Controle de gastos: tudo o que você precisa saber para a saúde financeira da sua empresa

Se você contasse o número de vezes que você já ouviu “ah, eu não gosto de matemática e não entendo números” ou “escolhi essa profissão pois não precisa da matemática”? Muitas vezes, não é mesmo? Mas, se você é empreendedor e quer empreender com sucesso, você se preocupa com a saúde financeira do seu negócio. E os números fazem parte da sua vida, muitas vezes os números que direcionam para onde você deve seguir.

Isso porque, a saúde financeira da empresa é fundamental para a sobrevivência e para a competitividade. Muitos empreendedores brasileiros entram nesse ramo por oportunidade do mercado, mas nem todos entendem e dominam a gestão da empresa. Assim, a contabilidade mostra qual a sua importância, mas claro que, mesmo sabendo tudo, abnegado para especialistas é fundamental para manter a saúde financeira do seu negócio.

Se você é daqueles que não entendem muito sobre esse assunto, não se preocupe, pois preparamos esse artigo para você.

Qual a importância da gestão financeira para a empresa?

Se você quer saber como analisar a saúde financeira de uma empresa, saiba que isso ficou muito fácil após a pandemia. Uma empresa que não tem um controle de gastos e ganhos simples, ou seja, tem falta de planejamento, foram as primeiras que não conseguiram se manter aberta durante a pandemia. Isso porque, segundo o Sebrae, as empresas que cometem erros na gestão encerram suas atividades antes de completar 2 anos.

Tudo isso mostra que ter apenas uma planilha para controle de gastos para uma empresa não é o suficiente. É preciso equilibrar as coisas. Ou seja, gerenciar custos e entradas, estabelecer um preço competitivo, conceder descontos sem consumir o capital de giro e cortar gastos mantendo os investimentos, tudo isso permitindo que a empresa continue funcionando.

Para isso, a contabilidade gerencial é fundamental para o seu negócio. Ela colocará todos os pingos nos is e deixará sua empresa mais preparada para futuros imprevistos.

O que é a gestão financeira na prática?

É a gestão financeira que irá tomar as decisões necessárias e manter todos os outros setores da empresa funcionando. É ela quem cuida das obrigações financeiras, como contas de consumo, tributos, compras de insumos, ordenados de funcionários, recebe as entradas, controla o capital de giro, apura os resultados e efetua o planejamento financeiro, delimitando o orçamento das outras áreas (inclusive os investimentos). Ou seja, a gestão financeira do seu negócio não é resolvida e simplificada em uma planilha controle de gastos grátis.

Se formos analisar as grandes empresas, o departamento financeiro é quem fica responsável por essas tarefas, ao contrário de uma microempresa, em que o empresário se encarrega de todas essas funções. Contudo, é um erro muito comum a ser cometido, já que a contabilidade deve estar com um negócio desde o momento de sua abertura, principalmente para aqueles que não sabem como empreender na pandemia.

Independentemente do tamanho do seu negócio, empreender com sucesso envolve uma gestão financeira que nasce junto com a sua empresa e, é a que deve fazer parte do seu universo. Agora, vamos esclarecer em tópicos como deve funcionar a gestão financeira empresarial para garantir a saúde financeira da empresa.

Controle do fluxo de caixa

O controle do fluxo de caixa é um dos mais importantes da empresa, pois mostra o resultado da entrada e saída do caixa em determinado período. Não se trata apenas de um controle de gastos mensais, mas sim um controle que visa saber a quantas anda o capital de giro da empresa, se o saldo das operações é positivo ou negativo e também fazer uma projeção para os próximos períodos. Tudo isso permite que seu contador e você se organizem futuramente.

Portanto, é um controle que deve ser feito diariamente, semanalmente ou mensalmente. Se você ainda não entendeu a sua importância, vamos dar um exemplo: imagine que você deu uma promoção aos seus clientes para que eles começassem a pagar apenas 90 dias após a compra. Ou seja, com o fluxo de caixa organizado em dia pela contabilidade financeira, você saberá se terá dinheiro para pagar as contas que precisarão ser pagas em 30 dias.

Gestão de pagamentos e cobranças

Além de se preocupar se o seu fluxo de caixa está sempre ficando no positivo, é importante não esquecer das cobranças. Na hora de fazer as contas, os pagamentos vindos das cobranças sempre ajudam. Aqui, a dica para a saúde financeira empresarial é ver as melhores datas para o recebimento, de acordo com os vencimentos das contas.

Para isso, é importante ter organizado tudo isso para fazer a melhor gestão, e por isso a contabilidade é um serviço essencial.

Gestão de capital de giro

O capital de giro é quem faz a empresa funcionar, ou seja, pagará as contas e os funcionários, fará a reposição do estoque ou pagará qualquer outra necessidade do dia a dia da empresa. Ou seja, é a reserva de dinheiro da empresa. Sem a gestão desse dinheiro ou uma contabilidade básica que cuide desse capital, a empresa poderá parar facilmente.

Apuração de resultados

Etapa de suma importância para que o empresário entenda o que deu certo ou errado no último período e tenha a chance de corrigir. É para isso que serve o fechamento mensal, um relatório que o serviço de contabilidade geral entrega mensalmente à empresa. Nesse fechamento, são conferidas as informações do estoque, é feito o balanço do período, e uma análise de possíveis informações divergentes, para que, se necessária, seja feita a correção. Tudo isso garante que não gere problemas com o fisco e que a contabilidade fiscal fique em dia com as pendências.

Controle de estoque

Mesmo que pareça não fazer parte da gestão financeira, o controle de estoque pode ser um dos indicadores da saúde financeira das empresas. Isso porque compõem o capital de giro, já que se trata de um dinheiro aplicado.

Nesse âmbito, ter estoque parado significa ter dinheiro parado, mas também é necessário que o estoque atenda as necessidades do período. Por isso, manobrar esses limites e ficar atento para controlá-lo é fundamental.

Se você ainda ficou com dúvidas, fale agora com a Bento Contabilidade. Oferecemos o serviço especializado que a sua empresa precisa.