Como abrir uma empresa em Barueri?

O empreendimento tem sido uma prática que cada vez mais ganha notoriedade. Isso porque, na maioria das vezes, o retorno financeiro ocorre de forma rápida e efetiva.

Aqui, vamos falar o que precisa para abrir empresa em Barueri e todos os detalhes desse processo.

Muitas pessoas acham que abrir uma empresa é complicado e, ao iniciarem com a ajuda da contabilidade, observam que abrir empresa é simples.

Mais do que abrir uma empresa, é fazer o planejamento do local. Por isso, abrir em um bom local resultará positivamente no retorno financeiro. Nesse quesito, Barueri é uma ótima opção.

Barueri, é um município do Estado de São Paulo com 279.704 habitantes é indicada pelo IBGE sendo a 29º cidade mais populosa do Estado. Além de contar com uma alta habitação, ela possui um dos mais famosos bairros de São Paulo, Alphaville. Conhecido como um dos bairros mais burgueses e que gera maior parte do imposto da cidade, é indicado como um dos maiores polos industriais e comerciais do Estado.

Além de ser um bairro populoso e ser a 14ª mais rica do Brasil, o município possui uma ótima qualidade de vida. Por isso, acabam atraindo cada vez mais a procura por imóveis, e consequentemente, por serviços. Outro quesito que acabam destacando Barueri como um ótimo lugar para empreender, é a baixa taxa de ISS (Imposto sobre Serviços).

Empreendedorismo: planejamento, o primeiro passo

Antes de saber como abrir empresa, é necessário planejar. A organização é o passo primordial antes de se jogar no empreendedorismo em Barueri.

Para isso, o empreendedor precisa pensar em estratégias e formular como será sua empresa. Definir o produto, público alvo, localidade, estratégias de marketing, documentação, fornecedores, mercadorias, mão de obra e outras etapas

Tudo isso é de suma importância para a base da empresa, e por isso, é preciso respeitar as etapas e contar com um serviço especializado.

Após concluir o planejamento, é preciso definir o capital inicial. Essa é a hora de ter na equipe um serviço de contabilidade para ajudar a estudar as possibilidades e abrir empresa sabendo os investimentos e custos que você irá ter antes de fazer.

Tipo de empresa

Com o planejamento concluído, é hora de definir com o seu contador o melhor regime tributário para a sua empresa.

  • MEI – Microempreendedor Individual

Para aqueles que têm faturamento baixo de até R$ 81.000,00 anual

  • ME – Microempresa

Para aqueles que faturam um pouco mais, podendo chegar a R$360.000,00 anual.

  • EPP – Empresa de pequeno porte

Para aqueles que possuem um olhar visionário e podem faturar até R$4,8 milhões.

Regimes Tributários

É preciso definir o regime tributário, pois isso definirá os impostos. Logo, impactarão diretamente na receita do seu negócio.

Vejam quais regimes tributários sua empresa pode se enquadrar:

Lucro Real – para optar por esse regime, o contador especializado faz uma apuração e avaliação. É apurado o lucro e prejuízo pelas receitas, e se seu negócio irá se enquadrar nos requisitos.

Lucro Presumido – também possui critérios para aderir a esse regime, em que é estimado uma margem de lucro e se é possível corresponder ao lucro da empresa.

Simples Nacional – o regime mais simples, indicado para empresas que acabaram de começar. Possui impostos mais simples e permite a arrecadação de todos os impostos federais, estaduais e municipais em uma única guia, a DAS. Além disso, a alíquota tende a ser mais baixa quando comparada com as demais.

MEI – para aqueles que faturam R$81.000,00 por ano, é grátis e simples. Normalmente é para aqueles profissionais que atuam como autônomos, e é uma ótima opção para quem está começando. Conta com um rol de atividades permitidas para se enquadrar nessa categoria.

Agora que você já definiu seu plano e a base para estruturar seu negócio, é hora de começar a separar documentos e mexer com as papeladas.

Veja como fazer:

Consulte a viabilidade na Prefeitura para abrir a empresa em Barueri

É a famosa parte de “abrir firma”. Isso serve para consultar a viabilidade do local para instalar uma empresa. É feito um processo de verificação.

Isso porque a atividade que seu negócio irá atuar deve ser permitida pela prefeitura antes de começar. Deve ser levado em conta o local e a atividade.

Quais documentos necessários para abrir empresa em Barueri?

Após a aprovação, é hora de separar os documentos:

  • Para os sócios

1 cópia do RG ou carteira nacional de habilitação (CNH) válida de cada sócio

  • Para a empresa

1 cópia simples do IPTU do imóvel onde será instalada a empresa

Junta Comercial do Estado de São Paulo

Após reunir a documentação, é preciso ter tudo separado e preenchido para protocolar digitalmente através do certificado digital E-CPF dos sócios.

Após a data passada por eles e aprovada, você terá o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa).

CNPJ

Com o processo feito na Junta Comercial, o seu CNPJ será emitido.

Inscrição Estadual

As seguintes atividades são obrigadas a ter a inscrição estadual: comércio, indústria, serviços de transporte intermunicipal e interestadual, energia e comunicação.

Demais registros e alvará de funcionamento

As diferentes atividades possuem burocracias específicas, e por isso, é necessário contar com a contabilidade para auxiliar nesse processo. Por exemplo, as indústrias necessitam de licença da Cetesb, Alvará do Corpo de Bombeiros (AVCB) e licença de funcionamento da prefeitura.

Por isso, é preciso pesquisar quais são os registros necessários antes de dar andamento no processo.

Inscrição Municipal

Diferente da inscrição estadual, a inscrição municipal é obrigatória para todas as empresas.

Esse documento serve como uma permissão para atuar na cidade e conta com um valor anual que deve ser pago.

Certificado Digital

O certificado digital é necessário para conseguir realizar algumas atividades digitalmente, como assinar documentos digitais. É necessário também para a transmissão de declarações pelo escritório de contabilidade.

Além dessas burocracias, é preciso também registrar funcionários, obrigações fiscais e trabalhistas.

É importante lembrar que o auxílio da contabilidade é fundamental em todos os passos. Além de ajudar nos processos, indica o caminho correto e certifica de que todas as burocracias estejam certas.

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