Abertura de empresa: passo a passo para iniciar o seu negócio

Abrir seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Muitas vezes a abertura da empresa gera uma viabilidade muito grande, como a flexibilização de horários, flexibilidade nas tomadas de decisões e de condução, já que ser o próprio chefe é uma realização profissional.

A abertura da empresa em 2021 se tornou um verdadeiro desafio. Isso porque as etapas na abertura são repletas de dificuldades, e com novo vírus circulando ainda mais potente, os obstáculos ficaram ainda maiores. São muitas restrições devido à fase vermelha, colocando a vida financeira dos empreendimentos em um caminho muito estreito. Já não bastavam as taxas para abertura de empresa, documentos e trâmites, agora o novo desafio é pensar futuramente para seu empreendimento não ser um negócio fechado.

Para evitar esses riscos, é preciso construir raízes fortes. Ou seja, no processo da abertura da empresa, é imprescindível que se faça com planejamento e conhecimento, para que assim futuramente os riscos e dificuldades não afetem seu empreendimento de forma bruta.

Então, como montar um negócio? Como dito acima, para a abertura e gerenciamento de um novo negócio lucrativo exige conhecimento e planejamento. Assim, a habilidade do conhecimento irá proporcionar entender bem seu público e entender o mercado, e o planejamento será fundamental para que cada etapa e cada estratégia sejam bem pensadas e bem executadas. Além disso, para criar um negócio de oportunidades, é preciso que a estratégia de marketing esteja presente, assim como a contabilidade geral para garantir que o fluxo de caixa seja controlado.

Está precisando daquele empurrãozinho para tomar coragem e abrir um negócio? Pensando nisso, neste artigo criamos um roteiro para você fugir de empreender em um negócio arriscado e começar 2021 com o pé no chão! Confira o passo a passo:

1. Saiba o segmento do seu negócio

Que tipo de negócio abrir? Se você é daqueles indecisos e está entre dois ou mais segmentos, é importante definir um. Ou, se você quer entrar nesse mercado, mas não sabe o que vender, pesquise mais a fundo e descubra qual o melhor empreendimento para você. Essa decisão é super importante, pois a partir dele você irá traçar planos de ação, planos de marketing e definir seu público alvo. Imagine só, uma empresa que não tem foco? Viraria tudo uma bagunça.

Atualmente, existem muitos ramos, e aquelas empresas que buscam inovar no mercado com sua atividade, são as que mais se destacam. Por isso, essa é uma etapa muito importante para sua futura empresa.

2. Veja se você tem perfil

Agora mais do que nunca é preciso saber se você está pronto para encarar a vida de empreendedor. Se você acha que ser o próprio chefe é uma tarefa tranquila, saiba que não é bem assim. Suas responsabilidades triplicam, assim como as tarefas. Por isso, saber se você tem um perfil de empreendedor é essencial para o funcionamento do seu negócio.

O passo a passo da abertura da empresa envolve muita organização e muito conhecimento do mercado. Tudo isso refletirá no futuro do seu negócio. Então, peça ajuda a uma contabilidade empresarial para uma consultoria para abertura de empresa e faça o seu plano de negócios. Nesta etapa você planeja seu mapa do sucesso.

3. Reúna informações sobre o negócio

Após definir seu nicho de atuação e fazer o plano de negócios, você precisará de fato colocar a mão na massa. A abertura de uma filial ou nova empresa envolve a coleta de dados e informações, tais como, mercado, marketing, finanças e a localização do empreendimento.

A importância da contabilidade nesta etapa é crucial. O profissional contador saberá avaliar seu mercado e gerir seu capital inicial para colocar seu empreendimento no mercado com segurança.

Além disso, a localização do empreendimento é crucial. Muitas pessoas antes de irem a determinados estabelecimentos buscam por rotas no google para saber se é de fácil acesso. Se seu negócio ficar afastado e de difícil locomoção, logo, os clientes não irão até você.

Portanto, saiba detalhadamente sobre cada um desses aspectos, faça corretamente o levantamento e as informações necessárias.

4. Organize-se

Após obter todas essas informações, se junte com a sua equipe e defina suas estratégias. Assim, você se posicionará no mercado e irá concorrer nessa empreitada corretamente com objetivos à vista.

5. Torne realidade

Após todo esse planejamento e preparação, é hora de registrar seu negócio para, finalmente, torná-lo real. Nesta etapa, conte com profissionais para algumas decisões burocráticas. A contabilidade tributária e a contabilidade fiscal deixarão os documentos da sua empresa em ordem para não gerar futuras multas ou até mesmo gastos desnecessários.

6. Contrate um contador

São muitas etapas, não é? Mas essas acima são apenas as iniciais, pois ainda tem todo o trâmite no registro de sua empresa. Logo, saber como funciona a abertura de empresa é o pontapé inicial.

Nessas horas, o contador será seu maior aliado para manter tudo em ordem e conforme a lei. A abertura de empresa envolve taxas que o contador ficará de olho para pagar apenas as necessárias, e ele também garantirá o sucesso de sua empresa, já que organizará além de documentos e burocracias o capital do seu negócio.

Com isso, começar a empresa tudo nos conformes certamente evitará futuras dores de cabeça. Até porque, em época de pandemia, nada mais importante que isso para se manter forte no mercado.

Se você não sabe como é o planejamento e a abertura de empresa, fale com a Bento Contabilidade, temos excelentes profissionais capacitados para ajudá-lo em todas as etapas!

Dicas para abrir uma empresa

O pensamento mais recorrente entre os brasileiros na hora da abertura da empresa é a ideia de não ter mais patrão. Muitos brasileiros tiram essa ideia do papel e com muito trabalho e suor colocam esse sonho em prática. Contudo, em muitos casos, apesar da boa intenção do empreendimento, a falta de planejamento e conhecimento prévio deixa os empreendedores reféns de empréstimos e mais empréstimos com os bancos.

Por isso, faça a sua história ser diferente e se prepare com todo o suporte que a equipe da Bento Contabilidade oferece.