dobro da previsão para o ano, que foi de 4,1%”.

O mercado cada vez mais está pedindo novas exigências, buscando assistências técnicas bem estruturadas, com uma boa reputação e um excelente serviço. Mas, o que a contabilidade tem a ver com isso?

Bom, a resposta é: tudo. Quando um cliente busca uma assistência técnica, deseja que seu aparelho ou máquina seja arrumada de forma rápida e eficaz. Então, o profissional dá entrada no objeto, e avalia o que deverá ser comprado para arrumá-lo. Logo, ele deverá saber a quantidade correta que deverá cobrar do cliente, assim como ver se possui verba para comprar a peça. Se o estabelecimento estiver com a contabilidade financeira em dia, com o fluxo de caixa organizado, assim como a contabilidade tributária e a contabilidade fiscal, ele consegue checar se tem verba, de forma simples e rápida. Isso porque os registros estarão todos em ordem, já que o contador terá cuidado de todas as papeladas, burocráticas e trâmites.

Agora, caso não exista uma contabilidade ligada a essa assistência técnica, o risco de comprar peças sem verba é enorme. Com isso, as chances do negócio ir água abaixo é bem maior. Para isso, a Bento Contabilidade é uma empresa focada e especializada em contabilidade para assistência técnica. O conhecimento de nossos profissionais permitirá pensar em soluções práticas e eficientes na administração e gerenciamento do seu negócio. Nosso objetivo é prestar todo o suporte necessário, que conta desde a abertura da sua assistência técnica até o crescimento do seu empreendimento. Tudo isso envolve traçar novos planos, auxiliar na parte fiscal, legal, trabalhista e contábil para que sua empresa decole.

Isso porque sabemos que montar uma empresa envolve etapas muito complexas e, para cada segmento do mercado, existem leis e burocracias distintas. Qual regime tributário? Quais obrigações fiscais? Quais burocracias? Com o planejamento adequado e profissionais que cuidam dessas situações, o seu negócio irá prosperar com muito mais facilidade e em muito menos tempo. Podemos ajudar por meios de uma assessoria completa que mapeia a situação atual do seu negócio e montar estratégias visando o crescimento financeiro da sua assistência técnica.

Quer saber mais sobre o assunto? Abaixo, separamos algumas dicas de como montar sua assistência técnica:

Contabilidade Especializada em Assistência Técnica

Mercado

Mesmo com excelentes resultados provenientes deste mercado como mostrado anteriormente, o avanço tecnológico e competitividade neste nicho faz com que as assistências técnicas enfrentem grandes desafios. Com máquinas de maior qualidade, a chance de dar problema reduziu muito. Além disso, a grande redução dos preços dos componentes desses aparelhos faz com que o conserto fique mais barato, em que as assistências técnicas dependem de um grande volume de atendimento para gerar lucro. Essa situação tende a impactar mais fortemente em pequenos empreendimentos, em que elas precisam se adaptar aos desafios que o mercado impõe.

Contudo, com a pandemia do coronavírus, a maior utilização dessas máquinas gerou mais volume de atendimento, sendo uma grande oportunidade para os empreendedores se atentarem.

Localização

Este é um fator que gera grande impacto relevante para uma empresa em assistência técnica. Devem ser levados em conta a segurança da região. Áreas de risco, infraestrutura do local, proximidade de outras empresas do setor e fornecedores e facilidade de acesso.

Exigências Legais e Específicas

Para abrir uma assistência técnica, o sócio poderá ter tanto seu registro de forma individual, quanto em um dos enquadramentos jurídicos da sociedade. Para isso, deverá avaliar qual dessas opções irá melhor atendê-lo, qual o perfil do negócio pretendido e quais suas expectativas. Para esta etapa, é recomendado a consulta de um contador, pois ele saberá guiá-lo de forma coerente e especializada. Esse profissional poderá elaborar os atos constitutivos da empresa e, por conhecer as legislações tributárias, conseguirá auxiliar o empreendedor em todas essas etapas.

Isso porque, as etapas envolvidas neste processo, são muitas:

Junta Comercial;

Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

Secretaria Estadual de Fazenda;

Registro na prefeitura municipal, para obter o alvará de funcionamento;

Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);

Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;

Registro no Corpo de Bombeiros Militar.

Estrutura

A vantagem na estrutura no ramo de assistência técnica é que não é necessário um local específico para atendimento, podendo prestar serviços com atendimento a domicílio, como a assistência técnica online.

Já para aqueles que preferem montar uma loja física para atendimento, deverá pensar na ambientação, decoração, circulação, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a fachada, letreiros, entradas, saídas e estacionamento. Vale ressaltar que cada Prefeitura ou Administração Municipal possuem suas próprias legislações sobre placas externas de identificação, por isso, conferir essas legislações é uma ação importante.

Gostou das dicas? Elas são importantíssimas para qualquer assistência técnica de sucesso. A contabilidade é um serviço essencial neste segmento e, por isso, não se esqueça de contratá-lo.