A Importância do Copywriting e do Marketing Digital

Com o crescimento da tecnologia as informações caminham em uma velocidade surpreendente, mudando o comportamento das pessoas e disseminando conteúdos por todo o Brasil.

Segundo a revista brasileira Exame, “A digitalização que vem acontecendo em todos os setores, impulsionou o crescimento de empresas de tecnologia. No Brasil, o setor vinha crescendo lentamente, mas com a transformação digital acelerada, empresas de todos os âmbitos da economia adaptaram seus processos. O setor de tecnologia da informação, telecomunicação e comunicação corresponde a 7% do PIB nacional, com expectativa de chegar a 11% até 2022.”

A velocidade e a disseminação das informações acabam deixando produtos, serviços e informações obsoletas de forma muito rápida. Visto essa complexidade, novas escolhas de estratégias para a venda e a promoção de produtos ou serviços, como o marketing digital e o copywriting no Brasil.

Se você ainda não sabe o que é copywriting ou não entende muito bem como funciona o marketing digital vamos te explicar melhor. Continue lendo e acompanhe qual a importância dessas duas ferramentas!

O que é copywriting?

O Copywriting basicamente é um texto que visa influenciar o leitor a adquirir aquele produto ou serviço. Hoje em dia é muito comum as pessoas trabalharem como freelancer em copywriting para produzir os textos que são importantíssimos para o marketing de conteúdo e o chamado inbound marketing.

Esses textos não precisam necessariamente levar o cliente a comprar, mas a torná-lo cliente. Atualmente, existe o copywriting para Instagram, copywriting para WhatsApp, copywriting para afiliados, copywriting YouTube e para muitos outros segmentos.

Copywriting no marketing digital

O copywriting no marketing digital é de suma importância, uma vez que ambos “caminham juntos” para atingir o objetivo em comum. Para o marketing digital, conhecer cada cliente e saber quais seus interesses e necessidade é a chave para conseguir um bom resultado.

Diante disso, ter um bom marketing digital significa ter textos com conteúdo relevante e bem escrito para fidelizar os clientes e influenciar o leitor. Por isso, para que o marketing funcione, é fundamental adicionar a essa equação o trabalho do copywriter.

Dicas de como fazer um bom copywriting

Como vimos, o copywriting completa o marketing digital, sendo uma ferramenta valiosa para conquistar e fidelizar os clientes. Muitos até consideram que o copywriting é a estratégia secreta do marketing digital, já que impulsiona os resultados obtidos.

Abaixo, separamos algumas dicas para você melhorar suas estratégias e fazer um bom copywriting:

  • Tenha uma pessoa específica para esse trabalho

Converse com seu contador e veja se é possível investir na comunicação da sua empresa. Ter uma boa comunicação trará retorno de investimento e, por isso, leve isso para a contabilidade financeira da sua empresa para analisar a situação. Contar com o auxílio desse profissional fará toda diferença no seu marketing.

  • Saiba para quem você está falando

Saiba sua persona. Trabalhando em conjunto com o marketing digital, ficará mais fácil produzir os textos, ou seja, ter sua equipe para o marketing digital. Para definir o tema e qual a forma de abordar o leitor antes é preciso saber com quem está lidando. Dessa forma, ter uma equipe especializada fará com que se tenha melhores estratégias e consequentemente, mais sucesso com os textos.

  • Mantenha uma periodicidade

Com certeza você já visitou as redes sociais de uma empresa que publica sazonalmente, ou quase nunca aparece por lá. Por isso, manter a presença e periodicidade das publicações é importante. Ter um calendário, definindo datas, publicações, temas e campanhas. Isso aumenta a chance de conseguir novos clientes e atrair um maior fluxo.

  • Seja direto, não enrole

A chance de perder clientes com textos que não são objetivos é gigante. Então o foco é fundamental para não dispersar na hora de escrever.

  • Apresente problemas e soluções

Não adianta vender serviços contábeis sem saber realizar, ou prometer lucros e resultados sem saber o que esperar. Isso vale também na hora de escrever. Ser sincero e não prometer ou dizer aquilo que o produto não cumpre poupará futuras reclamações e não manchará a imagem da empresa. Seja honesto.

  • Esqueça o Ctrl+C Ctrl+V e invista em textos exclusivos

Ao ter um copywriter exclusivo trabalhando com sua equipe de marketing digital, é mais fácil obter esse resultado. Os seus conteúdos dirão muito sobre sua empresa e formaram sua imagem diante dos clientes.

O que é marketing digital?

A equipe de marketing digital é focada na promoção de produtos, marcas ou serviços por meio do meio digital. Quando a empresa trabalha com marketing digital, ela possui um meio de se comunicar com o público de forma direta e estratégica.

Isso porque a maior parte da população está conectada na internet, resultando em um ambiente propício para a atuação do copywriter em conjunto ao marketing digital.

Veja abaixo as vantagens da atuação dessas suas ferramentas:

  • Presença na internet

Uma empresa que possui uma boa presença na internet com certeza melhora seu posicionamento no mercado. Então, investir no marketing digital junto com um com copywriting facilitará o processo de adquirir novos clientes.

  • Constrói uma audiência qualificada

Focar nos seus consumidores e fidelizá-los é muito melhor do que não estar focado em quem não deseja adquirir seus produtos ou serviços.

  • Deixa a concorrência para trás

Hoje em dia estar em alta na busca do Google, ou seja, não produzir conteúdo, fará com que sua empresa não seja encontrada. Já imaginou o que isso pode causar?

  • Traz mais retornos para os investimentos

As diversas ferramentas do marketing digital possibilitam uma melhor otimização de conteúdo e personalizam o conteúdo para ele ser encontrado pelo potencial cliente. Por isso, muitas vezes o marketing digital acaba sendo mais vantajoso quando comparado ao marketing tradicional, já que sua automação é mais barata e eficaz.

  • Possibilita a mensuração de resultados com precisão

Ter em mãos os resultados gerados, qualificar o público e compreender o foco da sua empresa fará toda a diferença.

  • Fidelização dos clientes

Quando se tem uma boa equipe de marketing digital, copywriting as chances de ter um bom relacionamento com o cliente aumenta significativamente.

As atitudes estratégias do Copywriting e do Marketing Digital irão melhorar a performance e a qualificação da sua empresa.

Consulte a contabilidade de sua confiança para implantar já no seu negócio!