Formas de reduzir impostos da sua empresa

Você sabia que o Brasil tem uma das maiores alíquotas de tributos cobrados de empresas no mundo? Ao criar um negócio digital do zero ou qualquer outro tipo de empreendedorismo, as cargas tributárias acabam ganhando um peso significativo no fechamento das contas no final do mês. Isso significa que ter um negócio físico ou digital acaba sendo uma tarefa mais difícil do que o normal, já que muitos empreendedores fecham as portas por não conseguir manter lucratividade nenhuma, ou seja, “pagar para trabalhar”.

Para isso, ter um negócio digital de sucesso ou um empreendedorismo físico, é preciso reduzir as taxas, mas ao mesmo tempo respeitar os aspectos legais. Reduzir impostos nas empresas é o sonho de todos os empresários e para isso há técnicas permitidas e estratégias para o negócio digital de reduzir significativamente a carga tributária.

Contudo, muitos empreendedores ainda possuem muito medo e receio quando o assunto é esse e, por isso, fizemos um artigo para te dar dicas para deixar seu negócio mais “leve” dessas taxas que nunca param de aparecer.

Para te ajudar, a Bento Contabilidade preparou algumas dicas para você reduzir as taxas de sua empresa e fechar as contas no verde. Acompanhe!

 

Como a carga tributária afeta a minha empresa?

Um negócio digital ou físico resulta em obrigações impostas e em pagamentos de tributos. Então, para não ter problemas fiscais, é preciso muita organização e ideia do que terá que fazer para não perder nenhum pagamento de imposto. Isso porque, caso os pagamentos não ocorram e as obrigações não sejam cumpridas, multas e bloqueios poderão afetar seu negócio.

Quando a empresa não possui uma contabilidade cuidando dessas papeladas e gere esse setor de forma errada, as coisas podem se confundir e esses recolhimentos podem ser deixados de lado. Hoje em dia é muito comum que essa gerência insuficiente aconteça e que muitas empresas fechem as portas por isso. Não é difícil de encontrar pessoas que fazem a gestão tributária da própria empresa ou contratam familiares ou pessoas despreparadas para realizá-lo.

 

Está curioso para saber como reduzir os impostos de uma empresa? Continue lendo!

 

Faça um bom planejamento tributário

Antes de falar de qualquer outra coisa, o seu negócio digital precisa ter organização. Se sua empresa não tem os documentos organizados, planilhas, tributos que devem pagar por cada atividade realizada, então coloque já a mão na massa para começar por aí! Esse será o primeiro passo para conseguir taxas mais baixas.

 

Escolha o regime de tributação adequado

Lucro real, lucro presumido e simples nacional. Com certeza você já ouviu falar deles. Então, se você escolheu a tributação da sua empresa de forma incorreta sem ajuda de um profissional contábil, pode ser que tenha cometido um grande equívoco.

Para escolher o ideal para o seu negócio, deve ser feita uma análise detalhada pela contabilidade tributária e considerar características financeiras, contábeis e estratégicas. Também é considerado o seu negócio, sendo levantado vantagens e desvantagens de cada regime.

Ao definir isso junto com a contabilidade, os impostos serão apurados e isso pode significar taxas bem mais razoáveis.

 

Terceirizar alguns serviços

Se você não sabia como iniciar um negócio digital ou físico e cuidou pessoalmente das finanças da sua empresa, já deve ter experimentado que isso não foi tão bom quanto esperava que fosse. Terceirizar o serviço de contabilidade para profissionais especialistas no seu segmento, assim como a limpeza, segurança e muitos outros podem resultar em poupar muito dinheiro. Além disso, os impostos também irão sofrer um bom impacto nessa mudança.

Essa terceirização implica em abnegar algumas responsabilidades que você possuía, como o FGTS, 13º salário e demais direitos.

 

Diminua o pró-labore dos sócios

Conforme o valor do pró-labore dos sócios aumenta, os impostos irão aumentar também. Isso porque essa retirada possui incidência de imposto de renda e contribuição previdenciária. Contudo, essa não é uma dica que agrada muito, não é mesmo? O contador pode te ajudar a resolver isso.

Analise os incentivos fiscais

Uma das grandes dicas para negócio digital são os benefícios fiscais para empresas de determinados segmentos. O governo municipal, estadual ou federal costuma dar esses incentivos fiscais para aqueles que precisam de uma ajudinha no investimento.

Essa ajuda pode ser muito bem vinda, já que os impostos no Brasil sempre pesam no balanço no final do mês. Por isso, faça uma pesquisa ou fale com o seu contador para saber se a região onde sua empresa ou negócio digital se localiza possui algum incentivo do governo.

Ou, caso seja possível, mude a localidade de sua empresa. A busca por um lugar pode ser extremamente vantajosa para o seu negócio. Avalie os custos que você terá nesse local, na logística e as leis incidentes naquela região. Isso porque as cargas tributárias variam dependendo da região.

 

Pague as obrigações em dia

Para reduzir impostos da empresa é necessário que eles sejam pagos em dia. Caso sua empresa sempre pague atrasado, pode ser que as multas sempre estejam incidentes nessas taxas e comece a pesar cada vez mais.

Caso você esteja pensando em reparcelar essas dívidas, é importante buscar ajuda da contabilidade especializada. Isso porque a dívida com a Federação sempre está atrelada à Selic e, isso significa que o valor pode crescer exponencialmente.

Então, a melhor forma de evitar todo esse trâmite é: pagar os impostos em dia!

 

Qual a importância do profissional contábil para o planejamento tributário?

A contabilidade tributária especializada no ramo da sua empresa é crucial para decidir o futuro da sua empresa (ou o estado atual). Periodicamente, é de suma importância realizar um planejamento tributário e revisar o atual em que a empresa está enquadrada.

Sem ter um profissional confiável, é difícil achar um tempinho para fazer esse processo, e isso impacta nas projeções de custos e lucros da sua empresa. Já imaginou quanto de dinheiro pode perder por ficar desenquadrado no atual regime tributário?

Optar por uma empresa como a Bento Contabilidade especialista e com um amplo suporte nessas questões é sinônimo de alívio todo final de mês.

Viu como essa tarefa não é impossível? Reduzir os impostos é possível sem precisar arriscar a sua empresa ou fazer manobras que possam te prejudicar!