Negócio digital: conheça ideias de negócios digitais

Você sabia que 3,9 bilhões de pessoas já utilizam a internet? Esse dado foi apurado em 2018 pela UIT, uma agência da ONU. Agora, imagine só em 2021? Esse número certamente cresceu (e com certeza os negócios digitais também).

Os negócios digitais em 2021 estão a todo o vapor, já que conta com o ambiente digital, que estimula e recebe muito bem o empreendedorismo. Ao ver aqueles negócios digitais de sucesso, vemos que as possibilidades de ganhar dinheiro e se encontrar nesse mundo tecnológico são infinitas. Afinal, o que não existe na internet?

Agora, falando de dinheiro, em 2018, a Ebit/Nielsen registrou no Brasil um faturamento no setor de e-commerce de 53,2 bilhões, mostrando que a internet virou protagonista de muitas inovações e garantindo que negócios digitais são lucrativos e que elas também estão mudando formas de pensar e até mesmo criando novas possibilidades.

Com esse número, é possível criar um negócio digital milionário, entregando ótimos resultados, mesmo que ainda vivamos um momento de incertezas econômicas e políticas.

Mas não se esqueça, pois mesmo que fazer dinheiro pela internet possa parecer super fácil, as responsabilidades desse empreendedorismo online são quase as mesmas que de um local físico. Por isso, antes de falarmos sobre as ideias de negócios digitais, coloque no seu checklist contratar uma empresa de contabilidade, pois ela será de extrema importância.

Agora, se você quer começar seu negócio digital do zero ou quer boas ideias de negócio online, não pare de ler, porque é aqui mesmo que vamos falar das melhores ideias para você dar o start. Algumas delas são ótimas para aqueles empreendedores de primeira viagem, que buscam ideias de negócio com baixo investimento e ao mesmo tempo ideias de negócio lucrativas.

Isso normalmente acontece, pois ao montar seu próprio negócio, conforme cresce, ele seguirá para o segmento que você mais se identifica e gosta. Por isso, começar com as ideias abaixo oferece vantagens de ideias de negócios simples e lucrativas.

Pronto para decolar? Acompanhe a seguir:

E-commerces

Essa é uma das formas mais tradicionais e mais queridinhas. Ganhar dinheiro com negócio online digital, instantaneamente a palavra “e-commerce” vem à cabeça. Além de ser uma ideia que bomba atualmente, muitas empresas ainda têm dificuldade de ficarem presentes ou ativas no mundo virtual. Site desatualizado, redes sociais abandonadas, e tudo isso te dá espaço para ocupar o lugar delas.

Além disso, você pode contar com a vantagem de vender para o imenso público online e não se limitar às vendas em determinada região, como uma loja física. Outra vantagem sobre as lojas físicas é não precisar se preocupar com aluguel, conta de água, e luz de outro espaço físico e etc. Mas, você ainda terá responsabilidades, ok? Porém, são muito menores, e por isso que a contabilidade é um serviço importante para os negócios digitais.

Comece investindo no seu e-commerce, este será o primeiro passo para conseguir definir o público alvo e começar um empreendedorismo lucrativo. E não se esqueça de investir na criação de um site, até porque, as pessoas ficam cada vez mais ligadas em celulares e computadores.

Soluções SaaS

Se você “manja” de TI, aposte no SaaS (Software as a Service, em tradução livre “software como serviço”) é um software que é vendido como um plano de assinatura mensal, que tem como o propósito poupar o cliente da burocracia da instalação e pagamento de licenças de uso. Basicamente, são organizações que ficam por trás de aplicativos, redes sociais e plataformas de serviços.

Esse é um serviço que tem alta tendência de crescimento, e por isso, se você é mais chegado com o mercado B2B (Business to Business) e com a tecnologia, aposte no SaaS.

Infoprodutos

Você já ouviu falar em ganhar dinheiro dormindo?

Não existe apenas o e-commerce para vender produtos, ou as lojas online. Os infoprodutores são para aqueles que querem ideias de negócios até 5 mil ou por muito menos. Dentre as outras, essa é a maneira mais fácil e prática de ganhar dinheiro.

O conteúdo para os infoprodutores são:

Áudio: uma entrevista, curso ou algum outro produto falado;

Vídeo: vídeo aulas, vídeos tutoriais e entrevistas;

Texto: e-books, manuais de instruções, guias de viagem, etc.

O mais importante para conseguir sucesso nesse segmento é que seu infoproduto seja interessante e, dessa forma, você pode sim ganhar dinheiro dormindo.

Participar de programas de afiliados

Os afiliados são conhecidos como os “blogueiros”, que promovem os produtos de uma empresa para conseguir ganhar comissão das vendas em cima disso.

Essa é uma outra forma fácil de começar um negócio digital. Para isso, pesquise um nicho rentável e, aquele que você mais se enquadra, para então procurar um afiliado que oferte produtos nesse nicho. A partir daí, você começa a promover esses produtos de diversas formas: redes sociais, links, blog, e-commerce etc.

As principais plataforma de afiliados são:

  • Hotmart
  • Amazon Afiliados
  • Uol Afiliados
  • Submarino
  • Awin
  • Lomadee.

A maior vantagem desse modelo de negócio é que para aqueles que não sabem como criar um negócio digital do zero, os infoprodutos podem ser o caminho, pois não precisa de investimento nenhum para começar.

Produzir conteúdo

Se você tem o dom natural de produzir conteúdo e gosta dessa área, fique sabendo que você pode estar perdendo dinheiro. Trabalhar como freelancer produzindo artigos para blogs de empresas, descrição de produtos ou serviços é uma área muito procurada. Até porque, com a pandemia, as pessoas começaram a comprar mais, e fazer com que as empresas fiquem bem posicionadas na internet é essencial. E com isso, você ganha dinheiro online.

Essa é uma ótima ideia de negócio para empreender, já que propõe um maior controle da sua rotina, já que sua tarefa é apenas cumprir prazos.

Para começar neste segmento, comece se cadastrando em sites de freelancer (como o 99 freela) e com o tempo construa sua credibilidade como redator ou produtor de conteúdo. Se você conseguir cativar os clientes, você pode até deixar de fazer textos esporádicos para cuidar de um ou vários projetos.

Gostou das ideias? Não se esqueça de contratar o serviço de contabilidade geral para fazer sua ideia de negócio decolar.