Contabilidade para o Mercado Digital

O mercado digital cresce cada vez mais e gera oportunidades para muitos empreendedores. Muita gente abandonou seus empregos para trabalhar com a internet ou utiliza-se dessa plataforma como fonte de renda extra. Contudo, o mercado digital na pandemia abriu espaço para diversas conquistas e o melhor caminho para se consolidar de vez, é contratar um serviço de contabilidade especializada.

Você sabe se o mercado digital vale a pena? Essa é uma pergunta muito recorrente. Ou, vale a pena abrir uma empresa legalizada para trabalhar na internet? Quais são as vantagens de abrir uma empresa? Ter um serviço de contabilidade geral foge das simples tarefas do dia a dia para tirar dúvidas como essas. O contador avalia seu empreendimento no mercado digital e atua aconselhando da melhor maneira visando sempre o crescimento saudável do seu negócio digital.

Para saber mais sobre a contabilidade no mercado digital, continue lendo esse conteúdo que preparamos para você!

O que é mercado digital?

Você sabe o que é o mercado digital? O mercado digital em 2020 passou por grandes mudanças e hoje em dia seria praticamente impossível nos imaginarmos sem essa tecnologia. A verdade é que, imaginar quantas vezes utilizamos a tecnologia durante o dia é uma tarefa difícil, agora imagine só não utilizá-la mais… Com certeza, essa ferramenta é indispensável.

Segundo a revista Exame: “O varejo digital faturou R$35,2 bilhões no primeiro trimestre de 2021, aumento de 72,2% em relação ao mesmo período do ano passado. A conclusão é da Neotrust, consultoria que monitora o setor, e mostra que a alta está relacionada tanto ao maior volume de compras realizadas no período, quanto ao tíquete médio mais alto do que o registrado no ano passado. Segundo a consultoria, foram realizadas 78,5 milhões de compras on-line no período (volume 57,4% maior do que o registrado em 2020), com tíquete médio de R$ 447,90, valor 9,4% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior.”

Seja para trabalhar, falar com amigos e família, lazer ou para nos informar, ficar desconectado é uma tarefa impossível. Com o crescimento do mercado digital as compras ficaram ainda mais simples e confortáveis, já que é possível comprar e receber no mesmo dia sem ao menos sair de casa!

Hoje em dia, trabalhar com mercado digital é a fonte de renda de muitos brasileiros e por isso, deve ser tratado com seriedade. Por isso, ter a contabilidade para cuidar de burocracias e da parte financeira do seu segmento virtual é fundamental para todos que querem se consolidar nesse gigantesco mercado.

Quer saber mais como é a contabilidade para o mercado digital e suas particularidades? Continue lendo que vamos falar tudo sobre esse assunto:

Os principais nichos do mercado digital

  • Afiliados (programa de vendas dos produtores digitais);
  • Análise de dados (web analytics);
  • Criação de conteúdo (texto, imagem e som como os influenciadores digitais e YouTubers);
  • E-commerce (lojas online);
  • Economia compartilhada (como o Uber);
  • Freelancers (redatores, marqueteiros, tradutores, ilustradores, fotógrafos, etc);
  • Marketing digital;
  • Produtores digitais (infoprodutores: e-books, vídeos, aplicativos, etc);
  • Programação e desenvolvimento (aplicativos e softwares);
  • Segurança da informação.

Por que você precisa de um contador?

É muito comum que as pessoas entrem no mercado digital sem abrir empresa, ou seja, como pessoa física. Contudo, ainda precisará fazer imposto de renda e declarar o dinheiro recebido. Isso porque essa declaração é exigida do Leão do imposto de renda e deve-se tomar cuidado para futuramente não ter problemas caso não declare. Mas, conforme sua atuação no mercado digital cresce e você se consolida, não é mais tão vantajoso se manter como pessoa física.

Com uma empresa legalizada as vantagens são muito maiores, muitas vezes até mesmo sem um faturamento alto. Isso torna as burocracias mais “simples” e diminui os impostos pela metade. Além disso, a confiança passada para os clientes será muito maior, já que emitir a própria nota fiscal é muito vantajoso e visto com bons olhos pela clientela.

Assim, se você não sabe como entrar no mercado digital, a legalização da sua empresa é uma importante etapa para cumprir as exigências do mercado e evitar impostos abusivos.

Por isso contratar desde cedo uma contabilidade tributária e uma contabilidade financeira te poupará de futuras dores de cabeça e até mesmo pela sonegação.

Portanto, para se manter à frente dos concorrentes diante de um mercado digital tão fortalecido, é preciso contar com um profissional capacitado e investir na contabilidade no seu negócio digital.

O contador é necessário?

Ao ter uma empresa, segundo a legislação, a contabilidade acaba sendo um serviço obrigatório. A única exceção é para o Microempreendedor Individual, ou seja, o MEI. Por isso, além de cumprir a lei, a contabilidade avançada irá ajudar nos negócios e fazer seu negócio crescer no mercado digital.

Além do grande aumento do mercado digital em 2021, o contador ajuda a melhorar resultados da empresa e a prepará-la para investimentos futuros. Isso porque um contador não se preocupa apenas com receitas e despesas, mas sim com o crescimento e em fatores que podem afetar o desempenho da empresa diante do mercado online.

Além de focar no resultado e comprimir obrigações fiscais e legais, ajuda o empreendedor nas tomadas de decisões e nas inovações já que o mercado sempre pede ambas características. Além disso, a contabilidade consultiva apoia a gestão e fornece informações que determinam o futuro da empresa.

Devo contratar um contador especializado?

A contabilidade é um serviço essencial para o mercado digital. Muitos empreendedores buscam economizar nos gastos e fazem uma má gestão do negócio. Contudo, contar com um profissional que irá trazer melhores resultados e especialista em burocracias para seu segmento compensará. Além disso, deve-se estar preparado para a alta concorrência nesse ramo.

Por isso, a Bento Contabilidade possui excelentes profissionais para cuidar do seu negócio. Além de tirar as dúvidas sobre as particularidades do mercado digital, enquadramos seu negócio no melhor regime tributário e cuidamos de toda a contabilidade do seu empreendimento!

Fale já com um de nossos consultores!