Contabilidade para Quem Vende no Mercado Livre

O mercado livre no Brasil é um dos principais e-commerces, em que cresce exponencialmente e atrai cada vez mais clientes. Seguro, prático e fácil é possível encontrar roupas no mercado livre, bicicleta no mercado livre, mochilas no mercado livre e muito mais.

Além disso, comprar no mercado livre pelo celular é uma das grandes facilidades, pois o site conta com o aplicativo e versão para celular.

Pensando nisso, com o grande número de vendas por esse e-commerce, vender no mercado livre tem sido a fonte de renda de muitas famílias. Pensando nisso, nós da Bento Contabilidade preparamos esse artigo para você, que vende no Mercado Livre, organizar suas finanças.

Contamos com especialistas em e-commerces, tendo todo o suporte da contabilidade, como contabilidade tributária, contabilidade financeira e contabilidade fiscal.

Como abrir uma empresa para vender no Mercado Livre

Sendo um negócio muito lucrativo, vender no mercado livre é uma ótima dica para quem está pensando em empreender. Abrir uma empresa para vender produtos no Mercado Livre pode ser um negócio muito lucrativo. Com isso, o alto potencial de vendas para as empresas que anunciam neste marketplace é de encantar qualquer empreendedor.

Para isso, é necessário da ajuda de uma contabilidade básica. Começando de forma correta desde o início definirá o futuro do seu negócio.

Para te ajudar, elaboramos um passo a passo de como fazer a abertura de empresa para vender no Mercado Livre. Veja abaixo:

Veja quais são os passos para registro e regularização da sua empresa:

  1. Definição do modelo de constituição da sua empresa com a orientação dos nossos especialistas;
  2. Definição do melhor regime tributário para a sua empresa, também com a orientação dos nossos especialistas;
  3. Elaboração do Contrato Social e Registo na Junta;
  4. Registro na Receita Federal e emissão do CNPJ;
  5. Registro na Secretaria Estadual de Fazenda e emissão da Inscrição Estadual;
  6. Habilitação para emissão de Nota Fiscal Eletrônica;
  7. Emissão do Alvará de Funcionamento.

Na Bento Contabilidade acompanhamos todos esses processos burocráticos. É de suma importância que sejam seguidos corretamente e feitos de acordo com seu negócio. A abertura de empresa para atuar no Mercado Livre conta com especificidades e devem ser acompanhadas pela contabilidade, que é um serviço essencial em cada etapa do processo.

Após adquirir toda a documentação, a empresa está liberada para atuar no Mercado Livre e atuar de forma legal, pagando menos impostos. Para isso, é necessário se cadastrar como Pessoa Jurídica na plataforma do Mercado Livre, com o seu CNPJ em mãos.

Defina o produto

Antes de iniciar a abertura do processo, é importante definir o nicho que sua empresa irá atuar. Ou seja, o que você irá vender?

No Mercado Livre, a gama de opções são bem variadas. Veja alguns exemplos:

  • Acessórios para celular
  • Roupas e acessórios femininos
  • Itens personalizados.
  • Câmeras digitais
  • Gadgets
  • Impressoras e cartuchos de tintas
  • Relógios

Antes de definir, é aconselhável fazer uma breve pesquisa do produto interessado e ver a faixa de preço, as avaliações dos vendedores e se há a possibilidade de inovar. Ou seja, vender algum produto que ainda não esteja no mercado.

Planeje

Planejar a abertura da empresa é o principal passo e o mais importante. Para te auxiliar, poderá contar com um serviço de contabilidade especializado.

Escolha o regime tributário para vender no Mercado Livre

O regime tributário está diretamente relacionado ao seu lucro. Isso porque, nessa etapa envolve a alíquota dos impostos a serem pagos e algumas burocracias.

Por isso, a escolha correta do regime tributário é uma das maiores dúvidas que os empreendedores possuem na hora de se formalizar. Cada regime conta com a sua especificidade e precisam de orientação da contabilidade avançada para não ter problemas futuros.

Veja quais são eles:

Simples Nacional

É o regime mais simples entre os outros e conta com o faturamento de até R$4,8 milhões de reais. Ao se enquadrar nesse regime, os impostos podem ser faturados de forma mais simples, que é a guia DAS (Documento Único de Arrecadação do Simples Nacional). Esses impostos são calculados de acordo com o seu faturamento no Mercado Livre, podendo chegar até 19%.

Lucro Presumido

Um pouco mais complexo que o Simples Nacional, é calculada também de acordo com o faturamento da empresa. Porém, conta com algumas diferenças que devem ser levadas em consideração pelo contador na hora da escolha. Podem optar por esse regime qualquer empresa que fature até R$78 milhões de reais anuais.

Outra diferença do Lucro Presumido é que não é possível pagar todos os impostos apenas por uma guia, e devem ser feitos em guias separadas com suas próprias alíquotas:

  • IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
  • CSLL – Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido;
  • PIS – Programa de Integração Social;
  • COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.

Lucro Real

O regime que conta com o maior faturamento, em que as empresas que faturam mais de $78 milhões de reais anuais.

Como emitir nota fiscal no Mercado Livre?

Após a abertura do seu CNPJ, tudo fica mais fácil!

Após todas as etapas, anunciar os produtos é a hora mais desejada. Ao iniciar as vendas, outra preocupação vem: a emissão de notas fiscais.

A emissão das notas fiscais garante que você não entre em problemas com o fisco, por isso, não deve ser deixada de lado.

Para habilitar sua empresa a emitir as notas fiscais, é necessário adquirir um certificado digital A1 que autenticará as notas fiscais. O segundo passo é contratar um bom software emissor de notas fiscais.

Por que escolher a Bento Contabilidade?

O processo de abertura de empresa conta com muitas burocracias e trâmites.

No Mercado Livre, abrir uma empresa é muito mais do que se formalizar e ter seu CNPJ, mas passa confiança para o comprador.

Mesmo a plataforma assegurando o cliente, é muito mais fácil conseguir credibilidade sendo formalizado.

Pensando nisso e levando sua empresa a sério, somos especialistas e entendemos do assunto.

Possuímos um time especialista para seu negócio! Fale com a gente.