Contabilidade para Infoprodutores

As contas estão virando uma bagunça? Ter sucesso com os negócios digitais é contar com uma contabilidade especializada em infoprodutores. Se você está em busca de organizar e fazer seu negócio sair do lugar, este artigo é para você!

Os infoprodutores são aqueles que produzem os infoprodutos, ou seja, produzem conteúdos digitais para vender na internet. Para crescer e ganhar dinheiro nesse ramo é preciso de muito planejamento e dedicação. Isso porque, para desenvolver bons materiais é preciso de conhecimento e organização para o planejamento didático e financeiro.

Contando com bons infoprodutos e muita criatividade, para ter sucesso nesse ramo é preciso ter no time especialistas que cuidam da contabilidade geral do seu negócio digital. Com esse suporte, os trâmites burocráticos serão resolvidos e você conseguirá se dedicar com o que realmente importa: os infoprodutos. Ter especialista contábeis no seu negócio com certeza te renderá bons resultados no crescimento do seu empreendimento.

O crescimento desse ramo no mercado aumenta cada vez mais e vem ganhando mais importância na economia atual. A busca pelo trabalho remoto e fontes de rendas paralelas a principal vem sendo cada vez maior. Com o surto de síndromes gripais que são confundidas com diversas outras patologias, as pessoas buscam evitar aglomerações com medo de novas epidemias. Trabalhar com infoprodutos é uma ideia para quem quer ter um lucro a mais no final do mês ou buscar novas oportunidades de trabalho. Além disso, é um ramo que não exige grande capital para iniciar e, por isso, tem sido muito requisitado. Logo, o lançamento de cursos, treinamentos, e-books ou até mesmo podcasts crescem exponencialmente assim como a procura por esses infoprodutos.

Além da produção dos infoprodutos, as plataformas como Hotmart, Monetize e Eduzz agregam e ajudam o trabalho desses produtos digitais. Funcionando com distribuidoras de conteúdo, facilitam a venda dos infoprodutos e os protegem contra pirataria. Para isso, existem diversas formas de monetização que variam de acordo com a plataforma. Por isso, para ter sucesso nessa área, ter uma contabilidade básica cuidando do financeiro do seu negócio fará que as coisas no dia a dia fluem muito melhor. Isso porque, além de cuidar de burocracias, a contabilidade também auxilia no entendimento da forma de monetização dessas plataformas para os infoprodutos e te ajuda a escolher a melhor para seu negócio.

Quer pagar menos impostos e crescer de forma segura? Confira esse artigo para virar um expert nesse assunto!

É melhor atuar como Pessoa Física ou fazer a abertura de empresa?

Depende. Essa é a pergunta mais feita pelos infoprodutores e não tem resposta certa. A contabilidade tributária especializada para seu negócio digital cuidará de toda essa parte e ficará de olho quando for a hora de migrar. Mas, para você que acabou de começar nesse segmento, é necessário ficar de olho no seu faturamento. Isso porque, mesmo não existindo mais limite de saque em algumas plataformas, o imposto incidente pode ser muito maior para pessoas físicas do que para pessoas jurídicas.

Por isso, contratar uma contabilidade é essencial para não pagar um valor muito alto de impostos. Para pessoas físicas, o valor pago de impostos pode chegar até 27,5% da renda total. Alto, não? Esse imposto é recolhido por meio do carnê-leão. Além de pagar os impostos, o INSS também deve ser pago, podendo chegar a 20% da renda. Então, se por exemplo você ganhar R$5.000,00, metade da sua renda será comprometida com pagamento de impostos e INSS.

Mas, você já deve saber que empreendedores digitais podem se tornar pessoas jurídicas e diminuir significativamente o valor desses impostos e do INSS. Abrir uma empresa como Empresário Individual, Sociedade Unipessoal Limitada, Eireli e Sociedades e escolher a tributação no regime do Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido deve ser a melhor escolha para você. Por isso, para que tenha sucesso, fale com a Bento Contabilidade, somos especialistas em contabilidade para infoprodutor e te ajudaremos na abertura da empresa.

Todas essas opções acima possuem vantagens e desvantagens e características que seu negócio deve ter. Por isso, ter um profissional auxiliando nesse processo é imprescindível na hora de pagar menos impostos e fechar sem aperto no final do mês.

Os infoprodutos e os impostos

Se você conta com uma contabilidade avançada no seu negócio já deve saber que é possível não pagar impostos com infoprodutos, ou seja, ter imunidade tributária. Contudo, para contar com essa imunidade, os seus infoprodutos devem estar no formato de e-books e estar enquadrado no regime tributário Lucro Real ou Lucro Presumido. Se sua empresa estiver enquadrada no Simples Nacional, deverá pagar normalmente o PIS e COFINS, exceto o ICMS.

Caso seus infoprodutos não sejam no formato de e-books, os impostos devem ser pagos normalmente em todas as formas de tributação. Assim, os valores dos impostos devem ser calculados pelo contador normalmente. Mas, caso você já conte com uma contabilidade total cuidando do seu negócio digital, não é necessário se preocupar com esses assuntos!

Outra particularidade para os infoprodutores é a forma do pagamento dos impostos. A cada venda o pagamento do imposto é feito e as despesas que se tem com as plataformas devem estar contidas na nota fiscal. Caso esses valores não sejam incluídos na nota fiscal, provavelmente seu negócio terá futuros problemas com o fisco. Por isso é essencial ter uma contabilidade fiscal cuidando desses assuntos.

Tenha uma contabilidade para infoprodutores

Viu só como a contabilidade pode te ajudar em diversas questões do dia a dia? Além de auxiliar nessas tarefas diárias, a contabilidade te dá visão de crescimento e acelera esse processo!

Com os serviços contábeis da Bento Contabilidade você certamente terá sucesso no seu negócio digital! Você poderá contar com contadores especializados em contabilidade para infoprodutores auxiliando seu negócio em diversos aspectos.

Deixe que os especialistas cuidem do seu negócio enquanto você foca no que mais importa para levar material de qualidade para seus clientes.

A contabilidade é um serviço essencial para todo negócio digital, entre em contato e conheça mais sobre os nossos serviços!