Precisa trocar de contador? Entenda como fazer de forma segura!

Se você é dono do seu negócio, sabe que a relação sua com o contador da sua empresa é muito valiosa. Afinal, é esse profissional que está a par de toda situação financeira do seu negócio, das questões legais, burocráticas e tributárias. Até porque, é a contabilidade fiscal que mantém o fisco em dia com a legislação, é a contabilidade de custos e a contabilidade financeira que mantém o capital da empresa sempre no verde, e que mantém a contabilidade tributária sempre alinhada com a empresa, para sempre que possível pagar impostos menores.

Viu a importância da contabilidade?

A contabilidade deve sempre andar junto como um sócio, pois esse profissional irá manter toda a gestão e sempre estará passando todo o relatório para você.

Mas, espera aí, isso tudo que acabei de falar não está acontecendo? A contabilidade da sua empresa está uma bagunça e o contador não te deixa a par de nada que acontece? Então, essa pode ser a hora de que seu atual prestador de serviços não esteja atendendo sua demanda, e essa seja a hora de você trocar de contador.

É um direito seu avaliar a situação e trocar o profissional caso ele não esteja realizando o trabalho do jeito que deve.

Muitos empresários ficam com medo de trocar de contador. Isso acontece seja por medo de colocar alguém novo, já que aquele profissional já sabe de tanta coisa do seu empreendimento e já está tão inteirado nos assuntos ou por dúvidas de como é que deve ser feito esse procedimento.

O que muitos ainda não sabem é que esse não é um processo difícil, mas que muitas vezes é essencial. Muitas vezes a empresa pode não estar indo muito bem, e a manutenção de alguns assuntos financeiros e burocráticos pode mudar seu rumo. Trocar de contador pode alavancar as coisas.

Abaixo, preparamos as principais dúvidas e as melhores respostas para esclarecer como mudar de contador:

Como trocar de contador?

Como dito acima, a contabilidade geral que presta serviços para a sua empresa pode não estar mais contribuindo para o crescimento e sucesso. Caso isso aconteça, romper essa parceria é necessário para continuar seguindo em frente da melhor forma.

Seja por falta de profissionalismo, responsabilidade ou até mesmo capacidade, a primeira questão que vem é: como devo trocar de contador?

Parece um processo muito complicado, mas na verdade não é. Desde que você tenha bom senso e informe a contabilidade com transparência e profissionalismo, e que tudo seja acordado, você não terá problemas.

Abaixo, elaboramos as etapas para que esse processo de troca seja concluído com sucesso.

O que fazer com o antigo contador?

Após o problema ser identificado, é hora de cuidar dessa situação.

– Leia o Contrato de Prestação de Serviços

Para que esse processo seja tranquilo e amigável, é fundamental que o empreendedor leia todo o contrato e tome ciência do seu contrato com o contador. Pode ser que existam cláusulas de multas de aviso prévio em caso de rescisão, se o prestador não deixou pendências previstas no contrato ou algum outro fator que implique no término do contrato.

Após a avaliação minuciosa do contrato, é hora de seguir os próximos passos:

– Comunique o atual contator sobre a decisão

Esse é o primeiro e importante passo para que você não seja antiprofissional. É esse contador que tem todo o conhecimento sobre suas finanças e sobre o seu negócio, e por isso, independentemente do motivo da troca, ele deve ser avisado previamente.

Esse contato pode ser feito via e-mail ou presencialmente, deixando claro o pedido de encerramento, a data final do término do serviço do atual prestador e o pedido de toda a documentação que este possui do seu negócio.

Geralmente, o contador recebe um prazo de 30 dias para organizar toda a documentação que o setor contábil possui para devolver ao proprietário.

Além dos documentos empresariais contábeis, é importante que você peça um relatório de qualquer situação “anormal”, como dívidas ou débitos ativos para que você passe para o futuro escritório de contabilidade.

– Assine o Distrato dos Serviços

Assim de informar, é importante que o distrato seja formalizado. Nesse distrato terá informações sobre todos os trâmites, e por isso é importante que você leia com muita atenção e calma.

Como contratar o novo contador?

A contabilidade é um serviço essencial para que sua empresa consiga crescer e prosperar do jeito certo. Para você escolher um novo escritório contábil é importante prestar atenção em alguns quesitos:

Verifique se o escritório contábil do seu interesse esteja registrado junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de sua região;

Não se prenda a apenas a um prestador de serviço, faça uma ampla busca para ver qual irá suprir todas suas necessidades e qual levará a melhor qualidade de serviço para a sua empresa;

Analise se o consultório possui auxílio da tecnologia;

Veja se o escritório contábil tem especialização no segmento do seu negócio.

Após ter escolhido o melhor contador para o seu negócio, algumas coisas devem ser feitas:

– Contrato de Prestação de Serviços

Assim como o contrato que você tinha com seu antigo contador, você precisa assinar um contrato que garantirá que os serviços prestados serão feitos conforme negociado.

– Solicite um levantamento de regularidade

Verifique a regularidade daquela empresa na qual você está se associando.

– Entregue todas as informações necessárias

Envie todos os relatórios e documentos que o antigo contador organizou para deixar o novo escritório contábil a par sobre tudo da sua empresa.

Garanta que todas as informações solicitadas pelo novo contador sejam entregues, principalmente sobre assuntos pendentes que foram deixados pela contabilidade anterior.

A troca do contador é um processo importante e que deve ser feita com muita calma e cuidado, já que você estará envolvendo documentos e a parte financeira de sua empresa. A Bento Contabilidade é uma empresa de grande responsabilidade, que possui as ferramentas necessárias e profissionais extremamente capacitados e comprometidos com o que faz.

Quer uma contabilidade avançada cuidando do seu negócio? Então, fale já conosco!