O que nunca te contaram sobre marketing de afiliados, infoprodutores e mercado digital

Marketing por si só já parece ser algo muito complexo, não é verdade?! Tem vários tipos de modalidades: o marketing digital, direto, indireto, social, inbound marketing...Mas você já leu a respeito do marketing de afiliados? É uma vertente bem interessante e que tem o foco em infoprodutos. Não ideia do que seja isso? Vamos lá!

O que são infoprodutos digitais?

São materiais totalmente online como: cursos, e-books, workshops, palestras, planners, desenvolvidos para serem consumidos através de um celular ou computador. São conteúdos, em formato digital e de fácil acesso.

Como é o mercado de infoprodutos digitais?

É vasto! O que não falta são ideias para resolver problemas. Você pode encontrar e-books de como aprender a costurar em casa, até cursos para consertar máquina de lavar. O mercado é abrangente, criativo e com muito potencial por estar no mundo da internet.

O que são infoprodutores digitais?

Sabe aquele livro digital da Amazon que custa R$10,00 e que você compra ao ler no aplicativo do celular? Então, o infoprodutor é o autor daquele conteúdo. Mas por ser digital, ele recebe esse nome um tanto diferente. Cada criador de curso online, infográficos, planners, e-books, recebe esse nome. Quem cria conteúdo de forma digital para vender, e que traga algum tipo de informação, é um infoprodutor.

Como trabalhar com marketing de afiliados?

Você precisa antes de tudo entender que terá que ter disciplina e planejamento para conseguir resultados com o marketing de afiliados. Justamente por ter tantos produtos, pode se perder e querer vender todo tipo de infoproduto, mas calma! Tome um direcionamento. Você já sabe quanto tempo pode disponibilizar para trabalhar com essa área? Sabe se vai utilizar a plataforma Hotmart, Eduzz, Monetizze (são nesses lugares que você pode encontrar infoprodutos para vender) ? Vai ter consistência nas postagens de divulgação do produto que você escolheu? Com o marketing de afiliados você se abre para a oportunidade de empreender na internet.

Quais são os infoprodutores digitais mais conhecidos no momento?

Não existe no momento um ranking oficial com os dados dos maiores infoprodutores, sabe? Mas, com certeza existe um lugar onde todos se encontram: o Fire Festival. É um evento que acontece anualmente em Minas Gerais, com os maiores criadores de conteúdo, empresários e artistas do Brasil. São 3 dias de aula! Quem vai no evento além de aprender ao assistir palestras, tem a oportunidade de fazer networking com pessoas que estão há um tempo na área ou até com alguém que iniciou agora seu trabalho no mundo digital. É uma troca de conhecimento, de contatos, parcerias e crescimento em geral.

Infoprodutos são para revenda?

O marketing de afiliados é como uma “revenda”, mas você tem mais liberdade de escolher como trabalhar, bem como em quais horários e ter porcentagens muitas vezes maiores do que ao revender um perfume, por exemplo. Há infoprodutos que você ganha 60% de comissão, 70%... e tem os prêmios! Sim, existem infoprodutores que premiam os afiliados que batem metas por mês.

Mas o marketing de afiliados funciona?

Tudo que você quiser fazer, pode te dar resultados. Mas para isso acontecer, precisa ir atrás e buscar, como você está fazendo. Então, a resposta é sim! O marketing de afiliados funciona desde que você leia, pratique, mude as táticas aqui e ali e jamais desista.

Se eu investir só em anúncios dos infoprodutos eu tenho resultado?

Na verdade, anúncio seria um complemento. A produção de conteúdo é essencial atualmente, porque as pessoas estão cansadas de serem estimuladas a comprar o tempo todo. Você pula as propagandas no Youtube quando está assistindo algo? Então, imagine seu potencial cliente vendo um anúncio seu e sem saber ao certo quem você é. Será que ele compraria de você? Não que anúncio seja algo ruim, mas saiba usar com moderação e investir no conteúdo que te dá mais autoridade e, consequentemente, mais reptação e acessos!

Posso ser produtor de um infoproduto e afiliado de outro produto ao mesmo tempo?

Sim! O legal disso tudo é que você tem a liberdade de criar também infoprodutos. Não precisa ser um mestre do design para fazer isso. Caso você saiba muito sobre um assunto, pode compartilhar ele da maneira que achar melhor. Há inclusive freelancers que ajudam nessa produção de conteúdo, e entregam um e-book, revisam infográficos, auxiliam em edição de aulas em formato de vídeo, e até na estrutura de marketing do seu produto.

Quais os tipos de divulgação no marketing de afiliados?

Temos o CPC (custo por clique), CPA (custo por ação), CPM (custo por mil impressões), CPV (custo por venda). Eles são escolhidos de acordo com o produtor do conteúdo. Não sabe como funciona cada um? Aqui vai a explicação:

  • Custo por clique: o afiliado ganha por campanha, se uma pessoa clicar ali, já tem um lucro.

  • Custo por ação: neste caso, se o possível cliente clicar em “realizar compra” ou “fazer orçamento”, por exemplo, o afiliado ganha em cima do clique.

  • Curso por mil impressões: o fato de ter impressões torna essa opção mais vantajosa para quem já tem um site ou blog com vários acessos. O afiliado recebe um valor após o “banner” com uma propaganda, por exemplo, chegar a mil impressões. Não necessariamente vendas, mas mil vezes aquele conteúdo ter sido visto por alguém.

  • Custo por venda: ao receber o link específico de vendas, o afiliado recebe quando uma pessoa compra por aquele link particular dele.

Quero iniciar no marketing de afiliados mas ainda tenho dúvidas, o que fazer?

Quais são suas dúvidas?

Nós podemos te auxiliar! A Bento Contabilidade está a disposição, entre em contato conosco e regularize o seu negócio, seja como infoprodutor, afiliado ou ambos.