Contabilidade para Influenciadores Digitais Tire suas Dúvidas!

Contabilidade para influenciadores digitais: tire suas dúvidas!

Como é ser um influenciador digital? Muitos acham que ser influenciador digital é uma tarefa simples e que não envolve muito tempo. Contudo, esse pensamento está completamente errado. Ser influencer é uma tarefa de grande responsabilidade, pois tende a gerar grande impacto na vida das pessoas. Esse trabalho vai muito além de colocar ideias aleatórias na frente da câmera, mas envolve grande planejamento, roteiro, criatividade, tempo para gravação e edição e técnicas. Ufa! Muitas competências, não é?

É um ofício que exige muita dedicação e foco até que se obtenha bons resultados. E quando esses resultados começam a aparecer e a renda mensal aumentar, as pendências com o governo começam a aparecer. A organização nesta etapa é crucial, já que assim como a receita aumenta, as despesas também irão crescer.

Mas, todos sabemos que ser organizado envolve dispor de tempo, requisito este que o influencer não dispõe, principalmente os influenciadores digitais famosos. São muitos patrocínios, benefícios, visualizações e dinheiro, certo? As obrigações

tributárias e fiscais começam a aparecer, assim como muitas perguntas. Mas, é muito fácil de entender: aquelas pessoas que trabalham assinadas no regime da CLT, a empresa cuida de todas suas obrigações. Mas, no caso dos influenciadores, a empresa passa a ser você, e você deve cuidar dessas regularizações.

Aqui no Brasil, esse segmento vem crescendo exponencialmente, e a necessidade de um serviço de contabilidade especializado neste assunto também vem. A contabilidade é um serviço essencial para essa área pois, além de cuidar das obrigações fiscais e tributárias, oferece suporte em investimentos para que seu empreendimento cresça cada vez mais.

Ainda está com muitas dúvidas? Continue lendo este artigo sobre influenciadores digitais para tirá-las de uma vez por todas.

Quando devo virar PJ?

Quando os influenciadores digitais entram neste segmento, eles começam como pessoa física. Esta categoria se torna aceitável apenas se seu rendimento ou lucro com este trabalho são baixos. Porém, quando as receitas começam a entrar e o sucesso vem à tona, as obrigações também começam a aparecer. Isso porque, eles devem começar a declarar Imposto de Renda e a pagar impostos, e muitas das vezes continuar como pessoa física não é mais vantajoso.

Quando isso acontece, virar pessoa jurídica pode ajudar a reduzir custos. Mas, antes dessa migração, é importante conhecer sobre o assunto para não cometer erros. Por isso, contar com uma contabilidade geral e com a contabilidade financeira te ajudará a decidir quando será a hora certa disso acontecer.

É melhor atuar como Pessoa Física ou abrir empresa?

A contabilidade especializada em influencer digital poderá tirar todas essas dúvidas. Se você ainda não possui tanta popularidade e não tem renda alta, não precisa abrir uma empresa. Mas, você não é isento de impostos. Se você recebe determinado valor, precisará preencher o carnê-leão, e por meio dele, os impostos serão recolhidos mensalmente. Esses impostos (para pessoa física) podem chegar a uma

alíquota cara e, para o influenciador, essa pode não ser a melhor opção.

Portanto, se este for o seu caso, a opção é fazer a abertura da empresa pois, na tributação certa, essa alíquota é mais amena. Basicamente, essas alíquotas variam de acordo com a atividade da empresa, a natureza e o regime tributário, que enquadra pequenos negócios, médios e grandes.

As opções para o influenciador digital são: MEI, Empresário Individual, Sociedade Unipessoal Limitada, Eireli e Sociedades.

Qual categoria tributária os influenciadores digitais se enquadram?

Acredite, esta é a pergunta mais frequente. Quando os influenciadores digitais brasileiros viram pessoas jurídicas e seu negócio começa a crescer ainda mais e decide criar uma empresa, eles precisam escolher qual o regime tributário que irão aderir.

Basicamente, os tributos são pagamentos obrigatórios que são previstos por lei que irão garantir os serviços e manutenção que o Estado oferece. Para cada tipo e característica do empreendedor, existe o melhor regime tributário. Por isso, converse com a contabilidade tributária para tomar a melhor decisão!

Os regimes tributários são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Porém, cada um desses regimes possuem requisitos, vantagens e desvantagens. Por isso, nesta etapa é preciso de um profissional responsável e de conhecimento, pois essa decisão irá afetar seu negócio futuramente.

A principal vantagem de ter CNPJ é conseguir ficar à frente dos seus concorrentes, e eles são muitos! Esse é um mercado muito disputado e acessível e, por isso, qualquer vantagem pode impulsionar o seu negócio.

Por que ter uma contabilidade para Digital Influencer?

Como dito antes, a contabilidade para um influenciador digital precisa de muita organização para que possa crescer de forma sustentável. A internet oferece diversos caminhos e diversas possibilidades de se ganhar dinheiro mas, para ganhar dinheiro é preciso saber o que se deve fazer.

Outro fator super importante, é sempre buscar meios legais de pagar o menor imposto possível. Isso porque essa economia irá refletir no seu ganho, e isso poderá influenciar diretamente no seu futuro como digital influencer.

Aprender a organizar e diferenciar despesas pessoais das despesas empresariais é fundamental neste segmento. Isso porque muitos influencers não levam a sério o dinheiro da empresa e acabam gastando mais do que devia.

A contabilidade gerencial e contabilidade fiscal juntamente com a contabilidade total vai cuidar dessas obrigações com cuidado e não vão deixar passar nenhum detalhe. O tanto de burocracia e leis envolvem diversos trâmites que ocuparão tempo, algo valioso na vida desses profissionais.

Além da contabilidade poder te auxiliar com o planejamento tributário, em que analisam suas receitas e indicam como você fará para pagar menos impostos, eles também ajudam no planejamento do seu negócio. Eles vão te dizer se você poderá ou não investir determinando capital em determinado momento, se você precisa de algumas melhorias e se você está pronto para o próximo passo. Tudo isso implica em um crescimento seguro.

Contabilidade Total para Influenciadores Digitais

Tirou suas dúvidas?

A Bento Contabilidade cuida do seu negócio. Te damos o suporte total, além de auxiliar em todas as etapas que você, influencer, irá encontrar.

Assim, os riscos no seu negócio irão diminuir, e o sucesso estará cada vez mais próximo. Ter orientações a todo momento de especialistas, irá te passar tranquilidade de que suas finanças estarão em boas mãos.