Contabilidade para Negócios Digitais

Ao iniciar um negócio digital em qualquer plataforma, para atingir o sucesso, você precisa se organizar financeiramente. Controlar a contabilidade para negócios online muitas vezes não é levada tão a sério como deveria. Isso porque a contabilidade te ajuda a gerenciar os custos e principalmente, decidir quando é hora de virar PJ. É necessário ter em mãos e de forma organizada e correta todas as transações, como entrada, saída e despesas.
Mas, é importante também entender que para os negócios digitais, a contabilidade gerencial muda. Ou seja, é preciso entender sobre essas áreas para fazer um bom trabalho, como nós da Bento Contabilidade.
A contabilidade para o seu negócio digital é fundamental para aqueles que querem ter o financeiro da empresa sempre em dia, sendo possível assim retirar o lucro da empresa sem pagar impostos. Ainda tem muitas dúvidas sobre a contabilidade para os negócios digitais? Leia esse artigo e saiba tudo sobre esse assunto.

A contabilidade para o seu negócio
Hoje em dia o negócio digital possui diversos segmentos. Ao começar seu negócio digital do zero, raramente se pensa na parte financeira e na sua organização. Essa pauta é levada em diante apenas quando o dinheiro começa a entrar e as obrigações a aparecer. Após se deparar com essas pendências, é muito comum os empreendedores digitais buscarem ajuda na internet e se depararem com regras específicas para cada ramo.
Abaixo, listamos as principais atividades no ramo digital:

Infoprodutores e coprodutores
Muito famoso na internet, os infoprodutores são aqueles que criam conteúdos digitais de diversas formas. Esses conteúdos podem ser e-books, podcasts, cursos etc.
Ambos fazem a emissão de nota fiscal e podem ser isentos de impostos.

Afiliados
Ligado aos infoprodutores, os afiliados têm papel de divulgar os infoprodutos. As plataformas de divulgação são diversas, como Hotmart, Eduzz, Kiwify e Monetizze, ou pelas Agências de Lançamentos. Para os afiliados, é importante analisar qual a plataforma utilizada, já que possuem diferentes regras. Outro ponto que deve ser considerado é a comissão que o afiliado recebe de cada venda e a emissão de nota para o infoprodutor. Por isso, ter uma contabilidade gerencial pode fazer a diferença.

Gestor de tráfego
Semelhante ao afiliado, o gestor de tráfego também auxilia nas vendas de produtos digitais. Porém, ele analisa o comportamento dos consumidores e planeja e executa estratégias para que a divulgação seja direcionada ao público alvo. Também deve emitir nota fiscal para quem o contratou.

Agência de Lançamentos
A agência de lançamento é especializada em garantir lançamentos de sucesso. Ou seja, trabalha ajudando o infoprodutor a ter sucesso no lançamento de seus produtos. Para isso, deve contar com diversos outros profissionais para que o infoprodutor a quem trabalha tenha sucesso e algumas burocracias que a contabilidade fiscal pode ajudar.

Youtuber
Muito mais conhecido do que os citados anteriormente, o YouTube possui muitas ferramentas de monetização (Google AdSense, patrocínios, Super Chats, Clubes e produtos oficiais) e pode ser um pouco mais complexo de entender. Além disso, o pagamento efetuado pelo YouTube ocorre por um processo de câmbio e várias, possuindo diversas regrinhas. É necessário declarar esses ganhos do exterior após atingir um limite e, por isso, ficar atento na contabilidade tributária para não se complicar com a Receita Federal.

O que muda na contabilidade de empresas digitais?
Basicamente, a contabilidade básica de empresas digitais é semelhante às empresas tradicionais. Porém, a dinâmica dessas duas é bem diferente.
Para entender quais são diferentes, é importante entender que os processos das empresas digitais são diferentes das físicas. A empresa digital toma por meio da internet para vender, distribuir e resolver problemas. Ou seja, os processos acontecem apenas virtualmente.
Além dos profissionais citados anteriormente, trabalham também pela internet lojas de diversos segmentos, produtores de conteúdo, influenciadores digitais e consultorias.
Mas, como qualquer outro empreendimento, um negócio digital de sucesso precisa ter seu CNPJ para regularizar suas atividades e cumprir as burocracias previstas em lei. Isso significa que mesmo não sendo uma loja física, precisa comprimir a obrigatoriedade de manter as burocracias fiscais em dia. Sendo a contabilidade para MEI ou não, é importante que os assuntos financeiros da empresa estejam em dia, possuindo registros e mantendo a ordem dos assuntos financeiros.
Portanto, as burocracias para as empresas digitais variam conforme seu ramo e atividade, sendo diferente das empresas tradicionais. Por isso, a contabilidade é um serviço essencial para acompanhar os processos e manter a saúde financeira em dia.

Por que as empresas digitais precisam da contabilidade?
Apenas possuir números nas diversas planilhas do Excel sem saber interpretá-los de nada adianta. Ou, fazer os processos de forma errada e depois correr para consertar e pagar multas também acaba prejudicando o financeiro da empresa. Tanto o negócio físico ou digital é importante ter uma contabilidade especializada. Assim, os números poderão ser transformados em oportunidades de crescimento e o negócio se expande. Até porque, um “bom negócio” é medido por parâmetros financeiros.
Dessa forma, a contabilidade em empresas digitais tem o papel de organizar e coletar os dados, mantendo em dia as burocracias e possuindo dados valiosos para o auxílio nas tomadas de decisão.
Muito mais que fechar balancetes, emitir nota fiscal e guias de impostos e manter as rotinas burocráticas em dia, o contador é quem realmente conhece a empresa e sabe cada detalhe de como funciona. A contabilidade é capaz de ter uma visão do seu negócio digital ampla, alertar sobre oportunidades e quando as contas apertaram, antes que cheguem no vermelho, escolher o melhor caminho para reduzir gastos.
Então, se você não sabe como iniciar um negócio digital, a resposta é: pela contabilidade.

5 vantagens de contratar um escritório de contabilidade para negócios digitais

1. Carga tributária menor
2. Facilidade para lidar com as demandas contábeis
3. Mais produtividade
4. Maior segurança jurídica
5. Menos erros

Para o sucesso de qualquer negócio, a parceria com uma contabilidade de segurança é estratégica para o crescimento exponencial de sua empresa!

A Bento Contabilidade possui os melhores especialistas em contabilidade para seu negócio. Fale com um dos nossos consultores e tire suas dúvidas sobre a contabilidade do seu negócio digital.