E-commerce: Qual nicho escolher para sua loja virtual?

Com o boom da internet e das redes sociais, ter uma loja virtual se tornou fonte de renda de muitas pessoas. Mas, a pergunta de muitas pessoas ao se depararem para criar o seu negócio digital do zero é: qual nicho escolher?

Para responder essa questão, é preciso ter conhecimento de quem é você. Muitas pessoas costumam fazer de tudo um pouco, mas não são especialistas em apenas uma coisa, ou não sabem no que são boas. Então, sem o conhecimento de saber quais seus objetivos e sua maior vontade as pessoas procuram aquele nicho que mais está crescendo no mercado, mas esse é o caminho para se frustrar.

O lucro é o que normalmente sempre vem à cabeça de quem deseja trabalhar com e-commerce e então, começam a pensar em produtos caros em que outros e-commerces já estão engajados. Mas, ser diferente no mercado e pensar em produto ou serviço inovador é o start que todos os empreendedores deveriam ter ao invés de apenas pensar em lucro. Ou seja, fugir da grande concorrência e montar algo único e exclusivo.

Mas, falar é mais fácil do que pensar, não é mesmo? Ao invés de te dar ideias, abaixo você irá encontrar 6 estratégias para escolher o seu nicho e começar um negócio digital.

Vamos lá?!

1. Encontre sua paixão

A primeira dica para escolher qual nicho atuar é não ficar preso em ideais de negócio digital, mas sim seguir a sua paixão, isso irá fazer com que as coisas fluam muito mais e dará energia ao seu negócio. Se você tem um propósito para realizar aquele trabalho e sente paixão pelo que faz, é muito mais fácil de você contagiar as outras pessoas e fazer com que seu e-commerce seja um sucesso.

Então, faça uma lista de tudo que você ama e sente paixão para dar start nesse processo.

2. Consulte profissionais

Para saber qual o nicho ideal e como você se posicionará no mercado, ter noção de quais burocracias você irá enfrentar e se possui o capital suficiente para colocar a ideia em prática é fundamental.

Por isso, a contabilidade é um serviço essencial para que sua “lista de paixões” seja analisada e avaliada para saber como ela se posicionará no mercado e todas os trâmites que envolverá.

Estar preparado desde o início será muito valioso, pois você não entrará de cabeça e estará preparado para diversos cenários. Por isso, busque uma contabilidade comercial para te auxiliar nesse processo!

3. Observe a concorrência

Para montar seu e-commerce, buscar os sites que já estão no espaço e dominar o ambiente virtual é decidir se estará preparado ou não para continuar. Sendo e-commerce ou loja física, observar a concorrência é ver os obstáculos e decidir se irá enfrentar para ganhar participação no mercado.

4. Procure por opções mais caras

Ao decidir qual das suas paixões você irá seguir, buscar pelo produto ou serviço na internet e ver a precificação atual do mercado é a melhor maneira para começar empreender. Muitas pessoas querem saber como vender e-commerce, e acham que a resposta para isso é abaixar o preço para superar os outros vendedores. Mas, isso nem é o melhor caminho para levantar a contabilidade da sua loja virtual.

Segmentar os produtos e criar uma boa imagem da sua loja é o melhor caminho para conseguir vender bem. Também, além de se aliar a uma contabilidade financeira, investir no marketing digital para reunir endereços de e-mails e telefones pode fazer com que você ganhe muito mais dinheiro.

5. Avalie seus recursos e ativos

Mais uma vez, muito mais além do que apenas ficar preso nos segmentos do mercado, é saber quais seus recursos ativos para começar. Ter noção dessa contabilidade básica fará a diferença quando a questão for ficar à frente da concorrência. Caso você deseje montar uma loja de roupas confeccionadas por você, ter uma máquina de costura industrial para criar essas roupas já é estar à frente das demais lojas de roupas.

6. Seja inovador

Além de ter criado a lista de paixões, se preparar financeiramente e ter o marketing digital no negócio próprio, criar muito mais que uma loja de roupas, mas fazer algo que não seja comum com certeza conquistará qualquer público.

Por isso, olhar além da categoria escolhida e dar novas funções, estilo ou uma nova utilidade ao seu produto é o pontapé que te levará para a frente de muitos outros.

O que é um nicho de e-commerce?

Escolher o nicho para o seu negócio digital é limitar uma categoria para sua marca girar em torno daquele produto. Por exemplo, escolher a moda é muito amplo, mas escolher vender sapatos femininos é muito mais específico.

Se você não sabe como criar um negócio digital, restrinja seu nicho (sem medo!) é limitar futuros problemas e se concentrar naquele produto. Mesmo limitando o seu público-alvo, investir na qualidade e não se deparar com diversas categorias irá fazer com que você mantenha o foco. Atualmente, esse erro é cometido por muitos empreendedores. Não querer se limitar a determinado nicho pode fazer com que você perca o foco da sua loja e a cada momento esteja mais focado em determinado produto.

Qual o nicho que mais vende na Internet em 2021?

A internet em 2020 e 2021 sofreu grande crescimento com a pandemia do Coronavírus. Mas, alguns nichos no mercado cresceram mais do que outros.

Segundo a CNN Brasil, em relação a 2020, o comércio eletrônico no turismo registrou uma alta de 150%. Os números refletem o otimismo da população com o aumento gradual da vacinação contra a Covid-19 e as medidas de biossegurança adotadas na área.

Se sua maior paixão é esse segmento, aplique todas as dicas colocadas ali em cima e faça seu e-commerce!

Veja abaixo algumas ideias para sua loja virtual:

  • Bolos para festas de aniversário e casamentos.;

  • Piercings e acessórios;

  • Fantasias para festas;

  • Brigadeiros gourmet;

  • Suplementos alimentares;

  • Discos temáticos de coleção;

  • Camisetas retrô de times de futebol;

  • Camisetas de séries;

  • Alimentação saudável;

  • Games.

Vá além dessas ideias e monte seu e-commerce de forma única! Pronto para começar? Fale com a Bento Contabilidade e conte com dicas para o seu empreendimento!