E-commerce: dicas para você criar o seu ainda em 2021

Com a pandemia do Coronavírus, o negócio digital em 2021 teve que se reinventar e marcar presença no mundo online. Esse vírus trouxe um novo modelo de negócio, e, para empreender na internet, exigiu muito mais, principalmente no âmbito competitivo para que rendesse melhores resultados.

Essa nova forma de vender foi tão necessária que, empresas que tinham suas lojas físicas e não vendiam online tiveram que descobrir como empreender na pandemia e a resposta foi: pelos e-commerces.

Analisamos mais de 45 milhões de pedidos feitos em 4 mil lojas virtuais entre 1 de março e 25 de abril de 2020. Para esse estudo, consideramos apenas as vendas on-line de produtos físicos, ou seja, não foram considerados serviços como viagens e turismo ou aplicativos de entrega, por exemplo.” Segundo a pesquisa feita pela ABComm, o aumento de vendas no início da pandemia aumentou significativamente e esse costume entre os brasileiros chegou para ficar.

Abaixo, você vai conferir as melhores dicas para empreender no seu e-commerce para ficar no topo da concorrência e vender ainda mais:

1. Utilize uma boa plataforma

Em 2021, empreender com sucesso é vender na internet. E para isso, o seu e-commerce precisa ter uma boa plataforma para realizar as vendas. Imagine só que a plataforma será a loja física em que os clientes irão entrar e navegar por toda ela. Então, se ela travar ou tiver muitos bugs, os clientes irão desistir de comprar.

Hoje em dia, se você não sabe com

o criar um negócio digital do zero, saiba que tudo ficou muito simplificado. Já existem plataformas de e-commerces que são muito simples.

Não apenas para conquistar seus clientes, a plataforma digital irá te ajudar a:

  • Controlar estoque;

  • Cadastrar produtos e clientes;

  • Gerenciar entregas;

  • Gerenciar meios de pagamentos;

  • Ter certificados de segurança.

Além dessas vantagens, podemos enumerar muitas outras. Se você não decidiu qual plataforma irá usar, fale com a nossa contabilidade especializada para conseguir empreender pela internet com segurança e qualidade.

2. Oferecer atendimento por meio do chat online

No e-commerce ou loja física, o atendimento ao cliente é de suma importância. Valorizar os clientes é o caminho para ter sucesso em qualquer segmento do e-commerce ou da sua loja física. Além de oferecer um bom ambiente de compras, levar ao cliente uma experiência personalizada e de qualidade é a dica de empreender mais importante.

Por isso, foque em colocar no seu site um chat online com atendimento em tempo real para que as dúvidas dos clientes sejam resolvidas. Esse meio de comunicação é o preferido dos consumidores e os que mais os atraem. Então, se você quer ter seu negócio digital de sucesso, foque no atendimento ao cliente.

3. Fidelize os clientes

Se você quer criar um negócio digital milionário em 2021, saiba que reter os clientes é muito mais vantajoso em questão de custo do que adquirir novos clientes. Isso porque, estudos apontam que o cliente que já comprou na sua loja tem muito mais chances de comprar novamente do que aquele que nunca comprou.

Além disso, menos da metade dos clientes do seu e-commerce irá render ao seu negócio mais que a metade da receita da sua empresa.

Por isso, crie estratégias para o seu negócio físico ou digital para fidelizar os clientes. Não existe fórmula para fazer isso, mas sim ações estratégicas para conquistar os clientes. Se você deseja saber mais, fale com a nossa contabilidade comercial.

4. Crie seu funil de vendas

O funil de vendas nada mais é que um modelo estratégico para conseguir visualizar a jornada do cliente de forma simples e bem estruturada. Além disso, o funil de venda, assim como o nome já diz, ajuda a estruturar os processos de vendas e definir estratégias de marketing. Atualmente, para trabalhar com e-commerce o funil de vendas se mostrou extremamente necessário.

Com esse modelo, você consegue converter potenciais pessoas em clientes e crescer cada vez mais seu e-commerce.

5. Invista no e-mail marketing

Se você não sabe como montar e-commerce, saiba que o marketing digital no meio de tanta concorrência é uma estratégia essencial para alavancar as vendas e criar mais engajamento no mundo online. Isso porque ele aumenta seu tráfego orgânico e traz muito mais visibilidade para seus produtos.

O e-commerce para os próximos anos só tende a aumentar e isso dificilmente irá excluir os serviços do marketing digital da lista dos mais essenciais para o crescimento da empresa.

Portanto, chame a atenção dos clientes, faça envios de Newsletters, promoções, chame atenção para seu programa de fidelidade e outros diferenciais.

6. Esteja disponível no mobile

Empreender pela internet não significa estar presente apenas pelos computadores ou notebooks. Hoje em dia, as pessoas costumam comprar muito mais pelos celulares do que por computadores, por exemplo. Essa tendência de comportamento se dá pelo fato da facilidade.

Assim, ter uma página responsiva e compatível para celulares Android ou IOS é uma das dicas mais importantes de e-commerce e que você não deve deixar passar.

7. Solicite feedback de seus clientes

Saber o que os clientes estão achando dos seus produtos ou serviço é fundamental para aqueles e-commerces que querem melhorar e se destacar no mercado. Dessa forma, você conseguirá identificar os problemas mais rápido e consertá-los mais rápido ainda, para que os futuros clientes não passem pelo mesmo e sejam impactados negativamente.

O impacto negativo de clientes pode gerar uma cadeia de indicação muito ruim, e lembre-se que no empreendedorismo a indicação é uma das melhores formas de se adquirir clientes.

8. Conte com a contabilidade

A contabilidade é um serviço essencial para qualquer segmento de e-commerce. Muito além do que cuidar das burocracias, a Bento Contabilidade te auxiliará em diversos processos do seu negócio para que você comece a empreender grande desde pequeno.

Gostou das nossas dicas? Para impulsionar seu e-commerce e fazer ele se destacar no meio de tantos outros, comece a aplicar essas dicas na sua loja virtual. Não se esqueça que, primeiramente, o planejamento do e-commerce é essencial e que colocar os produtos à venda é apenas o primeiro passo.

Fale com nossos contadores especialistas e impulsione seu negócio digital.