Contabilidade para agências de Marketing Digital e de Lançamentos Digitais

Antes de falarmos sobre a contabilidade para as agências de Marketing Digital e de Lançamentos Digitais, você sabe a diferença entre as duas?
A grande diferença entre elas é que a agência de marketing digital cobra uma mensalidade para fazer serviços para empresa X (fee mensal), independente de resultados de vendas do cliente. Já as empresas de lançamento de produtos digitais trabalham com um percentual, uma comissão a cada venda realizada, então, fazem todo o trabalho em cima do lançamento dos produtos digitais, que pode ser um curso online, pode ser um e-book ou workshop, por exemplo. Essa é a maior diferença entre as agências de marketing digital e as empresas de lançamentos. Assim, por exemplo, a empresa de lançamentos usa estratégias diferentes da de marketing digital. A de marketing digital tem o objetivo de reconhecimento de marca, de alcance para empresa, de gerar maior tráfego para as empresas, diferentemente das
agência de lançamentos digitais, em que tem o único objetivo de vender aquele produto específico, em que todo trabalho é feito para a venda daquele produto ou serviço.

Cada vez mais temos operado de forma online devido a revolução industrial e as circunstâncias em que vivemos atualmente (pandemia da Covid-19). Logo, as agências de marketing e lançamento digital surgem para atender essa alta demanda. Contudo, mesmo elas sendo digitais, elas precisam seguir as regras, e é aí que a contabilidade entra.

Tanto as agências de lançamento de produtos digitais ou serviços quanto às empresas de marketing digital, têm o objetivo de promover esses serviços ou produtos. Contudo, essas operações acontecem exclusivamente pela internet, como a gestão das mídias sociais, desenvolvimento de sites, mercado de afiliados, marketing de conteúdo, e-mail marketing e etc. A internet permite que essas empresas atuem de forma automatizada e desenvolvam uma estrutura integrada.

Neste artigo, iremos falar um pouquinho sobre a contabilidade para o marketing digital e o lançamento digital. Esses são negócios bem modernos e por isso, seu contador deve conhecer as particularidades que falaremos em breve. Até porque, não basta apenas escolher um escritório contábil, deve-se saber se eles possuem experiência em atender os serviços do seu nicho. Conhecimento em marketing digital e lançamento digital, nós, da Bento Contabilidade temos. Quer saber um pouco mais sobre isso? Então, continue lendo.

Controle do caixa

A contabilidade para infoprodutos, ou seja, produtos ou serviços digitais nos quais as agências de lançamentos digitais trabalham, acontece de forma diferente. Isso porque eles recebem por comissões, então, o fluxo de caixa não é frequente e nem certeiro. Pode ser que o lançamento do produto X dê mais certo que o do produto Y, e isso altera o controle de caixa. Essa incerteza também serve para as agências de marketing digital. Por isso, a abordagem para essas empresas e tratamento devem ser bastante específicas. Esse é um serviço que uma contabilidade especializada nesse segmento deve prestar.

Emissão de notas fiscais

Essas empresas são obrigadas a trabalharem com a NFS-e, uma versão da nota fiscal eletrônica para as empresas prestadoras de serviços. Consequentemente, as notas fiscais resultam nos impostos, como o ISS.

Entretanto, é muito comum que a emissão incorreta das notas fiscais gere a rejeição dos documentos fiscais e a perda de tempo e recursos. Por isso, deixe que a contabilidade cuide disso.

Folha de pagamento dos funcionários e sócios

Essas agências normalmente são compostas por sócios que devem receber pagamentos por pró-labore e distribuição de lucros sobre capital. Tudo isso irá implicar em assumir compromissos com a contabilidade tributária, onde a condução desse assunto de forma correta e esperta, faça com que ocorra uma diminuição de juros.

Cálculo e emissão das guias de impostos

Se até aqueles que são Microempreendedores Individuais (MEI) devem declarar o conhecidíssimo imposto de renda, imagine você, uma agência enquadrada nos regimes tributários? Todo esse processo pode ser feito pelo profissional capacitado e evitar futuras dores de cabeça.

Entregas das obrigações acessórias

Como todo o resto dos afazeres, as obrigações acessórias devem ser feitas com muita atenção na parte da escrituração.

Balanço Patrimonial e DRE

A elaboração do Balanço Patrimonial e o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) são de extrema importância. Isso porque eles podem ser solicitados pelo fisco, e se estiverem incompletos ou feitos de forma incorreta… vai ter que colocar a mão no bolso!

Qual a importância da contabilidade para as agências de Marketing Digital e de Lançamentos Digitais?

Sem dúvidas, a internet permite que esses negócios operem em diversas frentes e, ao mesmo tempo, desenvolvam uma estrutura integrada e, dependendo das tecnologias utilizadas, bastante automatizada. Essas duas empresas muitas vezes devem ter bons redatores, copywriters, webdesigners, especialistas em ads, ou em alguns casos, contratar “freelas”, quando as tarefas apertam. Por isso, ter uma contabilidade geral e especialmente contabilidade financeira para auxiliar em alguns processos, é fundamental. Até porque, saber se você pode contratar esses profissionais ou não, é essencial.

Embora nem sempre seja obrigatório, toda empresa precisa de um escritório ou contador gerindo suas rotinas contábeis.

Sem a contabilidade básica gerindo e conduzindo uma agência de lançamentos digitais ou de marketing, os assuntos burocráticos de sua empresa viram uma bagunça. Além disso, para evitar a bitributação muito comum no mercado digital fica mais difícil, além do fato de que a carga tributária brasileira que é super pesada pesará ainda mais na sua empresa.

Dessa forma, você pode enxergar que contar como uma empresa de contabilidade para o seu negócio digital nada mais é que uma estratégia. Ela irá orientar as melhores práticas e caminhos para conduzir seu negócio digital, reduzindo impactos dos impostos, tributações e evitar multas.

Diante de todas essas tarefas, a ajuda e auxílio do setor contábil para uma melhor gestão e otimização dos seus serviços é imprescindível. Agora, ficou muito claro como uma contabilidade pode ajudar esses dois segmentos do mercado, não é mesmo?

Deixe a contabilidade ajudar sua agência

Ficou claro o porquê você deve contratar uma contabilidade para sua agência de marketing ou lançamento digital?

Fale com a gente para saber mais!